segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva hipismo


A expectativa para 2011 no hipismo era que classificasse para Londres uma equipe completa, com adestramento, saltos e CCE. Os saltos se classificaram já em 2010 pelo mundial, o CCE conseguiu com o bronze no Pan mas o adestramento decepcionou, ficou de fora e agora só pode ir a Londres no invididual.

PRATA E BRONZE NO PAN NOS SALTOS
A equipe do Brasil foi completa para o Pan de Guadalajara, mesmo com a vaga olímpica já conquistada. Rodrigo Pessoa, Doda, Bernardo Alves, que competem e moram na Europa, participaram da competição. O nivel era forte, tínhamos campeões olímpicos tanto do Canadá quanto dos EUA.
O que não ajudou foi o percurso montado, com pouca dificuldade e nivelando o torneio por baixo. ""Qualquer um"" zerava. No fim, ouro para os EUA e prata para o Brasil por equipes. No individual, ouro e prata para os EUA e bronze para Bernardo Alves.

CCE FICA COM VAGA EM LONDRES
Medalha de bronze por equipes e a vaga para outra Olimpíada no hipismo CCE. O objetivo era brigar com Canadá e EUA pelo ouro, mas já no adestramento o time ficou para trás. Aliás, o grande objetivo no início do Pan era melhorar muito o adestramento, que sempre foi o patinho feio do CCE brasileiro. Melhorou, não muito, mas melhorou. O cross e os saltos continuam bons.

ADESTRAMENTO FORA
O bronze no Pan do Rio animou. Os anos de 2009 e 2010 foram bons, a seleção foi completa para o Mundial, as notas passaram a ser constantemente maiores que 64%. Mas no Pan, isso não refletiu em pódio. Por equipes, o time ficou em quinto lugar, atrás de Colômbia e México, países que poderiam ser batido. Agora, as chances de vaga na Olimpíada são pelo ranking mundial e, se os Jogos fosse hoje, Luiza Almeida estaria classificada.

DODA TERCEIRO NO GLOBAL CHAMPIONS TOUR
Individualmente, o melhor cavaleiro do Brasil foi Doda, que fez uma temporada muito boa, com inúmeros títulos. Terminou o ano entre os 15 melhores no ranking mundial e no Global Champions Tour, principal circuito de competições, terminou na terceira posição. Depois de não ter disputado Pequim por problemas no cavalo, Londres tem tudo para ser inesquecível para ele.

COPA DO MUNDO
Na Copa do Mundo de hipismo saltos, disputada na Alemanha, os brasileiros, não foram bem. Rodrigo Pessoa optou por não disputar a Final da Copa do Mundo. Defenderam as cores do Brasil, o paulista Yuri Mansur Guerios, campeão da liga sulamericana 2010 e o gaúcho radicado no México, Eduardo Menezes, que se classficou para a Final pela Liga da Costa Oeste Americana. Yuri e Eduardo, fecharam, respectivamente, na 30ª e 31ª colocação em Leipzig.

BRASILEIROS NO RANKING MUNDIAL
No hipismo saltos, o Brasil tem os melhores resultado. No ranking mundial, em que Rodrigo Pessoa já liderou há alguns anos, o melhor brasileiro atualmente é Doda, que fechou o ano em 14º mas deve subir de posição na classificação que será divulgada dia 2 de janeiro. Rodrigo Pessoa conseguiu alguns bons resultados no ano, como os títulos em Estoril e Valência, e terminou o ano em 41º.
No CCE, Serguei Foffanov, o Guega, fechou o ano em 53º, Marcio Carvalho em 109º, Ruy Fonseca em 114º. Os dois primeiros moram, treinam e competem praticamente somente no Brasil e Ruy mora e compete na Europa.

CCE VAI PARA INGLATERRA
Treinados pelo inglês Nick Turner, os principais conjuntos brasileiros vão fazer a preparação e até mesmo as seletivas internas para a Olimpíada na Inglaterra, país que tem o maior número de provas de CCE no mundo.

O QUE ESPERAR DE LONDRES
Que a seleção volte ao pódio depois da ausencia em 2008. O time de saltos é forte e briga tanto por medalhas no individual, Rodrigo Pessoa e Doda, como no conjunto, em que a seleção ficou em quarto lugar no último mundial. Já o CCe sonha em repetir o 6º lugar de Sydney 2000, mas acho que o resultado será um pouco pior, talvez se ficar entre os oito estará de bom tamanho.

LEIA MAIS NO BLOG
Especial Copa do Mundo

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário