segunda-feira, 28 de março de 2011

Resumo da semana


Atletismo: Índice para o Pan,volta de Rosângela e contusão de Caio Cesar

Uma semana para lá de agitada no atletismo brasileiro. Na Colômbia, tivemos a Copa Pan-Americana de marcha,na qual Cisiane Lopes chegou na quarta posição com o tempo de 1h38m02, índice para os Jogos Pan-Americanos. No masculino, Claudio Richardson foi quinto com 4h22m46. Nos 20km,nossa maior revelação dos últimos anos, o jovem Caio Bonfim ficou em 10º com 1h31m, na sua primeira competição adulta fora do país.
No tradicional Torneio da Federação Paulista, em São Paulo, tivemos algumas boas marcas. Grande destaque para Rosângela Santos que, depois de um ano fora das pistas, voltou e fez 11s48. Melhor ainda foi Ana Claudia, com 11s19 na semifinal dos 100m rasos, sua terceira marca da vida.
No mesmo torneio, o campeão olímpico da Juventude Caio Cesar se desequilibrou enquanto saltava e teve que ser hospitalizado. Não houve fratura, mas rompeu os ligamentos e terá de passar por uma cirurgia. Ainda em São Paulo, Julio Cesar fez 72m74 no dardo, uma marca boa para início de temporada. No triplo, Jefferson Sabino fez 16m99, também boa marca, entre as 10 do mundo esse ano no out-door. Legal também a vitória do juvenil João Vitor nos 110m com barreiras, com 13s75, recorde sul-americano juvenil. Essa prova está esquecida no Brasil desde 2005, quando tivemos um finalista no mundial adulto.
Badminton: Brasileiros em Cuba e Daniel joga na Nova Zelândia
No torneio de Cuba de badminton, duas medalhas de bronze individuais para o Brasil. A jovem Lohaynne Vicente chegou até as semifinais, em que caiu diante Putri Restru, da Indonésia, uma das potências da modalidade. No masculino, Alex Tjong também chegou à semi. Na Nova Zelândia, Daniel Paiola jogará o torneio local, a partir do próximo dia 30 de março. A competição dá uma premiação de 15 mil dólares.
Boxe: Por enquanto, só Everton classificado
Após os três primeiros dias de Pré-Pan-Americano de boxe, que acontece na Venezuela, apenas Everton Lopes já garantiu uma vaga para os Jogos Pan-Americanos. Ele venceu suas duas lutas, a primeira por nocaute em cima do medalhista no mundial juvenil, Samuel Zapata, e já está com a vaga para o Pan garantida na categoria até 64kg. Três brasileiros já foram eliminados. Robenilson de Jesus venceu uma luta mas perdeu a segunda. Esquiva Falcão, na categoria até 75kg, foi eliminado na estreia enquanto Juliao Neto, na categoria até 52kg, caiu na estreia diante de um cubano. Os brasileiros ainda vivos na competição são Yamaguchi Falcão e Myke Cavalho, além das três meninas.
Canoagem velocidade: Brasil será sede do mundial de 2013
A Confederação Brasileira ainda não confirmou, mas a Federação Internacional já dá quase como certa a escolha do Brasil para o mundial de canoagem velocidade de 2013. Segundo o site da entidade internacional " A Federação Brasileira apresentou uma oferta para sediar o mundial de 2013". A competição iria acontecer em Szeged, na Hungria, mas essa cidade sediará o mundial de 2011, já que Vichy, na França, que iria abrigar o evento, desistiu.
Ciclismo MTB: Novo ranking e Pan esse fim-de-semana
Foi divulgado mais um ranking mundial por equipes de Ciclismo Mountain Bike, que soma a pontuação dos melhores atletas do país no individual. No masculino, o Brasil caiu uma posição e está em 24º, que seria a última equipe a ter uma vaga para os Jogos de Londres 2012. No feminino, a situação está mais complicada, a equipe está em 29º e apenas as 18 primeiras tem direito a vaga. Outra maneira de se conseguir a vaga é o Pan de Mountain Bike, que acontece esta semana na Colômbia. O Brasil vai ao país com três atletas no masculino adulto e quatro no feminino. Os dois primeiros garantem vaga em Londres e a prova ainda vale pontos para o ranking mundial.
Ciclismo pista: Brasileiro em meio ao mundial
Ontem fiz um post especial sobre o Mundial de ciclismo pista, que acoteceu esta semana na Holanda. Paralelo ao mundial, que não teve a participação de nenhum brasileiro, aconteceu o Campeonato Brasileiro de ciclismo pista. No Brasileiro, em Maringá,Flávio Cipriano, da equipe Memorial de Santos-SP, venceu a prova de Keirin masculino. Já na prova de velocidade por equipes, ouro para São José, com o trio joseense, Robson Batista Vieira “Bodão”, Vanderlei Gonçalves e Robson Dias “Grandão”. Na prova de velocidade individual feminina, Sumaia Ribeiro conquistou o ouro, enquanto na perseguição o título ficou com Maíra, que venceu Janildes na final. Os outros resultados ainda não foram divulgados
Ciclismo BMX: Novo ranking
Foram divulgados os novos rankings mundiais de ciclismo BMX, que são classificatórios para Londres 2012. O Brasil, se a Olimpíada fosse hoje, não teria nenhuma vaga olímpica, mas estaria bem perto. No masculino, o Brasil subiu de 14º para 12º e apenas os 11 primeiros garantem vaga em Londres. No feminino, o Brasil se manteve em 11º e apenas as 7 primeiras colocadas tem vaga garantida. Um grupo de quatro atletas brasileiros- Leandro Miranda "Taxinha", Priscilla, Bianca e Hugo- está na Europa num treinamento especial e a primeira competição deles, valendo pontos para o ranking, será em abril
Esgrima: brasileiros seguem com poucos pontos na Europa
Uma chuva de brasileiros participaram das Copas do Mundo de esgrima na Europa. Na Copa do Mundo feminina de espada, na Áustria, o Brasil ficou em 22º na competição por equipes, entre 24 times, e levou mais oito pontos no ranking mundial. No individual, a melhor foi Cleia Guilhon em 142º. No torneio Satélite da Dinamarca, no florete, Marco Xavier ficou em quinto lugar e ganhou um ponto no ranking mundial. Na Hungria, Christine Botros ficou em 105º na Copa do Mundo de florete, três posições a frente de Thais Rochel. Ambas, infelizmente, não ganharam pontos no ranking mundial, apesar da prova ter contado com mais de 200 atletas.
Futebol feminino: Equipe segue treinando
A seleção Brasileira de futebol feminino segue na Granja em treinamentos, sem contar com Marta e Maurine, atletas brasileiras que jogam no exterior. Grazi e Renata Costa, que se machucaram durante o Torneio Cidade de São Paulo, no ano passado, seguem em trabalho de recuperação, visando estar prontas para o Mundial da Alemanha, em junho.
Ginástica Ritmica: Eliane disputou Copa do Mundo
Eliane Sampaio foi a única representante brasileira na Copa do Mundo de ginástica Rítmica, em Pasaro, na Itália. Ela ficou em 35ª no individual geral, entre 47 atletas, com um total de 93,875 pontos. Sua melhor atuação nas bolas, em que ficou em 31º e as piores foram nos arcos e nas massas, em que ela foi punida com um décimo a menos nas notas finais.
Ginástica Artísitca: Brasileiros vão à Doha
No próximo fim-de-semana, acontece a Copa do Mundo de Doha de ginástica artística e o Brasil vai com cinco atletas, quatro no masculino e um no feminino. Mosiah Rodrigues, Victor Rosa e Sérgio Sasaki, que serão comandados pelo técnico Renato Araújo, e Daniele Hypolito, que estará com o treinador Ricardo Pereira. Será a primeira Copa do Mundo com participação brasileira na temporada.
Hipismo Adestramento: Mais uma seletiva para o Pan
Rogério Clementino venceu a terceira seletiva, a primeira do ano, para formação da equipe do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Em segundo lugar ficou Mauro Pereira Junior e em terceiro Rodolpho Riskalla. A competição foi no formato São Jorge. No Gran Prix, com apresentações de nível olímpico, Marcelo Alexandro Pinhais fez um bom resultado, com 65,851 e conseguiu marca acima dos 64%, que eram índices para Olimpíada de 2008 e Mundial de 2010. Para Olimpíada de 2012, as seletivas ainda não começaram e o Brasil pode conquisitar a vaga no Pan de 2011.Rogério Clementino também conseguiu acima de 64%.
