domingo, 1 de janeiro de 2012

Perspectiva 2012

O ano de 2011 acabou. A retrospectiva já foi feita, um post para cada modalidade. Hoje, vou falar das perspectivas para a Olimpíada de 2012. Finalemente o ano olímpico começou.

O que todos querem saber é o número de medalhas do Brasil em Londres. Eu arrisco 17 medalhas, cinco de ouro, o que configuraria recorde de medalhas e igualar o recorde de medalhas de ouro.

Vou atualizar um post que eu fiz no dia 7 de junho, quando faltavam mais de 400 dias para o início dos Jogos.

Podemos dividir a delegação brasileira em quatro grupos:
- Os favoritos ao pódio
- Os candidatos ao pódio
- Os que podem surpreender e subir ao pódio
- Os que praticamente não tem chances de medalhas

Muito pode se discutir até chegar um consenso de quantos favoritos ao pódio o Brasil teria caso a Olimpíada fosse hoje. Mas na minha opinião seriam 17 as medalhas nas quais o Brasil é favorito absoluto.

- 1 no atletismo
- 2 no futebol
- 4 no judô
- 2 na natação
- 1 no taekwondo
- 1 na vela
- 2 no vôlei
- 3 no vôlei de praia
- 1 ginástica

Também tem muito a se discutir, mas na minha opinião o Brasil teria 25 candidatos ao pódio. O que são os candidatos ao pódio? São aqueles que sempre estão entre os 5, 6 primeiros nas principais competições, mas ainda precisam subir um "degrau" para abocanhar uma medalha.

- 3 no atletismo
- 2 no boxe
- 2 na ginástica
- 2 no hipismo
- 5 no judô
- 4 na natação
- 1 Maratona aquática
- 1 nas maratonas aquáticas
- 1 no pentatlo moderno
- 1 no taekwondo
- 2 na vela
- 1 vôlei de praia

Outros muitos são os que podem surpreender. Quem pode surpreender é aquele que conquistou um ou dois bons resultados nesse ciclo olímpico, mas falta ter uma regularidade. É aquele que a gente pode pensar: "Vai saber, se ele tiver no dia dele na Olimpíada, ele pode ganhar a medalha".
Claro, mais uma vez muito se discutirá sobre o assunto, mas eis minha opinião:

- 2 no atletismo
- 1 no basquete
- 1 Handebol
- 2 no boxe
- 5 no judô
- 1 na luta
- 2 na natação
- 2 na vela

Se somarmos todos esses números, chegaremos quase a 60. Claro que o Brasil não vai conquistar 60 medalhas. Aliás, não vai chegar nem perto desse número. Mas podemos dizer que são cerca de 60 as chances de medalha do Brasil.
No restante das provas, os brasileiros lutarão por resultados melhores do que em outras Olimpíadas, lutarão por vagas entre os 30 melhores, entre os 20 melhores, entre os 10 melhores.
Enfim, os outros terão cada um seu objetivo em Londres, mas as chances de medalhas são realmente muito pequenas. (Não vou dizer que a chance é zero, porque tudo pode acontecer, mas...).

Vamos fazer uma reflexão. Em Pequim-2008, conquistamos 15 medalhas. Se formos dividir essas medalhas na divisão acima, teríamos, na minha opinião:
- 10 favoritos ao pódio
- 3 candidatos ao pódio (Cesar Cielo(100m), Natália Falavigna e Maurren Maggi)
- 2 que poderiam surpreender (Ketleyin Quadros e 470 feminino)

Na ocasião, lembro que chegamos com 15 "favoritos ao pódio" e, mesmo com algumas decepções(Diego Hipólito, vôlei de praia feminino, João Derly,Luciano Correa e Bimba) o Brasil conquistou 15 medalhas. Um terço dos favoritos não subiram ao pódio, mas um sexto dos "candidatos" e dos que "podem surpreender" ganharam medalha.

Para concluir: O Brasil deve conquistar entre 15 e 20 medalhas em Londres. Na verdade apostaria em 17, que é o número de "favoritos". Mas, como sempre, alguns desses favoritos não vão ganhar. E alguns dos "candidatos" e dos que "podem surpreender" vão ficar entre os três primeiros.

Repito, 200 dias é muita coisa. Quase um ano. Mas, apesar de toda imprevisibilidade do esporte, sabemos quem tem e quem não tem chances de pódio.

Siga o twitter no blog: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Obrigado, na lista dos favoritos ao podio, poderia indicar as provas e os nomes dos atletas? abs

    - 1 no atletismo
    - 2 no futebol
    - 4 no judô
    - 2 na natação
    - 1 no taekwondo
    - 1 na vela
    - 2 no vôlei
    - 3 no vôlei de praia
    - 1 ginástica

    ResponderExcluir