sexta-feira, 13 de julho de 2012

Passaporte Carimbado- Jorge Zarif

Quando tinha apenas 15 anos, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, Jorge Zarif ficou muito perto de conseguir a vaga olímpica, perdeu a seletiva brasileira por apenas um ponto: " Eu quase fiquei com a vaga. Perdi por pouco, mas teve um negócio estranho, um atleta que não tinha nada a ver com a briga da vaga olímpica me fechou durante a última regata" comentou o atleta que vai para Londres com apenas 19 anos de idade.

Jorge está com quase 100kg e passou por um regime de engorda para de adaptar a classe: " Fiz muita musculação e passei a comer mais carboidratos. Estou quase no peso ideal" disse, se referindo aos 105kg que queria estar e que é a média dos velejadores da finn.

O grande resultado da carreira de Zarif é o título mundial junior, para atletas até 20 anos, em 2009, quando tinha 17. "Esse ano optei por não disputar a competição, já que aconteceu muito perto da Olimpíada" comentou.

Serão 24 atletas na  classe finn em Londres e o brasileiro conseguiu a vaga por ter sido o 32º colocado no mundial de 2011, o equivalente a 18ª posição se contarmos apenas um atleta por país: " AGrã Bretanha só vai ter um atleta em Londres mas no mundial eles tem uns cinco ou seis que brigam lá em cima" justifica. "Eu sei que é difícil, mas meu objetivo é chegar entre os 10 primeiros, na Regata da Medalha".

Nas etapas de Copa do Mundo, o brasileiro não chegou a nenhuma Regata da Medalha, tendo como destaque uma 14ª e outra 19ª posições. Para Londres, ele não vai querer arriscar muito: " Não dá para você arriscar sozinho, se não a chance de ficar em último é enorme. Os ventos e o tempo em Londres são muito malucos".

O brasileiro, que treina a maior parte do tempo em Buzios, é muito jovem ainda e talvez essa ainda não seja sua Olimpíada. Ele deve ficar no meio da tabela, perto de brigar por um lugar entre os 10 primeiros. Acho que Londres será um belo treino para 2016, em que deve chegar como forte candidato.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário