quinta-feira, 19 de maio de 2011

GP de Uberlândia

O terceiro da série de cinco meetings de atletismo disputados no Brasil aconteceu nesta quarta-feira, em Uberlândia. Com algumas provas esvaziadas, o Brasil conquistou várias medalhas de ouro, mas em termos de marcas não tivemos resultados tão bons, também em função do clima não propício à grandes marcas. Caiu uma chuva durante todo o GP.

O interessante do GP é que tivemos os quatro revezamentos, provas que não aconteceram nas outras competições por aqui. O Brasil levou ouro nos quatro, sempre batendo a Colômbia, rival principal do continente. Interessante pois em alguns sul-americanos perdemos as provas de 4x400 para eles.

O revezamento mais importante, atualmente, é o 4x100m feminino, que tem chances reais de pódio no mundial e que vem fazendo um trabalho muito forte, comandadas pelo técnico Nakaya

O tempo em Uberlândia do time formado por Rosemar Coelho e Ana Claudia, titulares absolutas, Franciela, que está na briga por uma possível quarta vaga e Geisa Coutinho, especialista nos 400m foi de 43s87, o segundo melhor do time na temporada.

Thaissa não disputou o meeting e é uma das titulares da equipe. Na teoria, é a terceira mulher, que corre a curva para a chegada. Franciela briga por uma suposta quarta vaga no time com Vanda,Kaiuza e Rosângela Santos dentre outras. Rosângela, por sinal, correria em Uberlândia, mas está com problemas de saude e não competiu, por isso a improvisação de Geisa, que nunca treinou com o time.
Na prova individual, Ana Claudia foi bronze com 11s49, Franciela ficou em 7º com 11s63.

No masculino, o time não está tão forte quanto nos últimos anos. Vê-se isso pelos tempos obtidos na prova individual nos 100m hoje em Uberlândia, Ailson o sétimo melhor com 10s65. Neste ano, Jefferson Lucindo foi o mais rápido do Brasil com 10s28, mas em Uberlândia não disputou a prova. Nilson André, que fez um 2010 muito bom, não está no mesmo nível em 2011.
Em Uberlândia, o revezamento venceu com 39s45. Só não sei como foi feita a divisão da equipe A e equipe B. Na equipe B, que ficou em quinto, Vicente Lenílson, titular absoluto da largada do revezamento há 10 anos, correu, teve a melhor reação ao tiro de todos os competidores, mas seu time não era tão forte.
Sinceramente, não entendi.

Os revezamentos 4x400m ficaram com ouro. No momento, o time feminino é mais forte que o masculino. O time titular, formado por Geisa, Aline, Joelma e Jailma fez o tempo de 3m30s87, marca interessante. O masculino, formado por Anderson,Fernando, Jonathan e Wagner fez 3m10s43, muito acima de um tempo que pode conseguir um bom resultado num Pan ou classificar para uma Olimpíada.

Nas provas individuais dos 400m, Joelma ficou em 4º com 52s50, dois centésimos a frente de Jailma Sales. No masculino, ouro para o Brasil, com 46s91 de Anderson, tempo não tão bom.

Em termos de estrangeiros, as provas mais fortes foram os lançamentos de martelo masculino e feminino, inclusive com atletas entre os cinco do mundo. Para o Brasil, Wagner "Montanha" ficou em 5º no martelo com 70m76, um pouco distante de seu recorde nacional, mas mostrou-se consistente ao lançar três vezes acima dos 70m. Para lutar por uma medalha no Pan, precisa melhorar alguns metros.
No feminino, um show das estrangeiras e a melhor brasileira na 9ª posição, Ana Paula Pereira, com 58m97.
No salto em altura, medalha de bronze para Monica Araujo, com 1m81. Ela e Valdileia estão numa briga interna para ver quem leva a vaga brasileira no PAN. Valdileia também fez 1m81 mas ficou na quarta posição.

No salto triplo, prata para Jefferson Sabino com 16m37, num vento de 0,9m/s contra. Mais legal desta prova foi o bronze para Jonathan Henrique, atleta que Nelio Moura, técnico de Maurrem e Keila, deposita uma esperança muito grande.

Nos 3000m com obstáculos, bronze para Hudson Souza, com a marca de 8m39s32, numa prova que foi decidida na chegada. Hudson, que já tem três ouros em Jogos Pan-Americanos nas provas de 1500m e 5000m, deve ser o brasileiro nos 3000m com obstáculos em Guadalajara e terá chances de mais um pódio.


No feminino, a atual campeã do Pan, Sabine Heitling ficou na quinta posição.

No lançamento de dardo feminino, Laila Ferrer venceu com 57m25, numa prova em que tivemos apenas uma estrangeira, a colombiana Maria Murillo. Alessandra Nobre foi prata. Laila fez a melhor marca do Brasil no ano e índice para Pan de Guadalajara.

Nos 100m com barreiras, Giselle Albuquerque foi prata com o tempo de 13s45, num bom resultado, principalmente por ter chegado a frente de uma jamaicana, Andrea Bliss. Maila segue com o melhor tempo do Brasil no ano, 13s33

Enfim, mais um meeting internacional encerrado. O mais importante em Fortaleza, na minha opinião, foram os resultados dos revezamentos. O 4x100m feminino principalmente, que mesmo com duas atletas não titulares, uma delas nem é especialista nos 100m e 200m, marcou um tempo legal de 43s87.

Domingo, competição em São Paulo. E finalmente vou poder acompanhar de perto a competição. Estarei por lá.

Vale lembrar que para os Jogos Pan-Americanos, a delegação brasileira vai com o líder do ranking nacional em cada uma das provas. O Brasil só levará dois atletas nas provas em que o segundo do ranking nacional faça índice estipulado pela CBAt, que é referente ao sexto lugar das Américas no ranking de 2010. Outra competição importante é o sul-americano de Buenos Aires, em junho, em que o Brasil busca manter a hegemonia no continente.



Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. TRANSFER/AEROPORTO EM LONDRES COM CONFORTO E MOTORISTAS BRASILEIROS.
    www.queenelizabethtur.com.br
    queenelizabethconhecalondres@hotmail.com
    Aguardamos por voce!

    ResponderExcluir
  2. TAMTRANSFERLONDRES
    Fazemos todo o seu transporte em londres. Venha conhecer a cidade com a gente.

    00XX447413787445
    07413787445
    fernandotcoura@hotmail.com
    www.tamtransferlondres.yolasite.com

    ResponderExcluir