quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva vôlei de praia

Um ano quase perfeito para o volei de praia brasileiro. Juliana/Larissa e Emanuel/Alisson tiveram um ano perfeito, com títulos no Campeonato Mundial, Circuito Mundial, Jogos Pan-Americanos e várias vitórias sobre os campeões olímpicos, Walsh/May e Rogers/Dalhausser.

JULIANA E LARISSA CAMPEÃS MUNDIAIS
Juliana e Larissa nunca tinham ganho um campeonato mundial. Elas chegaram até as quartas-de-final com cinco vitórias e sem perder nenhum set. Aí,venceram Fanderick e Harisson por 2x1 e, na semi, bateram a surpresa da competição, as tchecas, por 2x0.
Na final, contra Walsh e May,jogão. No tie breake venceram por 16 a 14 depois de estarem perdendo por 8x3, 11x7 e 14x12.

EMANUEL E ALISSON CAMPEÕES MUNDIAIS
Um título mundial inesquecível para a dupla formada no início de 2010. Depois de um começo inconstante, a dupla se acertou e venceu os quatro últimos jogos sem perder um único set. A final, contra Ricardo e Marcio foi tranquila, dois sets a zero nos compatriotas.

OURO NO PAN
Com os EUA com duplas que sequer disputam o Circuito Mundial, o título de Larissa/Juliana e Emanuel/Alisson parecia fácil. Porém, não foi o que aconteceu.
Os homens perderam um jogo na fase de classificação, mas se superaram na fase final e chegaram ao ouro. Já Juliana e Larissa precisaram salvar seis matches points na final contra as mexicanas para chegarem ao título.

SALADA DE DUPLAS
E não acabam as mudanças de duplas no vôlei de praia masculino brasileiro. Márcio e Ricardo, anunciaram a separação dias após o vice campeonato mundial. Ricardo foi jogar com Pedro Solberg que foi pego no doping e a parceria nem teve início(Solberg foi absolvido depois, mas perdeu o par). Assim, Ricardo termina o ano jogando com Pedro Cunha, com quem ja conseguiu bons resultados nas últimas etapas do Circuito Mundial.

CONFRONTOS
O ano de 2011 começou com Walsh e May vencendo por 12 a 4 os duelos com Larissa e Juliana. Porém, na temporada em que Juliana e Larissa ganharam seis etapas do Circuito Mundial, elas venceram cinco vezes as americanas e perderam apenas uma. No geral, agora está 13 a 9 para as americanas.

MARIA ELISA E TALITA
No Campeonato Mundial, etapa mais importante do ano, Maria Elisa/Talita caíram nas quartas diante de Xue e Zhang e terminaram em quinto. Aliás, que regularidade delas esse ano. Participaram de todas as etapas do Circuito, só não chegaram as quartas-de-finais em duas delas. Terminaram em quinto em seis etapas, além de três quartos lugares, dois bronzes e um título. O título foi no Canadá, na etapa mais esvaziada do Circuito. Maria Elisa e Talita terminaram o ano melhor que começaram.
Mas ainda seguem um degrau abaixo de Walsh e May e Juliana e Larissa. Mas, já estão no mesmo nível de Zhang e Xue. Em nove confrontos desse ano, Maria Elisa e Talita venceram quatro e perderam cinco. Contra Walsh e May perderam três e venceram uma, quando Walsh estava machucada. No confronto com Juliana eLarissa, foi uma vitória e três derrotas.

LEIA MAIS NO BLOG
Especial Mundial de vôlei de praia

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário