segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Resumo da semana


Basquete: Brasília campeão da Liga Sul-Américana
O Uniceub/BRB/Brasília garantiu invicto o título inédito da Liga Sul-americana de Clubes ao derrotar o Flamengo, na noite deste domingo (28), por 96 a 86 (53 a 44 no primeiro tempo), em duelo realizado na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ). O rubro-negro Marcelinho Machado, foi o cestinha da partida com 28 pontos. Guilherme Giovannoni e Welington dos Santos “Nezinho”, foram os principais pontuadores do Brasília, com 22 pontos cada. Guilherme foi também eleito o MVP da Competição. As duas equipes garantiram classificação para a Liga das Américas – 2010/2011.

Boxe: Torneio das Estrelas
O Brasil conquistou seis das 11 medalhas do Torneio Internacional de boxe, que foi disputado essa semana em Mogi. Participaram do campeonato Suécia, Argentina e Chile.
No feminino, tivemos dois ouros estrangeiros em três categorias. Apenas Adriana Araujo levou, até 60kg.

Canoagem: Campeonato Brasileiro
Com quase de 200 atletas, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Canoagem, em São Paulo. A competição reuniu atletas de todas as categorias, de infantil a masters. O campeonato também foi válido para classificar os canoístas que podem ser convocados para representar o Brasil nos eventos internacionais de 2011.
Naiane Pereira, dona de oito medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Medellin,foi o grande nome da competição no feminino. Venceu o k1 200m o k1 500m, k-2 500m, ao lado de Bruna Gama,
Edson Silva, já recuperado da apendicite que o tirou do Campeonato Mundial, levou o K1 200m. Na prova do k2 200m, ao lado de Hans Mallmann, ele levou o ouro também. No k-1 500m, João Carlos Rodrigues Jr levou o ouro
Nivalter Santos confirmou o favoritismo e levou a prova do c-1 200m sem grandes problemas.
Erlon Souza (ACC) e Ronilson de Oliveira (AFC) vem se mostrando realmente a melhor dupla do Brasil. Levou o C2 200m e o c-2 500m e c-2 1000m.

Ciclismo Mountain Bike: Calendário 2011
Nove provas em 2011-12 acontecerão no Brasil valendo pontos para o ranking olímpico da modalidade. Se a Olimpíada fosse hoje, o Brasil teria um atleta classificado no masculino mas estaria longe de uma vaga entre as mulheres.
Serão quatro Copas Internacionais, três Taças Brasil e duas Copas de Santa Catarina. Para se classificar para Londres, o Brasil precisa estar entre os 24 primeiros no ranking mundial por países no masculino e entre 18 melhores no feminino.

Futebol feminino: Chave brasileira definida
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino conheceu as equipes adversárias na primeira fase da Copa do Mundo, que será realizada na Alemanha em 2011. A equipe verde-amarela estará no grupo D junto com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.
A estreia das brasileiras será no dia 29 de junho, contra a Austrália, em Mönchengladbach. No último Mundial, o Brasil terminou na vice-liderança, perdendo a final para a Alemanha.

Natação: Open de natação começa na quarta-feira
Os últimos campeonatos nacionais de natação de 2010 serão disputados a partir de quarta-feira, 01/12, na piscina curta (25 metros) do Itaguará Country Club, na paulista Guaratinguetá. A nata da natação brasileira está inscrita, com exceção de Thiago Pereira. A competição vai reunir cerca de 370 nadadores de 49 clubes no 20º Troféu Daltely Guimarães/Brasileiro Sênior e 6º Torneio Open de Natação.

Polo Aquático: Semifinais definidas
As semifinais da III Liga Nacional Correios-Bradesco de Polo Aquático já estão definidas. No próximo fim de semana, dois clássicos definirão os finalistas da Liga 2010: Fluminense x Botafogo e Pinheiros x Paulistano. O Paulistano foi o último a carimbar sua vaga entre os quatro melhores da competição.

Ginástica Ritmica: Brasileiras viajam para o Pré-Pan
A equipe de ginástica ritmica brasileira vive uma péssima fase. Ficou em vigésima sexta no último mundial, não tendo mais chances de classificar-se para os Jogos Olímpicos. No Sul-Americano de Medellin, a equipe ficou com a prata. Agora, quer,ao menos, se classificar para os Jogos Pan-Americanos, tarefa que não deve ser das mais difíceis para a atual tricampeã pan-americana.
No individual, as meninas estão mais fortes e devem lutar por mais medalhas do que nos últimos anos no Pan.
O Pré-pan de trampolim acrobático também acontece nesse fim-de-semana.

