quarta-feira, 28 de março de 2012

Países

A Olimpíada é uma festa de nações. Segundo a última divulgação do COI, são mais de 200 afiliados, número maior que o da ONU. A grande maioria leva atletas apenas para participar. Os países mais ricos e desenvolvidos ganham dezenas, as vezes centenas de medalhas.

Mas é legal ver alguns países que tem um ou outro atleta que pode surpreender e ganhar uma medalha. Aí todos vão se surpreender ao ver o Vietnã no pódio da ginástica ou o Afeganistão no taekwondo.

No atletismo, a gente nem fica tão espantado pois é um dos esportes mais democráticos, em que muitos países levam medalhas. Mas um dos favoritos ao pódio nos 400m, por exemplo, é o atleta de Granada Kirani James. Na versão feminina dessa mesma prova, uma atleta da Botsuana é atual campeã mundial.

Um exemplo estranho, mas já conhecido por quem acompanha de perto o esporte é na natação. A atleta do Zimbabue Kirsty Conventry é multimedalhista olímpica e tem tudo para subir ao pódio de novo em Londres.

Na ginástica, as medalhas devem ser divididas entre os tradicionais EUA, China, Rússia etc etc. Mas uma atleta do Vietnã. Isso mesmo, Vietnã pode surpreender. Não só pode surpreender, como entra na Olimpíada como atual medalha de bronze em mundial no salto e será uma das rivais de Jade na luta pela medalha olímpica. O nome dela é Phan Thi Ha Thanh.

No hipismo, um esporte amplamente dominado por europeus e com uma boa tradição aqui nas Américas, uma das seleções mais fortes é a Arábia Saudita!E um dos favoritos ao pódio no individual é Abdullah Al-Sharbatly, atual medalhista de prata.

O hóquei já teve seus dias de países "diferentes" no pódio. Por exemplo, a Índia, que está de volta a uma Olimpíada depois da ausência em 2008, ganhou OITO VEZES a medalha de ouro olímpica. No feminino, em 1980, o Zimbabue foi medalha de ouro.

No judô, uma das principais adversárias de Erika Miranda na categoria até 52kg nasceu no Kosovo, ainda não reconhecido pelo COI. Majlinda Kelmendi é top 5 do ranking mundial, já foi campeã mundial sub 20 e venceu diversas Copas do Mundo.

E muitos exemplos podem ser vistos. Tem egípcios se dando bem no pentatlo moderno, atletas de Togo medalhando na canoagem, lutadores do taekwondo do Afeganistão favoritos ao pódio em Londres, tenista de Bahamas se destacando nas duplas, no tiro tem atletas do Chipre, Índia e até San Marino que vão a Londres com chances de medalha.

Enfim, a Olimpíada mostra uma diversidade cada vez maior. Algo muito importante para o evento!

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário