domingo, 3 de junho de 2012

Países em Londres- Turquia

A Turquia tem 37 medalhas de ouro em sua história olímpica, que teve início em 1908. A grande maioria delas, 28, vieram da Luta Olímpica, modalidade mais tradicional por lá e que promete levar pelo menos seis medalhas em Londres.  No quadro de medalhas dos mundiais do ano passado, a Turquia ficou em 27º com dois ouros, três pratas e cinco bronzes.

RUMO A 2020
Istambul é uma das três cidades que estão na final da disputa para ser sede dos Jogos de 2020. O país também quer sediar a Eurocopa mas o COI não admite que o mesmo país abrigue dois eventos grandes no mesmo ano. Os turcos já deixaram claro que a prioridade é a Olimpíada.

MADE IN QUENIA
Assim como outros países, a Turquia também 'comprou" um fundista. Ilham Tanui Ozbilen se naturalizou em 2010 e, na teoria, só poderia competir em 2013. Porém, a IAAF anunciou nesse ano que ele estava liberado para competir. Fez índice olímpico nos 800m e 1500m e vai a Londres não como favorito, mas vai brigar ali nas cabeças.

TAEKWONDO
Um dos países mais fortes da atualidade é a Turquia e Bahri Tanrikulu é um dos favoritos ao pódio na categoria até 80kg, na qual já conquistou cinco medalhas em Campeonatos Mundiais e uma prata olímpica, em  Atenas.

LUTA OLÍMPICA
Com 13 atletas classificados, a Turquia mostrou mais uma vez sua tradição na modalidade. Ramazan Sahin, na categoria 66kg, vai em busca do bicampeonato olímpico. Serhat Balci tem no currículo cinco medalhas em campeonatos europeus e é o atual vice campeão mundial.
Na greco romana, Selçuk Çebi, campeão mundial em 2009 e 2010 e vice em 2011, é favorito ao pódio.  Nazmi Avluca, bronze em Pequim e que tem no currículo seis medalhas em Campeonatos Mundiais também é favorito. O grande nome é o atleta da categoria 120kg, Riza Kayaalp, atual campeão mundial.

BRASIL x TURQUIA
Com o apelido de "Turco Louco", Servet Tazegut é um dos favoritos ao ouro na categoria até 68kg do taekwondo, a mesma de Diogo Silva. No pré olímpico mundial, ano passado, os dois conseguiram a vaga, se enfrentaram na semifinal com Tazegut levando a melhor.
O Brasil conhece bem o vôlei turco, José Roberto Guimarães treina um time por lá, algumas jogadoras brasileiras também já atuaram por lá. Porém, a seleção turca nunca tinha conseguido um bom resultado internacional, mas conseguiu a vaga pelo pré olímpico europeu, surpreendeu muita gente e quer chegar a Londres também para surpreender. Venceu a Rússia na semifinal por 3x1.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. E quanto ao levantamento de pesos, a Turquia não é mais considerada favorita as medalhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão bem, tem três ou quatro atletas com chances de medalha, mas não está tão forte quanto há alguns anos...

      Excluir