domingo, 17 de junho de 2012

Vôlei

Um fim-de-semana que deixou claro uma coisa. O Brasil não entrará como favorito ao ouro em Londres nem no vôlei masculino nem no feminino. Isso já era evidente, todos imaginávamos, mas hoje isso ficou totalmente claro.

No masculino, o Brasil jogou quatro vezes com a Polônia, ganhou um e perdeu três. Jogos equilibrados, mas em que o Brasil acabou falhando bastante. Claro que o Brasil está ainda "acordando", está acertando o jogo, mas todas as seleções estão na mesma fase de treino, visando Londres. Apesar de segundo no grupo, é bem provável que o Brasil consiga a classificação para fase final da Liga.

O Vôlei masculino hoje está muito equilibrado. No mundial de 2010,  o pódio foi formado por Brasil,Cuba e Servia. Na Copa do Mundo do ano passado, Rússia, Polônia e Brasil. Cuba está fora da Olimpíada, sai dessa lista. Mas pelo menos, cinco times vão com chances reais de ouro e o Brasil é um deles. Bom ficar de olho também nos americanos e búlgaros.

Ou seja, são sete seleções brigando por três lugares no pódio e, a princípio, nenhuma seleção favorita. O Brasil, como seleção constante no pódio em todas as competições, acredito que suba ao pódio. Não sei em que lugar, até porque a Rússia não está jogando bem na Liga, já perdeu vários jogos.

Acredito no Brasil no pódio.

O feminino, é diferente. Tem uma seleção acima das outras, as americanas. As americanas são favoritas e muitas seleções um degrau abaixo, inclusive o Brasil. Itália, China, Rússia e, na minha opinião, Servia e Turquia um pouco mais abaixo.

Brasil venceu cinco partidas e perdeu uma no Gran Prix até o momento, deve ir as finais. As americanas inverteram o que as brasileiras fizeram. Elas jogaram as duas primeiras semanas com time titular a agora vão com time mesclado nas próximas etapas, inclusive nas finais. O Brasil jogou a semana passada com time reserva e agora vai com força total para todas as etapas.

O time não jogou bem nesse fim-de-semana. A equipe não está bem, Mari e Paula não acertam três bolas seguidas, as levantadoras ainda pecam bastante, Scheilla e Jaqueline estão apagadas. O destaque, por enquanto, é a Thaisa, meio-de-rede.

Mas é bom ver que a equipe, mesmo jogando mal, consegue ficar no bolo das melhores do mundo. E as chaves da Olimpíada ajudaram, já que, NA TEORIA, mesmo ficando em terceiro no grupo, não tem uma equipe de alto nível para jogar nas quartas. Na teoria, bem na teoria, o caminho para semi está bem traçado.

Mas, são hipóteses...hiopoteses...

O que podemos falar é que hoje, dia 17 de junho, o Brasil não é o melhor time no feminino nem no masculino. Mas tem time, sim, para subir ao pódio.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Tb estou preocupado com nosso volei em Londres. Creio que para as mulheres, chegar a final está mais fácil que para os homens.

    Vamos ver se o Bernardinho e o Zé organizam os times para brigarmos pelo ouro...

    ResponderExcluir
  2. Uma pena .. Gosto muito da seleção feminina e tenho que concordar elas estão num degrau abaixo das americanas e visivel ..

    ResponderExcluir