quinta-feira, 24 de maio de 2012

Preview Londres- Vela


Depois de fazer as "previsões" das medalhas do ciclismo pista, esgrima e tiro, hoje vou falar da vela, modalidade que mais medalhas trouxe para o Brasil na história da Olimpíada. São 10 classes, seis masculinas e quatro femininas.

PAÍS A SER BATIDO
Grã Bretanha
Os anfitriões conhecem a raia de disputa como ninguém e isso já é um bom passo para se dar bem nos Jogos, já que a vela depende muito das condições do clima. No Mundial do ano passado, foram seis medalhas mas apenas uma de ouro, um desempenho que considerado ruim mas eles tiveram bastante problemas(leia mais abaixo). Na história olímpica, os britânicos lideram o quadro de medalhas da modalidade com 24 ouros.

O CONFRONTO
Ian Percy/Andrew Simspon X Robert Scheidt/Bruno Prada- Classe Star
Depois do mundial que terminou na  semana passada, em que Robert Scheidt e Bruno Prada foram campeões com uma estrategia agressiva em que na última regata ficaram ""fechando"" de forma legal seus rivais britânicos, acho que esse confronto será o mais interessante da vela olímpica e não digo isso porque envolve brasileiro.
Os britânicos tem ao seu favor o fato de correrem em casa e serem atuais campeões olímpicos. Os brasileiros são atuais bicampeões olímpicos e estão invictos em competições internacionais há mais de um ano.

O CARA
Ben Ainsile
O britânico está atrás de sua quinta medalha olímpica, a quarta de ouro e o tri na classe finn. Foi rival deRobert Scheidt na classe laser em 96 e 2000, com um título para cada lado. Desde então, tem domínio total da classe finn, vencendo grande parte das grandes competições com vitórias em mais de 50% das regatas. No mundial do ano passado, porém, brigou com um jornalista e por isso perdeu todos os pontos de uma regata e acabou em 11º.
É muito favorito ao ouro na classe finn.

A CARA
Lee Korzitz(ISR)
Israel tem uma certa tradição na vela, principalmente na classe RS:x(antiga mistral). Lee é atual bicampeã mundial da prova e entra em Londres como favorita ao ouro, apesar de ter de enfrentar a experiente Alessandra Sensini, italiana que está atrás de sua quinta medalha olímpica.Quando foi campeã mundial da classe em 2003, aos 19 anos, se tornou a mais jovem mulher do país a ganhar um mundial em qualquer modalidade. Em 2009, sofreu um acidente durante uma regata em que quebrou duas costelas e alguns médicos diziam que ela jamais poderia voltar a velejar competitivamente. Que nada, no ano seguinte voltou e em 2011 foi campeã mundial.

A SURPRESA
Gintare Scheidt(LIT)
A esposa do brasileiro Robert Scheidt foi medalha de prata na última medalha e tem sido presença constante no pódio das principais competições, inclusive foi campeã mundial da classe laser no campeonato que terminou há uma semana. Porém, ela não aparece como favorita ao ouro em Londres porque nas regatas a expectativa é de ventos médios para forte e ela é pequenina, pesa cerca de 60kg, o que é ruim quando as provas estão com ventos fortes.

A PROVA DISPUTADA
Classe RS:X
Nos últimos seis mundiais, seis campeões diferentes. Com certeza, no mínimo dez atletas chegam a Londres como possíveis medalhistas. Por enquanto, nenhum favorito absoluto. Tom Ashley, da Nove Zelândia, é o atual campeão olímpico e campeão mundial em 2008. O atual campeão mundial é o holandês Dorian Van Rijsselberghe. Os poloneses piotr Myszka e Przemyslaw Miarczynski foram campeões e vice no mundial de 2010 e o país ainda não decidiu quem irá ser o representante. Ricardo Winick foi quarto em Atenas, naquele final incrível em que a medalha escapou, e quinto em Pequim e segue entre os melhores do mundo. O campeão mundial de 2009, Nick Dempsey, bronze em Atenas também vai com boas chances. O israelense Nimrod Mashiach quer manter a tradição do país na RS:x e também está  bem. A briga vai ser boa.

A MUDANÇA
Classe Match Race
A principal mudança no programa olímpica foi a entrada da Elliot 6, classe que é disputada em Match Race, com embarcações de três mulheres. EUA, França e Grã Bretanha são os favoritos ao pódio. As maiores mudanças serão para 2016, quando muitas classes serão trocadas, mas isso fica para próxima

MEDALHAS
CLASSE LASER MASCULINO
Ouro- Tom Slingsby(AUS)
Prata-Andreas Gertizer(AUT)
Bronze- Paul Goodison(GBR)

CLASSE RS:X MASCULINO
Ouro- Piotr Myszka(POL)
Prata- Tom Ashley(NZL)
Bronze- Nimrod Mashiach(ISR)

CLASSE 470 MASCULINO
Ouro- Mathew Belcher/ Malcolm Page(AUS)
Prata- Luke Patience/Staurt Bitchell(GBR)
Bronze- Nicolas Charbonnier/ Jeremie Mion (FRA)

CLASSE FINN
Ouro- Ben Ainsile(GBR)
Prata- Pieter Jan Postma(HOL)
Bronze- Zach Railey(EUA)

CLASSE 49er
Ouro Stevie Morrison/Ben Rhodes(GBR)
Prata- Nathan Outteridge/Lain Jensen(AUS)
Bronze- Emil Toft Nielsen/ Simon Toft Nielsen(DIN)

CLASSE STAR
Ouro- Robert Scheidt/Bruno Prada(BRA)
Prata- Andrew Simpson/ Ian Percy(GBR)
Bronze- Mateusz Kusznierewicz/ Dominik Zycki(POL)

CLASSE RS: FEMININO
Ouro- Lee Korzitz(ISR)
Prata- Marina Alabau(ESP)
Bronze- Zofia Klepacka(POL)

CLASSE LASER FEMININO
Ouro- Marit Bouwmeester(HOL)
Prata- Evi Van Acker(BEL)
Bronze- Alison Young(GBR)

CLASSE 470 FEMININO
Ouro- Hannah Mills/ Saskia Clark(GBR)
Prata- Tara Pacheco/ Berta Bentazos(ESP)
Bronze- Gil Cohen/ Vared Buskila (ISR)

CLASSE MATCH RACE
Ouro- EUA
Prata- Grã Bretanha
Bronze- França

QUADRO DE MEDALHAS VELA
GRÃ BRETANHA 3 - 3- 2
AUSTRÁLIA 2 - 1 - 0
POLONIA 1 - 0 - 2
ISRAEL 1- 0- 2
EUA 1 - 0 - 1
HOLANDA 1 - 1 - 0
BRASIL 1 - 0 - 0
ESPANHA 0 - 2 - 0
AUSTRIA 0 - 1 - 0
NOVA ZELÂNDIA 0 - 1 - 0
FRANÇA 0 - 0 - 2
DINAMARCA 0 - 0 - 1
BELGICA 0 - 1 - 0

QUADRO DE MEDALHAS GERAL
Somando-se os esportes já analisados (Ciclismo pista, esgrima, vela e tiro)
GRÃ BRETANHA 9 - 4 - 3
ITÁLIA 8 - 2 -7
CHINA 5 - 7 -1
AUSTRÁLIA 5 - 5 -3
ALEMANHA 3- 3 -4
RÚSSIA 2 - 4 - 4
EUA 2 - 3 - 5
JAPÃO 2 - 0 - 0
ESPANHA 1 - 2 - 0
NORUEGA 1 - 2 - 0
SERVIA 1 - 1 - 0
HOLANDA 1- 1 - 0
ISRAEL 1 - 0 - 2
POLONIA 1- 0 - 2
BELARUS 1 - 0 - 0
BRASIL 1 - 0 - 0
ESLOVÁQUIA 1 - 0 - 0
FRANÇA 0-  2 - 4
ROMÊNIA 0 - 2 - 1
NOVA ZELÂNDIA 0 - 1 - 2
LITUANIA 0 - 1 - 1
CANADÁ 0 - 1 - 0
AUSTRIA 0 - 1- 0
ESTONIA 0 - 1 - 0
BELGICA 0 - 1 - 0
HUNGRIA 0 - 1 - 0
COREIA DO SUL 0 - 0 - 3
UCRÂNIA 0 - 0- 1
DINAMARCA 0 - 0 - 1

No preview de Londres, periodicamente, colocarei os favoritos a medalha em cada uma das 302 provas que vamos ter em Londres. Objetivo é chegar no dia 27 de julho, o da abertura, com as previas de todas as provas e, consequentemente, o quadro de medalhas


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário