quarta-feira, 2 de maio de 2012

Países em Londres- Ucrânia





A Ucrânia foi um dos pilares soviéticos no domínio do país nas décadas de 50,60,70 e 80 em Jogos Olímpicos. Desde quando a União Soviética foi destituida em vários países, no início dos anos 90, a Ucrânia foi o país que se deu melhor em números de medalhas, atrás, claro, da Rússia. Ginástica, tiro e luta olímpica foram os principais esportes em que o país conquistou medalha mas a principal esperança para Pequim é o boxe, que levou quatro ouros no último mundial.

Com quatro Olimpíadas de "vida", o país já levou 28 medalhas de ouro e um total de 96 pódios, números maiores do que o Brasil em 92 anos de participações.  A Ucrânia é um dos países que briga pela última vaga no top-10, ao lado de Coreia do Sul, Quenia e Nova Zelândia. Os nove primeiros países DEVEM ser, não necessariamente nessa ordem: China,EUA,Rússia,Grã Bretanha,Austrália,Alemanha,Itália,França e Japão.

EUROCOPA
A Ucrânia vai demorar para sentir o clima da Olimpíada pois no mês de junho sediará a Eurocopa de futebol, junto com a Polônia. A competição vai de oito de junho a primeiro de julho.

A ESTRELA
Victoria Tereshuk
Talvez a atleta mais competa de toda Olimpíada, Victoria Tereshuk é uma das favoritas ao ouro no pentatlo moderno, esporte que junta natação,hipismo,esgrima,tiro e corrida. Ela é atual campeã mundial da prova e foi bronze na última Olimpíada.

BOXE
Nem Rússia, nem Cuba. A principal potência do boxe olímpico atual é a Ucrânia.Só no último mundial, foram quatro medalhas de ouro e uma de prata. O grande nome da delegação é Vasyl Lomachenko,campeão mundial da categoria até 60kg e atual campeão olímpico do peso 56kg.

BRIGA DIRETA PELO TOP 10
Um esporte que a Coreia do Sul domina e a Ucrânia pode estragar a festa é o tiro com arco. E aí pode ser decidido quem fará parte do top-10 do quadro geral de medalhas. No masculino, a equipe foi eliminada no último mundial por apenas um ponto para França nas quartas-de-final, com o campeão olímpico, Viktor Ruban, no time.
BRASIL x UCRÂNIA
No último mundial de boxe, uma das maiores polêmicas de toda competição envolveu Brasil e Ucrânia. Robson Conceição venceu Vasyl Lomachenho nas oitavas-de-final por 20 a 19 mas a Federação Internacional reviu a luta e, no dia seguinte, decretou a vitória do ucraniano que viu seu caminho aberto para o título. A revanche pode ser em Londres.
No taekwondo, Natalia Falavigna é uma das candidatas ao pódio. A ucraniana Maryna Konieva, campeã europeia, é uma das principais adversárias. 

Na série "Países em Londres', vou analisas as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário, vou juntar alguns países e analisas as regiões. O objeito é, até o dia 27 de julho, falar pelo menos UM POUCO de todos os países. 

Veja o outros "Países em Londres
Países Cone Sul
México
Países dos Balcãs
Nova Zelândia
Romênia
Irã
Espanha
Argentina
Coreia do Sul
França
Alemanha
Itália
Grã Bretanha
Grécia

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário