sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Revezamentos da natação


A natação brasileira viveu um ano muito tumultuado, com casos de dopings, algumas decepções no mundial, mas fechou a competição na China com três ouros, um recorde.
O fim do ano parece ser próspero para natação brasileiro. O Open está com um nível muito bom, já com índices olímpicos de Henrique Barbosa, Gracielle e Nicolas Oliveira. O resumão do Open escrevo no domingo, hoje vou falar dos revezamentos.

O Brasil está, no papel, com dois revezamentos muito fortes, com chances reais de brigar por medalhas na Olimpíada. O revezamento medley e o revezamento 4x100m livre.
Mas, acho que o Brasil tem que dar o valor que uma prova de revezamento merece.

Vou começar a lembrar de 2008, quando os TRÊS revezamentos tinham chances reais de final e até mesmo brigar por um pódio. Porém, no 4x200m Thiago Pereira abriu mão de nadar e o Brasil ficou longe da final.No 4x100m livre, o time foi desclassificado após bater o recorde sul-americano e por fim, o medley, que tinha no papel chances de brigar pelo pódio nadou quase inteiro reserva e ficou sem final.

Em 2009, no mundial de Roma, aconteceu o contrário. Todo mundo deu o valor que o revezamento merecia e o resultado apareceu. O medley e o livre fizeram tempos muito bons e ficaram em quarto lugar, sempre bem perto da medalha.

Mas em 2011 o descrédito dos revezamentos voltou. Mesmo valendo vaga olímpica, Cielo abriu mão do revezamento medley e livre. O livre ainda se garantiu mas o medley ficou de fora não só na final como da vaga olímpica, que fatalmente virá pela repescagem dos quatro melhores tempos do mundo.

O que será o revezamento medley de 2012? Conversei já com o Ari sobre isso e ele disse que o objetivo é a medalha, mas disse que temos que ter oito homens. Não temos que depender de um Kaio Marcio nadar bem para chegar a final. Temos que ter um outro nadador de borboleta com índice para a Olimpíada. Assim como em todos os estilos.

O revezamento 4x100m livre do Brasil é muito forte. Cielo não tem nem o que falar, nada 47s. Nicolas Oliveira nadou muito bem no Open, tem no momento o segundo tempo do Brasil, 48s71, um centésimo melhor que Bruno Fratus, que precisa voltar a fazer uma boa prova de 100m, algo que não fez nem no mundial nem no Pan. Nicholas Santos e Marcelo Chierighini brigariam pela última vaga e para ser reserva, numa possível eliminatória em que Cielo fosse poupado. Só possível, já que em 2008 Cielo nadou a eliminatórias, bateu o recorde sul-americano dos 100m ao abrir o revezamento e começou sua epopeia na histórica olimpíada.

Com esses cinco nadadores e Cielo abrindo ou fechando, o Brasil tem total condição de brigar pelo bronze. Chegar na França ou nos EUA seria um sonho distante. Mas brigar pelo bronze com os campeões mundiais australianos, com Rússia, Itália, Alemanha e África do Sul dá.

O revezamento medley também é muito forte. Temos um nadador fora de série, Cesar Cielo, um nadador que se encaixar sua prova de 100m peito é um dos cinco melhores do mundo, Felipe França. Temos no borboleta um nadador que precisa se recuperar, Kaio Marcio, ou um experiente finalista olímpico, Gabriel Mangabeira. O nado costas é o mais carente do Brasil. Thiago Pereira poderia abrir o revezamento, como estava previsto no mundial, ou Guido nadaria. Aí, só na hora para escolher.

Chegar nos EUA seria difícil. Mas disputar duas medalhas com Japão,ALemanha, Holanda, França dá. No mundial só não deu porque Kaio Marcio nadou quase dois segundos acima do que o "previsto". Se não fosse isso, mesmo sem Cielo, o Brasil passaria a final com sexto tempo.


Não coloco a culpa em Cielo, longe disso. Ele tem as prioridades dele, foi lá, caiu na água e ganhou dois ouros no mundial em que abriu mão do revezamento, que já estava desfalcado.

Mas acho que vale a pena um pensamento melhor para esses dois revezamentos, que tem chances reais de medalha. Coloca o Cielo só na final se for o caso, mas tem que nadar SÉRIO!



No papel, o time é muito forte. Resta saber se na Olimpíada, todos vão nadar para perto de seus melhores tempos nos revezamentos. Ou se vão pensar apenas nas provas individuais...



Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Guilherme Giorgi você está de Parabéns, incrível o fato de no seu blog termos informações detalhadas de todos os esportes olímpicos. Eu acho seu blog fantástico e leio ele todos os dias.
    Forte abraço

    ResponderExcluir