terça-feira, 17 de abril de 2012

Marcio Wenceslau


A ITF- Federação Internacional de Taekwondo- divulgou ontem os quatro países que serão contemplados com o convite para os Jogos de Londres: Camboja, Mali, Iêmen e Panamá.
Como de costume, os convites foram dados a países sem nenhuma tradição no esporte e que estão com um ou outro atleta com um pouco de destaque nas competições.

Isso acabou com o sonho de Marcio Wenceslau, brasileiro que esperava um convite após ser injustiçado no pré olímpico continental. Vou relembrar a história.

Disputa do bronze no pré olímpico das Américas, disputado no México em novembro do ano passado. Marcio Wenceslau e Damian Villa, que eram favoritos a passar para a final da competição, perderam na semi e disputaram o terceiro lugar e, consequentemente, a última das vagas olímpicas na competição.

Marcio vencia o combate até que, faltando menos de 10s, sofreu uma tentativa de golpe na cabeça, marcada pelo árbitro. Três pontos e vaga para o mexicano. Todo mundo que estava lá(eu não vi a luta) disse que o golpe não pegou. Aliás, passou longe.

Quando um lutador se sente injustiçado no taekwondo, o técnico pode pedir para que o juiz veja o replay pelo vídeo. Porém, o técnico Marcelo Madureira já tinha pedido esse desafio em outro momento da luta. Na ocasião, apenas um pedido por atleta pode ser feito.

Marcio ficou sem a vaga e Villa se classificou.

O COB e a Confederação Brasileira entraram com um protesto pedindo a vaga olímpica para o brasileiro. O primeiro passo era o convite, não deu certo. O segundo seria, meses depois da luta, mudar o resultado do combate, o que seria mais difícil ainda.
O México tem MUITA tradição na modalidade e consequentemente força política. Não iam tirar uma vaga, por mais justo que fosse, do México e dar ao Brasil.

Mas podemos dizer que a Federação Internacional chegou a pensar no assunto. Tanto que uma das mudanças das regras para a Olimpíada de Londres é que, independente de quantas vezes cada técnico pediu revisão de golpes na luta, o juiz tem o direito de rever os últimos 20s de combate para decidir a luta.

Se essa fosse a regra na época da luta de Marcio, talvez o resultado fosse outro. Mas a Federação Internacional precisou de uma "cobaia" para mudar a regra. E essa cobaia foi Marcio.

Só para constar, Damian Villa, ídolo no México e vice campeão mundial de 2009, está fora da Olimpíada. Foi suspenso pelos técnicos mexicanos por ter saído para beber durante uma competição na Europa na última semana. Quem defenderá o México será Diego Garcia.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

4 comentários:

  1. vc é um bom jornalista , então dica te informa antes

    O brasileiro Márcio Wenceslau ainda não se considera oficialmente fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Embora existam indicações de que ele ficará sem um dos wild-cards cedidos pela Federação Internacional de Taekwondo (WTF), Márcio alegou que não se trata de uma decisão oficial.

    - Essa notícia não é oficial. Não sei dizer de onde ela surgiu, porque a federação não me informou. Não posso comentar o assunto, porque ainda aguardo julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), provavelmente no início de maio - explicou o lutador.

    O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) pleiteavam um wild-card para o atleta, mas na última segunda-feira o site especializado mastaekwondo.com divulgou que os convites foram dados para Panamá e Mali, no feminino, e Iêmen e Camboja, no masculino.

    Durante o Pré-Olímpico das Américas, em novembro, no México, Márcio foi prejudicado pela arbitragem três vezes, quando vencia o mexicano Damian Villa por 6 a 2, faltando apenas 20 segundos para o término da luta. A três segundos do fim, ainda vencendo por 6 a 4, o árbitro acusou um golpe em sua cabeça, mas que o atingiu apenas no braço. Com isso, o placar foi de 7 a 6 para Villa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez se interesse em abrir o site da Federação Internacional de Taekwondo. A notícia dos quatro países convidados está na home do site. Agora, a única esperança do Márcio é se o Tribunal Arbitral do Esporte decidir a favor dele..

      Excluir
    2. Amigos, obrigado pelos comentários.

      Mas quando postei já tinha as informações dos 4 países convidados.

      Quanto a tirar a vaga olímpica do México, escrevi o que acho no texto:

      "O México tem MUITA tradição na modalidade e consequentemente força política. Não iam tirar uma vaga, por mais justo que fosse, do México e dar ao Brasil."

      E obrigado pelo "vc é um bom jornalista" fico feliz. Por que ninguém no Brasil deu que a ITF mudou a regra por causa do Marcio MUITO MENOS que o cara que conquistou a vaga não irá a Londres por problemas disciplinares. E ele é ídolo lá!

      Torço pelo Marcio, sou fã dele!Meu sonho é que eu queime a lingua e mudem de ideia seis meses depois da luta.

      Abraços entrem sempre por aqui!

      Excluir
  2. Por isso mesmo que disse para o anonimo aí de cima para dar uma olhada no site da Federação de Taekwondo, acredito que você não daria uma "barriga" dessas, fazer esse anúncio sem ter certeza disso...rsrsr. E realmente, eu não vi em lugar nenhum falando sobre o mal comportamento do Villa, parabéns!
    E quanto ao "bom jornalista" que o anonimo te atribuiu, só posso discordar e dizer que te considero, sem sombras de dúvidas, o melhor jornalista do Brasil na atualidade na área de esportes olímpicos.
    Abraço...

    ResponderExcluir