Judô: Seletivas internas e bons resultados na Europa
Aconteceu em Vitória, neste fim-de-semana, a seletiva que definiu os atletas brasileiros que vão disputar o Grand Slam do Rio, quatro em cada categoria, e a Copa do Mundo. Os principais brasileiros no ranking mundial já estavam classificados e não participaram da seletiva. Entre os classificados estão dois nomes de peso do judô nacional: a medalhista olímpica Ketleyn Quadros (57kg), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e o bicampeão mundial João Derly (73kg). O judoca sofreu uma lesão no joelho direito durante seu segundo combate da seletiva e abandonou o evento.Ainda assim, João conseguiu vaga para as disputas do Grand Slam do Rio e da Copa do Mundo. Venceram a seletiva de Vitória Breno Alves (60kg/SP), Luiz Revite (66kg/SP), Moacir Mendes (73kg/RS), Felipe Costa (81kg/SP), Bruno Ferreira (90kg/RJ), Renan Nunes (100kg/RS), Walter Santos (+100kg/RS), Nathália Brígida (48kg/MG), Eleudis Valentin (52kg/SP), Ketleyn Quadros (57kg/MG), Katherine Campos (63kg/RJ), Maria Portela (70kg/RS), Samantha Soares (78kg/SP) e Claudirene César (+78kg/SP). Estes atletas se juntam aos judocas que estão no ranking mundial e dentro do critério de classificação olímpico para a Londres 2012. Na Europa, a equipe junior brasileira brilhou. Este foi o último evento da equipe neste primeiro período de treinamento e competição na Europa. No total, os judocas brasileiros conquistaram 17 medalhas, sendo cinco ouros, quatro pratas e oito bronzes.
Natação: Sul-Americano juvenil tem domínio brasileiro O Brasil conquistou o Sul-Americano Juvenil de Natação, em Lima, com 74 medalhas (35 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze), os brasileiros superaram em uma medalha dourada a campanha anterior, há dois anos, no Sul-Americano de Mar Del Plata, na Argentina, quando foram conquistadas 80 medalhas (34-27-19). Os melhores nadadores da competição, avaliados por índices técnicos e que foram premiados pela Orden de Los Caballeros da Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação), foram Giuliano Rocco, do Brasil, pela prova dos 400m livre; e a equatoriana Samantha Arevalo, pelos 800m livre. Ambos são do juvenil B e receberam o Troféu El Delfin. O Brasil venceu 7 dos 8 revezamentos em disputa, ficando sem o título apenas no 4x100m medley masculino do juvenil B, que perdeu para Venezuela.
Pentatlo Moderno: Mais uma etapa do Pré-Pan
Tivemos em São Paulo, neste sábado, mais uma etapa classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Yane Marques, sétima do ranking mundial, já está garantida, então as mulheres disputam apenas uma vaga. Larissa Lellys ficou em segundo e Mariana Laporte em terceiro. Priscilla Oliveira, a segunda melhor do Brasil nas últimas competições, não participou pois está contundida. A classificação será feita pela soma de quatro competições, esta foi a terceira, e Larissa tem 28 pontos, contra 23 de Priscilla. No masculino, Daniel Santos liderou a prova masculina. Wagner Romão e Luis Magno vieram em seguida.No geral, depois de trÊs das quatro seletivas, Daniel lidera seguido por Wagner.
Pólo Aquático: Grupos do Mundial junior
Foram sorteados hoje os grupos do Mundial Junior Masculino e Feminino (ambos para nascidos a partir de 1991). O Mundial Junior Masculino será disputado por 20 seleções em Volos, na Grécia, de 17 de agosto a 4 de setembro, enquanto o Feminino terá 16 participantes e será em Trieste, no período de 11 a 17 de setembro. O Brasil caiu em dois grupos bastante fortes. No masculino, o Brasil está no Grupo C ao lado de Croácia, Montenegro, Egito e Uzbequistão. No feminino, Canadá, Espanha e Alemanha.
