terça-feira, 12 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Rubens Donizete

"Quero ser top-10, sei que é difícil e que os principais países do mundo vão levar três atletas, mas acho que tenho condições disso" diz Rubens Donizete, que participou da última Olimpíada e ficou na 21ª posição.

 Rubinho, será o representante brasileiro na Olimpíada no ciclismo Mountain Bike. A vaga veio pela posição da equipe brasileira no ranking mundial, conquistada também por Edivando Cruz e Henrique Avancini. A pontuação foi conquistada na maioria das vezes em competições pelas Américas e não em Copas do Mundo pela Europa, que são as principais provas do mundo; "É mais fácil de pontuar, na Copa do Mundo são 150 atletas, então esses eventos menores pelas Américas, em que conseguimos bons resultados, foram suficientes para classificar"

 Um dos problemas que Rubinho teve na última Olimpíada foi ter largado lá atras. Na prova olímpica, são 50 atletas divididos em cinco filas de dez ciclistas e, na ocasião, largou nas últimas posições, o que fez com que ele precisasse fazer uma prova de recuperação imensa para chegar em 21º. "Para Londres, meu ranking está melhor e acho que largo na terceira fila", disse.
Atualmente é o 45º do ranking mundial, mas muitos que estão na frente não vão a Londres por conta do limite de atletas por país.

 Ano passado, ele esteve no evento teste da Olimpíada e gostou bastante do circuito: "É um circuito montado, não é natural, mas gostei bastante. Tem várias partes com subidas fortes e descidas técnicas" disse, se referindo a pista montada em Londres, feita para o público que vai conseguir, pela primeira vez, ver mais de 80% do circuito.

 Esse ano, Rubinho venceu a etapa de Araxá da Copa Internacional e ficou em segundo em São Lourenço. No Campeonato Brasileiro, ficou com o título e o principal resultado da temporada foi a medalha de bronze no pan-americano da modalidade, no último mês de abril. No Pan de Guadalajara, em outubro, ficou na quinta posição, não repetindo a prata do Pan do Rio em 2007.

 De bicicleta nova, Rubinho sabe que está bem preparado: "Agora estou com bicicleta de aro 29, bem melhor para mim. Além disso, todo dia eu vejo em video como é o circuito da Olimpíada, aprendo curva a curva".

 Até Londres, Rubinho ainda disputa uma etapa da Copa do Mundo, nos EUA, que será sua única competição na temporada contra alguns dos melhores do mundo. No mundial do ano passado, sem limite de atletas por país, ficou na 48ª posição entre mais de 100 atletas.

 Acho que é muito legal Rubinho ter a ambição de ficar entre os 10 melhores, e é um resultado que não é provável mas também não impossível. Acho que um objetivo mais viável é melhorar a 21ª posição de Pequim e isso dá para fazer sim, principalmente pelo fato que deve largar um pouco mais a frente.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão a Londres em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em esportes coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário