segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resumo da semana

Atletismo: Índices olímpicos
O destaque do fim-de-semana ficou por conta de Ronald Julião que, nos EUA, atingiu o índice para participar da Olimpíada no lançamento de disco, com 63m01, quando a marca mínima estipulada era de 63m.Dias antes, havia marcado 62m97.
Quem fez índice mas não está nem de perto garantido em Londres é Diomar Noêmio, que fez a marca B dos 800m com 1m45s62. Porém, só um brasileiro por prova com índice B pode disputar a prova e, os 800m, é bem capaz que outros tantos façam o índice A.
Na maratona de Londres, Marilson correu forte por 30km,depois baixou um pouco o ritmo e completou a prova com 2h08m em oitavo lugar, de novo o melhor não africano. Ele já tem lugar garantido em Londres e deve ter a companhi de Paulo Almeida,que fez o índice de novo, agora com o terceiro lugar em Pádova, e Frank Caldeira. A janela de índices na maratona fecha dia 30 de abril.
Badminton: Paiola cai na segunda rodada
A vaga olímpica de Daniel Paiola está cada vez mais complicada no badminton. Na última semana ele disputou o Torneio do Tahiti e caiu novamente na segunda rodada, marca que não deve lhe alavancar muito no ranking mundial, que é classificatório para Londres e fecha no fim de abril. A última competição dele é em Portugal, a partir do dia 26.
Basquete: Time de Erika perde na Liga Espanhola e seleção é convocada
A seleção feminina de basquete teve 18 nomes chamados para a Olimpíada. Nenhuma surpresa, nenhuma ausência sentida, nada de novo nos nomes de Tarallo.Estive na coletiva e mais para frente farei um especial sobre o basquete feminino brasileiro, inclusive com a entrevista exclusiva com o técnico.
Enquanto isso, a principal jogadora brasileira está em momentos decisivos na Espanha.Jogando pelo Perfurmerias, de Salamanca, disputa a final da Liga contra o Valencia. Na primeira partida, no sábado, derrota por dois pontos fora de casa e, agora, precisa vencer os próximos dois jogos para se tornar campeão.
Boxe: Meninas nas Austrália
A seleção de boxe feminino do Brasil está na Austrália fazendo aclimatação para a disputa do mundial da modalidade, que tem início em maio, na China. Será o único pré olímpico para Londres e apenas 11 vagas em disputa em cada categoria.
Canoagem: Ouros em um Pan esvaziado
Aconteceu no Rio de Janeiro, no fim-de-semana, o pan-americano de canoagem. Uma competição bastante esvaziada, sem a participação dos EUA(Que fez sua seletiva para Londres nesse fim-de-semana), México, Cuba e com um time B do Canadá. Destaque para a dupla brasileira Erlon e Ronilson, que venceram sem grandes dificuldades o c2 200m e c2 1000m. Nilvalter venceu o c1 200m. No feminino, as argentinas venceram praticamente todas as provas olímpicas. No caiaque, em que o Brasil não levará nenhum atleta para Londres, importantes vitórias contra os rivais argentinos.
Ciclismo MTB: Pódio em Portugal
Rubens Donizete ficou em segundo e Henrique Avancini em terceiro na Copa de Portugal, garantindo pontos importantes para o ranking de classificação olímpica
Esgrima: vagas olímpicas para Athos e Guilherme
Pela primeira vez desde 1948, o Brasil será representado nas três armas da esgrima numa Olimpíada. Renzo Agresta já tinha se classificado pelo ranking mundial e, no pré olímpico continental do Chile, no fim-de-semana, Athos Schwantes e Guilherme Toldo se garantiram na Olimpíada. No feminino, o Brasil ficou no quase com Tais Rochel e Karina Lakerbai, ambas perdendo no jogo que valia vaga.
Futebol feminino: Time de Rosana na final da Champions
O Lyon, melhor time do mundo na atualidade, está na final da Champions League de futebol feminino após o empate em 0x0 com o Postdam ontem. Rosana, lateral titular da seleção, entrou no segundo tempo para o time francês.
Hóquei: Brasil estreia no hóquei na grama
O maior torneio da história que o Brasil participa começa nesta semana, no Japão. O pré olímpico mundial em que a seleção masculina jogará pela primeira vez contra alguma das melhores equipes do mundo. São seis participantes e apenas uma vaga.
Judô: Pan- americano essa semana
Acontece no próximo fim-de-semana o pan-americano de judô, última competição que conta pontos para o ranking mundial. Mariana Silva e Maria Portela ainda não estão matematicamente classificadas e precisam de bons resultados para garantir, de uma vez por todas, a vaga em Londres.
Natação: Maria Lenk começa amanhã
Nesta terça-feira tem início o Maria Lenk de natação, o campeonato mais importante na modalidade no Brasil. Será a última chance dos atletas de provas em que dois atletas conquistaram o índice de se classificarem para Londres. A grande novidade é a programação, que conta agora com eliminatórias de manhã e finais a tarde/noite.
Nado Sincronizado: vaga olímpica para o Brasil
O dueto brasileiro confirmou o favoritismo e garantiu a vaga olímpica em Londres. Lara e Nayra fizeram boas apresentações no evento teste. No conjunto, a equipe ficou em nono lugar(Escrevi sobre o assunto na semana passada).
Pentatlo moderno: Yane fecha em quinto
Mais uma vez o filme se repetiu com Yane Marques, dessa vez na etapa da Rússia da Copa do Mundo. A pernambucana que está entre as oito melhores do mundo há quase três anos, ficou em quinto na Copa do Mundo, depois de entrar no evento combinado em terceiro. Como de costume, foi bem até mesmo no tiro, mas correu mal e ficou fora do pódio.
Polo Aquático: Brasil empata um jogo no pré olímpico
Com um time totalmente renovado, a seleção brasileira feminina de polo aquático ficou com um empate três derrotas e ficou de fora da Olimpíada. O jogo mais esperado era contra o Cazaquistão, seleção que historicamente tem o mesmo nível do Brasil, e a partida terminou empatada em 7 a 7. Contra o Canadá,levou a partida equilibrada até o 3x3 mas depois foi goleada. A competição foi recheada de surpresas, como a eliminação da Grecia, atual campeã olímpica, e da Holanda, atual campeã mundial, ambas fora de Londres.
Tênis de mesa: Brasil lidera ranking juvenil
O jovem Hugo Calderano lidera a "Corrida dos Campeões" do Circuito Mundial de tênis de mesa. Após algumas etapas, em que nem todos os principais atletas do mundo participaram, ele é o primeiro do ranking. É um resultado muito bom.
Tiro: Evento teste de Londres 
Filipe Fuzaro não fez uma boa pontuação na Copa do mundo de Londres, evento que vale com evento teste. Fez apenas 127 pontos, longe de seu recorde que é de 144 pratos. Ana Luiza Mello, também classificada para Londres, também ficou longe da final.
Tiro com arco: Bernardo garante vaga em Londres
No pré olímpico das Américas, disputado em Medellin, o Brasil conquistou uma vaga na Olimpíada de Londres, no masculino. Três atletas, com limite de um por país, garantiam vaga nos Jogos e o Brasil colocou dois atletas na semifinal. Bernardo ficou com a prata e Luiz Trainini em quarto. A vaga é do país, mas deve ser dada ao jovem Bernardo. No feminino, nenhuma atleta chegou as quartas-de-final.
Triatlo: Pamela fica em nono no Japão
Aconteceu no último fim-de-semana, a Copa do Mundo do Japão de triatlo, que teve a ausência de alguns dos melhores do mundo pois, no mesmo dia, aconteceu o Campeonato Europeu. Pamela Oliveira foi bem, ficou em nono lugar e está muito próxima de garantir vaga em Londres. Mais importante ainda, foi ter corrido novamente em 36min os 10km. No masculino, Diogo foi o melhor brasileiro e está muito perto de ser osegundo brasileiro em Londres.
Vela: Início da Semana da França
A equipe brasileira está quase completa na etapa da França da Copa do Mundo de vela, que teve início ontem. Na laser, Adriana Kostiw está em 40º, Patricia Freitas está em 15º na RS:x, Fernanda e Ana Luiza em 11º na 470, Jorge Zarif em 20 na finn. Na Star, depois de o adiamento das regatas de ontem , Robert Scheidt e Bruno Prada estão em
Vôlei de praia: brasileiro vão mal na primeira etapa
Primeira etapa do Circuito Mundial em Brasília e o Brasil não teve um bom resultado. No feminino, Maria Elisa e Talita foram prata e Juliana e Larissa ficaram em quarto. No masculino, o melhor resultado foi o bronze de Ricardo e Pedro Cunha, enquanto Emanuel e Alisson abandonaram a competição depois do Alisson ter "rasgado" o braço.
Vôlei: convocações da seleção
Os técnicos das seleções femininas e masculinas fizeram as pré-conovações para, repesctivamente o Gran Prix e a Liga Mundial. Nos dois times, as principais dúvidas estão no levantamento. A grande dúvida é se Ricardinho será chamado ou não.Ele está nessa pré lista, assim como esteve em 2010, mas isso não é garantia que estará na Liga ou na Olimpíada, por inúmeros motivos. OPINIÃO MINHA: Eu acho que Ricardinho tem que ser convocado, mas acho que ele não será.

 Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

4 comentários:

  1. Guilherme
    Ricardinho parece unanimidade, quanto à sua qualidade.........mas estranhamente, se v. olhar as estatísticas da última superliga, ele está FORA da lista dos 10 melhores levantadores....algum especialista pode me explicar essa discrepãncia?

    ResponderExcluir
  2. mais uma coisa: o site da ISAF hj dá vitória do Scheidt na 1ª regata seguida de duas ausências......v. sabe se ele ou o Prada estão com problema de saúde?

    ResponderExcluir
  3. No atletismo nesses meses virão muitos índices olímpicos por aí,no 800 m acho que vão baixar rapidinho o índice do Diomar,principalmente o Kleberson Davide. no badminton acho que o Paiola vai ficar fora de londres mesmo,não conseguiu no Tahiti ir longe,e agora em Portugal terá um torneio difícil,s´se ganhar lá na TERRINHA mesmo,daí sobe bem no ranking. eu acho que na lista do Tarallo faltou a Micaela,não é um primor tecnicamente mas não está a quem de algumas que foram chamadas,ela poderia estar aí,mas enfim... eu não sou o técinico. que bom que teremos (provavelmente) representantes no ciclismo MTB em londres,esses resultados fazem que o Brasil fique muito perto da vaga,pena q será apenas UMA. o Hoquei sobre grama,é a mesma situaçao do polo feminino,CHANCE ZERO DE CLASSIFICAÇÃO,e ainda vamos tomar só goleada,no polo ao menos empatamos uma,mas é claro,que servirá como uma excelente participaçao já que é a maior competição do Brasil na história d esporte! na esgrima eu apostava em 3 vagas,com Tais Rochel,Karina Lakerbai e Guilherme Toldo,não imaginava que o Athos se classificaria,foi uma grata surpresa,pena foi que as meninas não conseguiram se classificar,uma pena mesmo. vagas que já eram esperadas vieram no tiro com arco masculino e no nado sincronizado,mas no tiro eu esperava que o Daniel Xavier ficasse com a vaga, e deu Bernardo que destruiu em Medelin 2010. Yane Marques tem que fazer treinamento específico pra corrida,isso já vem a perturbando a anos,sempre tá entre as primeiras ,mas nunca consegue medalha justamente por causa dessa parte da prova,tem que ajustar isso,mas mesmo assim foi um grande resultado. começa mais uma competiçao de vela,e no quadro de medalhas já aponta um ouro para o Brasil antes mesmo de começar as regatas.é essa confiança que tenho com nossa dupla da star,com uma regularidade dessas não dá pra pensar diferente. No volei de praia realmente não foi uma boa etapa,mas são ainda 9 antes da olimpiada e do fechamento do ranking,e tem muito ainda a se fazer e melhorar,mas nessa frase:"o Brasil foi mal na etapa de Brasília" se nota o quão o Brasil é potencia,pois pra outros países(menos os EUA) duas medalhas na primeira etapa,mesmo em casa,seria uma glória,mas somos tão bons que não se contentamos de não ganhar o ouro ,isso é legal!Querer sempre mais! E FINALMENTE sobre as convocaçoes do volei,acho que Ricardinho é genio!mas dificilmente irá a londres,só se desiquilibrar demias em treinamentos ou na liga mundial,do contrário´acho que não. e no feminino já sabemos mais ou menos a base do timeque irá para a olimpiada,dúvidas com as ponteiras reservas,central reserva e indecisão de levantadora, de resto tem gente que pede a Brait no lugar da Fabi,mas não é provável que o Zé Roberto não leve a Fabi. ass:@rafa_olimpico obrigado pela atençao!ADMIRO DEMAIS SEU TRABALHO,ME INSPIRO EM VOCE,ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. A LIGA da Brait foi muito, mas MUITO melhor que a da Fabi.........

    ResponderExcluir