segunda-feira, 11 de junho de 2012

Preview Hipismo

Depois de fazer as previsões de algumas modalidades(leia mais abaixo) hoje é a vez de falar do hipismo, que dá em Londres seis medalhas ao todo, no adestramento, saltos e CCE, no individual e por equipes. Na minha opinião, o hipismo saltos é uma das disputas mais imprevisíveis de toda Olimpíada.

PAÍS A SER BATIDO
ALEMANHA
É a grande força do esporte nas três modalidades. No hipismo adestramento,por exemplo,a equipe não perde a medalha de ouro por equipes na Olimpíada desde 1976. No CCE, os alemães são campeões olímpicos no individual e por equipes. Por fim, nos saltos, a equipe é muito forte e quer esquecer o que aconteceu em Pequim, quando não levou nenhuma medalha nem no individual nem por equipes e está forte, é atual campeã mundial.

O CONFRONTO
HOLANDA x ALEMANHA- HIPISMO ADESTRAMENTO
Um dos maiores domínios do esporte olímpico pode cair em Londres. A Alemanha vence a prova por equipes de adestramento desde 1972(Alemanha ocidental não disputou 1980 por boicote) mas quem chega a Londres como favorito são os holandeses, que amargam quatro pratas nas últimas cinco Olimpíadas, porém são os atuais campeões mundiais e tem o melhor atleta da atualidade, Edward Gal, e a mais vitoriosa, a tricampeã olímpica Anky Van Grusven.

O CARA
Ludger Berbaum(ALE)
O cavaleiro alemão está na elite do esporte há mais de 20 anos. Foi campeão olímpico individual em 1992, seu principal resultado, e tem outros três ouros por equipes, em 1988, 1996 e 2000. Em 2004, havia conquistado a medalha de ouro por equipes, mas perdeu por ter sido pego no exame antidoping.

A CARA
Anky Van Grusven
A seletiva holandesa para o hipismo adestramento está acontecendo nessa semana e Anky ficou em terceiro. A equipe holandesa, uma das melhores do mundo, ainda não foi definida, mas Anky deve ser uma das selecionadas. Ela é simplesmente atual tricampeã olímpica do adestramento, não competiu muito em 2010 e 2011 mas resolveu voltar com tudo no fim do ano passado. Tem outras cinco medalhas olímpicas, todas de prata, quatro por equipes e um individual, em 1996. Não é mais a melhor do mundo, seu compatriota Edward Gal a venceu no campeonato nacional e é o melhor do mundo. Mas, nunca duvide de uma tricampeã olímpica. 

A PROVA DISPUTADA
O hipismo saltos é o mais difícil de se prever alguma coisa, principalmente a prova por equipes, são até oito times com chances reais de medalha. A Alemanha está um passo a frente de todo mundo, favorita, mas os EUA, apesar do péssimo mundial que fez em 2010, está praticamente no mesmo patamar. Um pouco mais abaixo, mas também muito forte estão França e Belgica, medalhistas no mundiais, Brasil e Canadá, países com muita tradição na modalidade, além de Suécia, Suíça e Holanda, que venceram as complicadas seletivas europeias para conseguir a vaga.
É muito difícil prever alguma coisa. 

A SURPRESA
Ian Millar
O canadense irá para sua nona participação olímpica e foi conquistar sua primeira medalha somente em Pequim 2008, a prata por equipes no hipismo saltos. Tem 65 anos de idade, pode surpreender no individual mas a equipe canadense, que é muito boa, é uma das candidatas ao pódio. 


MEDALHAS
Hipismo CCe por equipes
Ouro- Grã Bretanha
Prata- Canada
Bronze- Nova Zelândia

Hipismo CCE individual
Ouro- Michael Jung(ALE)
Prata- Andrew Nicholson(NZL)
Bronze - William Fox(GBR)

Hipismo adestramento por equipes
Ouro- Holanda
Prata- Alemanha
Bronze- Grã Bretanha

Hipismo adestramento individual
Ouro- Edward Gal(HOL)
Prata- Laura Bechtolsheimer(GBR)
Bronze- Isabel Werth(ALE)

Hipismo saltos por equipes
Ouro- Alemanha
Prata- EUA
Bronze- Bélgica

Hipismo saltos individual
Ouro- Eric Lamaze(CAN)
Prata- Goran Bentson(SUE)
Bronze- Kevin Sault(FRA)

QUADRO DE MEDALHAS HIPISMO
ALEMANHA 2 - 1 - 1
HOLANDA 2 - 0 - 0
GRÃ BRETANHA 1 - 1 - 2
CANADÁ 1 -  1 - 0
NOVA ZELÂNDIA 0 - 1 - 1
EUA 0 - 1 - 0
SUÉCIA  0 - 1 - 0
BELGICA 0 - 0 - 1
FRANÇA 0 - 0 - 1

QUADRO DE MEDALHAS GERAL
Somando-se os esportes já analisados(Ciclismo pista e Mountain Bike,esgrima,vela, boxe, tiro, canoagem velocidade, hipismo e pentatlo moderno)
GRÃ BRETANHA 12 - 9 - 8
ALEMANHA 9 - 7 - 7
ITÁLIA 9 - 3 - 8
CHINA 6 - 8 - 2
RÚSSIA 5 - 8 - 11
AUSTRÁLIA 5 - 5 - 3
UCRÂNIA 3 - 2 - 3
HOLANDA 3 - 1- 0
EUA 2 - 4- 6
HUNGRIA 2 - 4 - 2
FRANÇA 2 - 3 - 4
ESPANHA 2 - 3 - 1
CANADÁ 2 - 3 - 0
POLONIA 2 - 1 - 3
CUBA 2 - 1 - 2
AZERBAIJÃO 2 - 1 - 2
ESLOVÁQUIA 2 - 0 - 1
JAPÃO 2 - 0 - 0
NORUEGA 1 - 2 - 1
IRLANDA 1 - 2 - 0
UZBEQUISTÃO 1 - 1 - 1
SERVIA 1 - 1 - 0
ÁUSTRIA 1 - 1 - 0
BELARUS 1 - 0 -  1
ISRAEL 1 - 0 - 2
BRASIL 1 - 0 - 2
ROMÊNIA 0 - 2 - 2
NOVA ZELÂNDIA 0 - 3 - 3
COREIA DO SUL 0 - 1 - 3
LITUANIA 0 - 1 - 1
REP.TCHECA 0 - 1 - 1
ESTONIA 0 - 1 - 0
BÉLGICA 0 - 1 - 1
ÍNDIA 0 - 0 - 2
SUÉCIA 0 - 0 - 2
MONGÓLIA 0 - 0 - 1
DINAMARCA 0 - 0 - 1
TADJQUISTÃO 0 - 0 - 1
ARMENIA 0 - 0 - 1
CAZAQUISTÃO 0 - 0 - 1
TURQUIA 0 - 0 - 1
SUÍÇA 0 - 0 - 1

No preview de Londres, periodicamente, colocarei os favoritos a medalha em cada uma das 302 provas que vamos ter em Londres. Objetivo é chegar no dia 27 de julho, o da abertura, com as previas de todas as provas e, consequentemente, o quadro de medalhas.

ESPORTE JÁ ANALISADOS
Ciclismo pista
Esgrima
Tiro
Boxe
Vela
Canoagem velocidade
Pentatlo Moderno
Ciclismo MTB

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Acho que dessa vez o Brasil volta a ganhar uma medalhinha no hipismo... boas chances nos saltos, tanto por equipes como no individual.

    ResponderExcluir
  2. A Alemanha vence a prova de adestramento por equipes desde 1976, e não desde 1972. Em 1972 a União Soviética, com Ivan Kalita, Yelena Petushkova e Ivan Kizimov derrotou a então Alemanha Ocidental em seu próprio território, em Munique. Desde 1976 a Alemanha tem sido hegemônica na prova. Quanto ao boicote, a Alemanha Ocidental boicotou os Jogos de 1980, em Moscou, e não os de 1984. Em 1980, a URSS venceu novamente, mas não possuía uma grande equipe como a de 1972.
    Este ano o reinado alemão está seriamente ameaçado, pois tanto a Holanda quanto o Reino Unido poderão se sagrar campeões olímpicos. O Reino Unido venceu o campeonato europeu de 2011, superando a Alemanha, prata, e a Holanda, bronze. Laura Bechtolsheimer e Carl Hester são as estrelas do Reino Unido, mas a Holanda possui um time de peso, com Anky van Grunsven, Adelinde Cornelissen e Edward Gal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido o boicote Alexandre, obrigado!

      Mas dá Holanda, a superioridade dos holandeses é nítida...Mas vamso ver!

      Abraços! comente sempre, obrigado pela correção!

      Excluir