sexta-feira, 8 de junho de 2012

Passaporte carimbado- Yane Marques

"O Pentatlo feminino está muito equilibrado, muita gente com chance de medalha e eu estou nesse bolo" garante Yane Marques, brasileira que está entre as melhores do mundo há pelo menos quatro anos e que conseguiu a vaga olímpica com a medalha de prata no Pan de Guadalajara.

Yane foi regular durante todo o ciclo. Em 2009, foi vice campeã da Superfinal da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. Em 2010, ficou em sexto no mundial, no ano seguinte ficou em sétimo e no campeonato disputado há pouco mais de um mês, ficou na sexta posição.

Nos Campeonatos Mundiais, o grande problema de Yane tem sido a corrida, em que ela acaba perdendo muitas posições. Por exemplo, no mundial de 2011, fez apenas o 23º melhor tempo na prova combinada de tiro e corrida, o que a fez despencar na classificação e perder a chance de medalha. Porém, em 2012, está melhorando, fez uma corrida boa na Superfinal da Copa do Mundo e ficou com a medalha de bronze. " O que eu mais treino atualmente é a corrida e percebo que já estou bem melhor. Atualmente, consigo correr para me manter na posição que larguei e isso já é importante".

Ano passado, Yane sofreu com duas lesões, uma na panturrilha e outra no pé, que atrapalhou bastante sua carrida. " A da panturrilha já está 100% a do pé eu ainda tenho uma dorzinha mas nada que atrapalhe, cem porcento não está, mas estou muito bem, a lesão no pé está controlada".

A principal prova de Yane é a natação, que é a segunda a ser disputada, depois da esgrima em que ela é regular. Na natação, que é a modalidade em que iniciou nas práticas esportivas, ela tem um tempo bem ambicioso em mente para fazer na Olimpíada, em que as atletas tem que nadar 200m em piscina de 50 metros. "Até pouco tempo atrás, queria fazer 2m12s, mas como já fiz essa marca na Itália ano passado o objetivo passou a ser 2m11s, o que me coloca entre as três melhores na natação".

Em Pequim, Yane chegou como azarão e estava bem, entre as oito primeiras até a prova de hipismo. Na ocasião, pegou um cavalo ruim e despencou na classificação."Estou treinando com todo tipo de cavalo, mais lentos, mais rápidos, mais bravos...estou muito segura para o hipismo", comentou, se referindo ao fato de, na modalidade, os cavalos serem sorteados entre os atletas.

Yane disputa até a Olimpíada de Londres uma competição, o Open da França, que terá algumas das principais atletas do mundo. " Preciso manter o ritmo de competição, vai ter muita gente boa lá. Mas tem que competir com muita cautela, muita gente está se machucando nas competições. Qualquer dorzinha que eu sentir já tenho que ir ao Médico."

Yane tem uma prova boa de esgrima, que a deve colocar entre as oito melhores após a primeira das modalidades. Depois, na natação, ela é com certeza uma das cinco melhores do mundo e, assim, deve entrar na terceira prova entre as primeiras colocadas. A terceira modalidade é o hipismo, as vezes tratado como loteria pelo fato de os cavalos serem sorteados. Yane costuma ir bem no hipismo, o que deve fazer com que ela entre na prova combinada tiro/corrida, entre as cinco primeiras colocadas.

A partir daí,tudo pode acontecer. A pernambucana tem a seu favor o fato de ser uma das três melhores do mundo no tiro, o que deixa uma pequena brecha para que ela não vá tão bem na corrida.
Acho que ela fica entre as seis primeiras, com chances de medalha. Vai depender se sua corrida vai estar boa ou ruim...

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Boa noite!! Do jeito que voce falou aí GUILHERME,é forte na ESGRIMA e no HIPSMO, excelente na NATAÇÃO e TIRO. Então deveria ser feito um TRABALHO TOTAL voltado à CORRIDA. É o mesmo que acontece com o THIAGO PEREIRA na NATAÇÃO(estilo medley). Ele é fortissimo no nado PEITO e COSTAS, forte no estilo BORBOLETA, mas é FRACO DEMAIS no estilo LIVRE(é só acompanhar as provas dele, pra ver que no fim ele não tem fôlego). Então pergunto: se todo mundo já sabe o PONTO FRACO desses 2 atletas citados, não seria mais facil fazer um treinamento específico com alguem do ATLETISMO com a YANE, e colocar o THIAGO pra aprender a nadar estilo livre com o CIELO e o BRUNO FRATUS???eles seriam IMBATIVEIS!!! questão de BOM SENSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      temos algumas diferenças no que você disse.
      O Thiago não é ruim no nado crawl, ele não consegue dosar a prova e cansa no final. Ele tanto não é ruim no crawl que ele é recordista sul-americano dos 200m livre...1m46s é um BAITA TEMPO!

      A Yane está totalmente focada na corrida..e está treinando...tem que fazer treino especifico pois a corrida é disputada junto com o tiro, entao nao é só treinar corrida..tem qe treinar correr e nao se cansar tanto para conseguir atirar sem estar tao ofegante.

      enfim, detalhes, detalhes...

      Abraçoss amigo!!

      Excluir