terça-feira, 3 de abril de 2012

Futebol feminino


O Brasil sem Marta é um time comum. Digo isso há algum tempo e hoje foi mais uma vez provado. O Brasil perdeu de 3x0 para os EUA, em um torneio amistoso no Japão, que a Marta não está participando. A partida seria disputada as 8h da manhã no horário de Brasília, mas aconteceu as 4 por conta de uma tempestade que caíria na cidade japonesa.

Não sou daqueles que idolatro só uma pessoa no time. Não acho que a natação brasileira é só Cielo, não acho que o vôlei só foi campeão olímpico por causa do Giba nem que a Chana é o único destaque do handebol feminino. Mas, no caso do futebol feminino, a Marta faz uma BAAAAIIITTAAA diferença.

No Mundial do ano passado, o Brasil foi eliminado pelos EUA nas quartas-de-final depois de um empate em 2x2. Um gol em jogada individual de Marta e outro gol de penalti, marcado por Marta, depois de um penalti sofrido por ela mesma.

Claro que no time brasileiro tem outras jogadoras boas, mas nenhuma que faça "A" diferença. A Cristiane é uma ótima centroavante, a Formiga(que saiu machucada) talvez seja a melhor volante de todos os tempos, está na seleção há 20 anos, a Maurine e a Rosana são habilidosas, a Thaisinha é um talento iminente, a Erika é mal utilizada na zaga, a Bagé é raçuda...Enfim, temos jogadoras boas, mas que não fazem do Brasil um time fora de série.

As jogadoras fazem do Brasil um time comum e, principalmente, desentrosado. É um punhado de jogadoras sem muita organização. E não digo que a culpa é do Jorge Barcellos, que está de volta ao time. Os treinos da seleção no Rio de Janeiro são sem as atletas que jogam fora do Brasil, então não cria entrosamento.

No jogo de hoje, contra os EUA, as chances de gols foram poucas. No primeiro tempo, uma falta de Maurine por cima do gol, uma jogada de força da Rosana dentro da area com finalização para fora e um gol da Cristiane que, na minha visão, foi mal anulado. E só. E olha que em vinte minutos os EUA já venciam por 2x0.

No segundo tempo, uma chance aqui, outra ali, mas nada demais. Outro gol sofrido e um 3x0 que o Brasil até mostrou bom futebol em alguns momentos. Mas falta muito se quiser subir ao pódio olimpico. Não digo nem o ouro, digo pódio mesmo.

Sei da precariedade que o futebol feminino é tratado aqui. Sei que a Copa Brasil é um torneio ruim, que o investimento não chega nunca e, quando chega, dura pouco tempo, como aconteceu com o time do Santos. Não estou cobrando resultado.

Também lembro que os EUA jogaram 11 jogos esse ano, incluindo o mundialito que reuniu 12 seleções em Portugal. O Brasil atuou apenas uma vez oficialmente, contra o Canadá na semana passada.

Falta realmente apoio. Mas tem que haver críticas ao futebol apresentado e não só passar a mão na cabeça das jogadoras.

Tem que haver o meio termo entre "amarelonas" e "Sem apoio não dá para fazer nada"

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Sinceramente espera mais um pouco de garra da nossa seleção mas parece que em Londres sairemos sem nem mesmo uma quarta de final !!!
    Desapontado pois nossa equipe é d+ tem muita força de vontade porém não mostra resultado ... Mesmo assim vou torcer muitoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo isso,mas acredito que as meninas podem chegar a uma final,ate la elas vão estar mais entrosadas,e vão melhora muito nas finalizações que pra mim foi oque faltou nesse jogo.Acho que os próximos amistosos devem ser sem a Marta,para dar mais confiança as meninas.E se ajuntar as meninas confiantes mais o MEGA talento de marta acredito que sera uma medalha de ouro na certa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ouro já é D+ !!! MAS COMO BOM BRASILEIRO QUE SOU ACREDITO NA FORÇA DELAS !!!

      Excluir