quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ben Ainsile

Um velejador estrangeiro é bem conhecido entre os que gostam de esportes aqui no Brasil. O britânico Ben Ainsile passou a ser "odiado" por aqui depois da Olimpíada de Sydney, quando tirou o ouro de Robert Scheidt na laser, fechando de todas as maneiras na última regata, em que o brasileiro precisava chegar entre os 20 primeiros e ficou em 22º.

Mas o cara é um mito!

Ele está a caminho de sua quinta Olimpíada. No currículo, são quatro medalhas, três ouros e uma prata. Foi prata na laser em 1996(perdeu para Scheidt), ouro na laser em 2000. Se mudou para classe finn, na qual já é bicampeão olímpico, e é favorito ao ouro em Londres.

Se conquistar a quinta medalha na carreira, se juntará a Torben Grael como os únicos atleta da modalidade a subir no pódio cinco vezes. Claro que Robert Scheidt tem a mesma chance, está próximo de chegar a sua quinta medalha também.
Se levar o quarto ouro, se juntará ao dinamarquês Paul Elvstrom como os únicos da vela a terem quatro títulos olímpicos.

O domínio dele na classe finn, desde 2004, é incrível. Ano passado, teve um problema no campeonato mundial e ficou de fora da Regata da Medalha após ser desclassificado de uma regata por ter brigado com um jornalista e foi punido pela Federação Internacional.

O inglês tem nove títulos mundiais, cinco na classe finn.

A superioridade é impressionante. Basta ver o Trofeo Princesa Sofia, que reune os melhores do mundo na Espanha essa semana. Até o momento, após oito regatas, o inglês lidera com quatro vitórias e três segundos lugares, um total de 10 pontos perdidos, 23 a menos que o segundo colocado.

E qualquer competição em condições normais(quando não briga com jornalista), ele vence. Ano passado, venceu quatro das cinco Copas do Mundo que disputou. Perdeu só uma, para outro britânico, Edward Wright. O campeão mundial é outro britânico, Giles Scott.

Ou seja, ele só perde para britânicos. E, em Londres, só vai ter ele como atleta da casa.

Por tanto, um ouro quase certo para a Grã Bretanha.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário