terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010- Tiro com arco

Um ano vazio para os brasileiros no tiro com arco em termos de competições. Sem campeonatos mundiais, a seleção brasileira pouco participou de campeonatos internacionais, com destaque para as medalhas dos Jogos Sul-Americanos e para a vaga para o Pan de Guadalajara. Em termos administrativos, tivemos a inauguração do CT da Confederação e a contratação do novo técnico, um sul-coreano.
Vagas no Pan
A seleção brasileira de tiro com arco garantiu classificação por equipes para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A equipe masculina ficou em sexto na classificatória, passou pelo Equador nas oitavas e caiu nas quartas diante do Canadá. A equipe feminina ganhou do Chile por um ponto nas oitavas, foi as quartas e garantiu vaga no Pan. No individual, Bernardo e Luiz Trainini caíram na fase de 32, enquanto Daniel e Fabio caíram nas oitavas. No feminino, Sarah foi a única nas oitavas.
Jogos Sul-Americanos
Nas competições de recurvo, que é a categoria olímpica, o grande destaque foi o jovem Bernardo Oliveira. Ele ganhou quatro medalhas de ouro e um total de seis medalhas para ser o destaque do esporte. Ele levou o título nos 30m, 50m, 90m e no total, além de ter sido prata por equipes e bronze no round olímpico. Já as mulheres, não conseguiram nenhuma medalha.
Campeonato Brasileiro
Daniel Resende venceu na soma de todas as distâncias com 1258 pontos, 19 a frente de Marcos Antonio Bortolotto. Na distância olímpica, 90m, quem venceu foi Leonardo Carvalho com 281.
No feminino, Michelle Acquesta venceu na soma geral.
No mata a mata, Luiz Felipe Lacerda ficou com ouro ao vencer Leonardo Carvalho. No feminino, título também de Michelle Acquesta.
CT de Maricá
Finalmente, em junho, foi inaugurado o CT de tiro com arco, em Maricá, RJ. O CT tem capacidade para abrigar 24 atletas. A previsão é que as instalações cheguem a 40 leitos, com sala de musculação, piscina e sala de estar. "Essa estrutura toda é justamente para podermos reunir adequadamente a Seleção Brasileira em épocas de competições", diz Eros Fauni, diretor-técnico da CBTArco.Vamos torcer para que Dê certo
Novo técnico
Foi apresentado novo técnico da seleção brasileira de tiro com arco, que treinará nossos atletas até, pelo menos, 2012. O sul-coreano Lim Heesk.
Lim tem 42 anos de idade e foi atleta durante muitos anos, inclusive tendo participado da Olimpíada de Barcelona 1992, terminando na 20ª posição. Como treinador, comandou o time do Japão nos dois últimos mundiais. O objetivo maior é para as Olimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário