segunda-feira, 11 de junho de 2012

Países em Londres- República Tcheca e Eslováquia

Até a Olimpíada de 1996, os países disputavam a Olimpíada juntos, com o nome de Tchechoslovaquia. Entre 1920 e 1992, foram 49 medalhas de ouro e 143 pódios. Desde 96 separados, a Eslováquia  tem sete ouros e os tchecos 10 ouros, com 33 medalhas ao todo.
No quadro de medalhas dos campeonatos mundiais do ano passado,  os tchecos levaram quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes e os eslovacos dois ouros duas pratas e um bronze.

CANOAGEM SLALOM
A Eslováquia tem um domínio incrível na canoagem slalom. Destaque para os irmãos gemeos Peter e Pavor Hochshorner, atuais tri campeões olímpicos da prova c-2 e vão em busca do tetra, são favoritos ao ouro. Juntos, tem seis medalhas de ouro em campeonatos mundiais, inclusive nos três últimos, o que prova que são muito favoritos ao ouro em Londres. Outra estrela é Peter Kauzer, bicampeão mundial da prova do k-1 e que vai em busca de sua primeira medalha olímpica. No feminino, no k-1, Jana Dukatrova foi campeã mundial em 2006 e vice ano passado. É a grande potência mundial na modalidade.

LANÇAMENTO DE DARDO
A República Tcheca é uma das potencias na prova do lançamento de dardo. O atual recordista mundial tanto no masculino(O bicampeão olímpico-96/2000 Jan Zelenzy) como no feminino(Barbara Spotakova, atual campeã olímpica) são do país. As duas provas devem ter três atletas, o limite, tchecos atrás da medalha. Barbara foi prata nos dois últimos mundiais e é uma das favoritas ao pódio. No masculino, Vesely Vitezslav tem a melhor marca da temporada até o momento, 88m11.

REMO
Ondrej Synek é a esperança tcheca no remo, na prova de skiff simples masculino. Foi campeão mundial em 2010 da prova e, tem ao todo, sete medalhas em campeonatos mundiais nessa prova, além de ser o atual vice campeão olímpico. Na prova feminina do skiff simples, Miroslava Knapkova foi campeã mundial ano passado, bronze em 2009 e prata em 2005 e 2006, ficou em quarto em Atenas-2004 e quinta em Pequim-2008.

TIRO
Os dois países são muito bons no tiro esportivo, desde a época que eram apenas uma nação. Jiri Liptak, Jan Schyra e a campeã olímpica Katerina Emmons são os principais nomes da República Tcheca na modalidade. Já pela Eslováquia, destaque para Joseph Gocci, Pavol Kopp e a medalhista de prata em Pequim e campeã mundial Zuzana Stefecekova.

 Na série Países em Londres, vou analisar as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário, vou juntas alguns países e apresentar regiões do mundo. Objetivo é chegar até o dia 27 de julho tendo falado ao menos UM POUCO de cada um dos países.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Fikou faltando uma coisa ae nesse post .

    Republica techa e eslovaquia X Brasil
    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      Tentei achar alguma rivalidade, mas não achei...alguma sugestão?

      Abraços!!

      Excluir