segunda-feira, 4 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Guilherme Toldo

Guilherme Toldo representará o Brasil no florete masculino na esgrima em Londres graças a vaga conquistada pelo pré olímpico das Américas, no último mês de abril. "Foi uma sensação única, tive apenas um ano e meio para me preparar e fiquei muito feliz" disse.

No florete masculino em Londres serão 38 atletas e por ter um dos piores rankings entre os classificados, está em 131º, apenas o quarto melhor brasileiro, atrás de João Souza, Fernando Scavazin e Heitor Shimbo, terá que disputar a primeira fase. Todos os jogos em Londres são eliminatórios e Toldo sabe da dificuldade de conseguir um resultado muito expressivo. " Tenho condições de ficar entre os 30 primeiros e esse resultado deixaria minha participação satisfatória", disse, se referindo ao fato de terá de vencer um encontro para chegar ao objetivo.

Esse ano, até o momento, participou de nove competições internacionais, tendo como melhor resultado a 83ª posição no Gp de São Petersburgo, na Rússia. No Torneio Satélite da Dinamarca, uma competição menor, ficou na oitava posição. Porém, Toldo foi bem quando tinha que ir. Foi bronze individual e por equipes  no Pan de Guadalajara por equipes e, pelo pré olímpico continental das Américas, se garantiu em Londres.
"A equipe brasileira é boa, mas a força se concentra nas Américas. No cenário mundial, não atingimos capacidade de disputar uma vaga por equipes e não houve decepção quanto a isso". comentou Toldo.

A principal característica do jogo do Toldo é a tática defensiva, em que prefere explorar o erro do adversário com ontra-ataques. "Dessa forma, deixo o jogo mais lento e posso trabalhar com calma" disse. Ele também sabe muito bem seu maior defeito: "  Eu tenho bastante dificuldade em elaborar táticas com grandes variações e várias vezes isso impede que eu me destaque em nível internacional, além disso, minha capacidade física é boa, mas em certos momentos preciso exigir um pouco mais do que meu corpo pode oferecer e acabo tendo algumas lesões indesejadas"

Ele é um esgrimista bom, que tem muito futuro pela frente. Fiz uma matéria com ele aqui no blog, em 2009, na série "Promessas" e na ocasião ele ainda tratava a Olimpíada como um sonho.
Na primeira rodada dos Jogos, enfrentará um atleta de nível parecido com o seu e será muito importante que ele consiga a vitória. Aí, na segunda fase, teria já uma pedreira pela frente e fica mais difícil ir adiante.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário