segunda-feira, 28 de maio de 2012

Passaporte Carimbado- Henrique Rodrigues

"Eu sei que é difícil, mas quero uma medalha, é que tem que ser o objetivo de todos os atletas"

Foi o que Henrique me disse ontem, quando estava no aeroporto rumo a Europa. Lá, vai disputar as etapas do Circuito Mare Nostrum de Barcelona e Canet nos 200m medley, prova que no mundo tem três dos melhores nadadores da atualidade, simplesmente Michael Phelps, Ryan Lotche e Lazlo Cseh.

Henrique bateu na trave da final do mundial em 2009 e 2011. O primeiro ele surpreendeu a todos só de chegar a semi, o segundo ele saiu meio decepcionado, sem a vaga na final. Depois, em outubro, conquistou a prata no Pan de Guadalajara.

Em 2012, tem, até o momento, o décimo quarto melhor tempo da temporada, com o 1m58s91, feitos no Maria Lenk: "Lá, eu consegui meu objetivo que era baixar de 1m59s. Mas como a preparação estava só para a Olimpíada, nadei só 70%" comentou Henrique, que agora está num projeto com o excelente técnico Vanzella, que foi do Minas durante anos e saiu ano passado.

O melhor tempo da carreira de Henrique foi feito nesse Maria Lenk, primeira vez que baixou de 1m59s. Para Londres, Henrique sonha alto: "Pretendo nadar na casa de 1m56s e acredito que a medalha estará por aí. Quero brigar pela medalha".

Henrique é um nadador que tem os quatro estilos bem divididos, não é tão bom em um e nem tem um desempenho muito ruim no outro. No mundial do ano passado, não nadou tão bem o último estilo, o livre, com 29s94, estava bem cansado da prova. " Para Londres, vou passar o borboleta mais dosado para conseguir forçar no fim, no livre".

 É muito importante que um atleta como Henrique, de 21 anos, fale em medalha. Gosto desse tipo de otimismo, mas acho que para Londres um lugar na final, que com certeza será conquistada com um tempo na casa de 1m58s50 ele briga diretamente. Henrique é um cara que em 2016 vai estar voando, mas para Londres, principalmente numa prova tão forte quanto esta, vai para lutar por uma final.

 A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos coletivos.

 Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Boa noite GUILHERME!! Pra começar, quero dizer que gosto muito de todos os esportes olimpicos, e que voce,e que o seu blog, é um dos melhores noticiários olímpicos que vejo aqui no BRASIL. Em relaçao à natação, acredito que teremos medalhas nos 50m livre (CIELO com ouro e talvez BRUNO), 100m livre(CIELO, mas acho que sem o ouro) e 100m peito(FELIPE FRANÇA, podenso ser até ouro). Acho tambem, que apesar de serem grandes nadadores, THIAGO PEREIRA e KAIO MARCIO ja fizeram o LIMITE de tempo que podiam(até acho que eles não batem suas melhores marcas na OLIMPIADAS) e pra mim(veja, é minha opinião)eles estão em um processo de LETARGIA(ou num nivel que não conseguem mais se superar), enquanto nadadores como, lEONARDO DE DEUS e mesmo o HENRIQUE RODRIGUES, estão em processo de EMERGENTES e, tenho certeza, que não agora(nas OLIMPIADAS), mas FUTURAMENTE, serão nadadores que nos darão MEDALHAS OLIMPICAS.Como disse, respeito todos os nadadores(mesmo os que não citei, pois são todos GRANDES ATLETAS), mas é apenas uma opinião minha. ABRAÇOS e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!
    Parabéns pelo blog... Suas matérias são pertinentes, muito bem elaboradas e com muita coerência.
    Resalvo que o Henrique Rodrigues teve sua melhor performance nos 200m medley em 2009 aos 19 anos em sua última participação pelo Minas, na oportunidade treinado pelo Vanzella, quando venceu o Open com o tempo de 1 58 73.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme! Desculpe.... Henrique Rodrigues 2009 aos 18 anos...( corrigindo).

    ResponderExcluir