Taekwondo: 6 vagas no Pan
O taekwondo é um dos esportes mais fortes nos Jogos Pan-Americanos, com mais países capazes de brilhar e ganhar medalhas. No pré-pan da modalidade, em Lima, o Brasil conquistou seis das oito vagas possíveis. Marcio Wenceslau,até 58kg, Diogo Silva, até 68kg, e henrique Precioso, até 80kg, garantiram lugar no Pan. A tristeza do time masculino veio com a contusão de Leonardo Santos, que machucou o joelho quando vencia sua primeira luta. Ele seguiu no combate, sofrendo muito, chegou a dar um golpe na cabeça de seu oponente, mas o juíz não contou, infelizmente. No feminino, também foram três vagas. Karia Arakaki, até 49kg, Raphaela Galacho até 67kg e Hellorayne acima de 67kg carimbaram o passaporte. Infelizmente, Josiane Lima ficou sem a vaga.
Tênis: Brasileiros mal em Miami
O Masters 1000 de Miami, considerado o quinto Grand Slam da temporada, foi desastroso para os brasileiros. Ricardo Mello e Thomaz Bellucci perderam na primeira rodada de simples, o mesmo acontecendo com a melhor dupla do Brasil, Marcelo Melo e Bruno Soares.
Tiro: Brasil sem vagas na Olimpíada pela Copa do Mundo
Na Copa do Mundo de tiro esportivo, na Austrália, o Brasil ficou fora das primeiras posições. Julio Almeida era a grande esperança de vaga olímpica para o Brasil, mas ficou longe. Na pistola 50m, que não é sua especialidade, ele ficou em 14º. Nos 10m, ficou em 26º. O Brasil foi representado por 13 atletas, todos longe das finais. A equipe de carabina, que não esteve em Sydney, disputará a Copa do Mundo da Coreia.
Triatlo: resultados regulares na Copa do Mundo Bruno Matheus foi o melhor brasileiro na Copa do Mundo de Sydney de triatlo, que valeu pontos para o ranking olímpico. Ele ficou em 15º, levando 167 pontos. Diogo Sclebin ficou em 21º, ganhando 105 pontos. Fabio Carvalho ficou em 37º e Juraci Moreira em 48º. Reinaldo Colucci abandonou a prova, mas segue entre os que estariam classificados para a Olimpíada, já que é 15º no ranking. Diogo Sclebin subiu para 42º e também estaria em Londres. Bruno é 47º e não estaria em Londres por um limite de oito países com três vagas. No feminino, Flavia Fernandes ficou em 34º, Pâmella Oliveira em 40º e Carla Moreno não completou.Carla estaria em Londres e Flavia, com os pontos, está em 86º. No Chile, tivemos a etapa de Santiago da Pan-American Cup. O melhor brasileiro foi Igor Amorelli,em 11º, e Daniel Pimentel ficou em 19º.
Vela: Ranking mundial
Além da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, que lidera o ranking da classe Star, outros seis brasileiros figuram nos rankings da Federação Internacional de Vela (Isaf) entre os 25 primeiros. Também na Star, Lars Grael, junto com Ronald Seifert, aparece na 7ª posição. Na RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, é o 16º. Na Laser, Bruno Fontes caiu uma posição e agora é o 7º. E na 470 feminina, Martine Soffiatti Grael, junto com Isabel Swan, está na 14ª colocação do ranking.Na March Racing feminina, a equipe de Juliana Senfft está em 19º Fernanda Oliveira e Ana Barbachan participam nesta semana do Trofeo Princesa Sofia, na Espanha, na classe 470. Esta será a segunda competição internacional das atletas em 2011, mas a primeira na Europa. Depois de um começo de ano recheado de resultados positivos (com a conquista dos títulos brasileiro e da pré-olímpica de vela e um 5º lugar no Rolex Miami Olympic Regatta nos Estados Unidos) a expectativa da dupla é grande para o evento, que contará com cerca de 45 embarcações na classe 470 Feminina. Dentre elas, estarão às principais da categoria e representantes de países como França, Espanha e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário