quarta-feira, 30 de maio de 2012

Passaporte Carimbado- Diogo Silva

"Meu objetivo é vencer duas lutas e chegar a semifinal. A partir dali, tudo pode acontecer" comentou Diogo Silva sobre o que espera de sua segunda participação olímpica. Na primeira, em 2004, ficou na quarta posição e sem medalha, já que na época apenas um  bronze era dado na modalidade. Desde 2008, são duas medalhas de bronzes entregues.

Diogo Silva provou que está muito bem no pré olímpico mundial do ano passado, que reuniu todos os principais atletas do mundo na categoria até 68kg. O brasileiro venceu cinco lutas, ficou com a medalha de bronze a a vaga olímpica. Perdeu na semifinal para o "turco louco" Servet Tarzegui, que ficaria com o título: "Já lutei três vezes com ele, perdi duas e venci uma, em 2006" conta o atleta que sabe que tem dois competidores acima da média: "O turco e o iraniano(Mohammad Bahgeri) estão um nível acima dos outros, fizeram as finais das principais competições recentes. De resto, é muito equilibrio na categoria.

São 16 atletas na Olimpíada e os atletas que perderem nas oitavas e nas quartas-de-final para os dois finalistas tem direito de voltar para a repescagem, em busca do bronze. Diogo não será cabeça-de-chave, ficou em quinto no ranking olímpico, e explica por que: "Comecei o ano como um dos 4 primeiros, mas esse ano meus adversários pontuaram em campeonatos pré olímpicos que eu não pude disputar pois já estava classificado. Foi um azar tremendo".

Se o azar apareceu na hora dos cabeças-de-chave serem definidos, a sorte veio quando os sul-coreanos optaram por não disputarem a categoria até 68kg. Cada país tem o direito de participar de apenas duas das quatro categorias no masculino e o principal país do mundo da modalidade vai nos pesados e leves. " Claro que é bom, o nível lá é muito alto e eles tem muita influencia política, as vezes os árbitros ficam do lado deles só porque são coreanos"

Na única competição do ano que disputou, Diogo ficou com a prata no US Open, em fevereiro. Não lutou a final pois sentiu uma contusão na perna, mas nada sério, já está 100% recuperado.

Com o número reduzido de adversários, Diogo conhece seus 15 rivais em Londres: "Já vimos videos de todos, ninguém é desconhecido. Porém as vezes não é bom confiar muito porque o cara sabe os defeitos que tem e na Olimpíada vai tentar arrumá-los, aí o que era ruim ficou bom e muda tudo" conta o atleta que tem como principal golpe o giratório de dois pontos.

A verdade é que, como o próprio Diogo disse, o taekwondo tem muita zebra e tudo pode acontecer. Acho que Diogo briga pela medalha sim, pois se pegar um adversário muito difícil antes da final, pode continuar na disputa da repescagem.


A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros em Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos de esporte coletivo. 


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

6 comentários:

  1. Bom GUILHERME, no taekwondo temos 2 grandes lutadores(que poderiam ser 3 com o WENCESLAW, se houvesse a tal de JUSTIÇA) que em forma, podem sim surpreender a todos e conquistar medalhas, principalmente, assim como no BOXE FEMININO, vencendo de duas a tres lutas, ja estará disputando medalhas.Uma critica aqui: ja que colocam a modalidade(taekwondo) na OLIMPIADA, porque não abrem espaço para todos os pesos da categoria??? igual no BOXE FEMININO(só 3 categorias de peso)..... sacanagem isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da não inserção de todos os pesos, tanto no taekwondo como no boxe, e outros esportes como Ciclismo, Remos e tantos outros, é diminuir o número de atletas nos Jogos. Quanto mais atletas, mais dinheiro se gasta. Tambem acho sacanagem, mas é a vida.

      Espero que tanto o Diogo, quanto a Natalia tragam uma medalha....

      Excluir
    2. Olá, sou a favor da sequencia de restrições....
      Acho que se a Olimpíada aumentar muito, vai perder o valor...302 medalhas entregues já é o suficiente...

      Mas é uma opnião minha, cada um tem a sua!

      Abraços meus amigos!

      Excluir
  2. Qual será a desculpa dele? sempre que ele perde el joga culpa em alguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo ele só passo de um pipoqueiro, que quando perde inventa uma desculpa. Concordo com o Diogo silva quando ele diz que não tem investimento, mas no nosso pais chamado Brasil são poucos os esportes que são valorizados, é tem muito esportistas que passam por cima das dificuldades é representam muito bem o nosso pais , Ex a Natalia Falavigna em pequim 2008 da mesma modalidade do Diogo .

      Excluir
  3. Acho que no Taekwondo traremos 2 medalhas sendo que uma de Bronze e uma de Prata se tudo correr bem ..

    ResponderExcluir