Handebol: Quase deu para Metodista
Pinheiros deu um show no primeiro jogo e venceu a equipe da Metodista por nove gols. Poderia perder por nove o jogo de volta. Tudo aparentemente estava dando certo, o time terminou o primeiro tempo na frente. Porém,na segunda etapa Metodista não só virou a partida como quase abriu a vantagem necessária. Abriu oito gols de frente e só não garantiu o título porque Maik, goleiro da seleção há uma década, fechou o gol nos últimos minutos.
Uma decisão espetacular.
Seleção Brasileira feminina de handebol encerrou a participação no Torneio Internacional da Espanha, disputado em Almeria neste fim de semana, com a terceira colocação. A medalha de bronze foi conquistada depois da vitória sobre a Holanda por 25 a 21.
O título ficou com as donas das casa, que derrotaram as russas na final por 28 a 23. A brasileira Alexandra Nascimento foi a artilheira do torneio, com 38 gols marcados.
Em Almeria, as brasileiras conseguiram um feito inédito ao venceram a Rússia, atual campeã mundial, por 28 a 27, e fizeram um grande jogo com a Espanha, que acabou vencendo por 29 a 27 na decisão dos tiros de sete metros após empate no tempo normal e na prorrogação.

Hipismo: resultados brasileiros na Europa
Com forte participação brasileira, o Concurso de Saltos Internacional 5* Audi Masters movimentou Bruxelas, na Bélgica, entre 25 e 28/11.
Doda e seu AD Norson, conjunto praticamente imbatível em provas de velocidade, foi o grande vencedor do Prix La Libre Belgique, prova de valores a 1.45.Doda e AD Norson conquistaram a 1ª colocação com 65 pontos em 45s82. Enquanto a 2º colocação coube ao canadense Eric Lamaze, atual campeão olímpico, que montando Take Off registrou 65 pontos em 47s99.
A amazona gaúcha em atividade no circuito europeu Karina montando Donna D conquistou o 2º posto no GP Lufthansa Private Jet, a 1.45 metro, sem faltas no desempate em 34s77.

Judô: Brasileiro sem equipe A teve poucas surpresas
Sem a presença dos melhores judocas do Brasil, que estão com foco em competições internacionais ou já estão de férias, aconteceu o Campeonato Brasieiro adulto no último fim-de-semana. A competição garantiu vaga ao campeão na seletiva que forma a equipe olímpica brasileira.
Destaques para Flavia Gomez, campeã mundial sub17, que venceu a categoria até 57kg e para Edinanci Silva que, mesmo longe da seleção, continua entre as melhores na categoria até 78kg, levando o ouro.
Enquanto isso, a Federação Internacional divulgou mais um ranking mundial. Se a Olimpíada fosse hoje, as sete categorias masculinas estariam classificadas, já que estão com atletas entre os 22 primeiros países. Já o time feminino, as coisas estão mais complicadas. Apenas até 48kg, até 52kg e até 78kg estariam classificada entre as 14 primeiras. As quatro categorias restantes estariam fora de Londres 2012 pelo ranking mundial e teriam de lutar pelo ranking pan-americano, em que apenas uma atleta por país pode se classificar.

Levantamento de peso: Campeonato Brasileiro
O Centro de treinamento de levantamento de peso de Viçosa foi campeão no Campeonato Brasileiro de levantamento de peso, disputado no Rio de Janeiro. No feminino, o campeão foi o APECEF, do Rio de Janeiro.

Pentatlo Moderno: Romão e Priscila são campeões brasileiros
A temporada 2010 de pentatlo moderno no Brasil terminou no último fim de semana nas dependênias do Círculo Militar da Vila Militar, em Deodoro, no Rio, com a realização do Campeonato Brasileiro e Priscila Oliveira foi a vencedora entre as mulheres enquanto Wagner Romão foi o primeiro colocado da prova masculina. Lembrando que Yane Marques não disputou a competiçao.

Remo: Brasil segundo no sul-americanos
No campeonato sul-americano, disputado no Chile, o Brasil conquistou a medalha de ouro na prova do oito com. Foi a única medalha de ouro em disputas de provas olímpicas na competição adulta para o Brasil. No restante, destaque para Ailson Silva, que venceu o skiff simples sub-23. No cômpto geral, o Brasil ficou na segunda posição, atrás do Chile. Argentina ficou em terceiro.
Aliás, um campeonato muito esvaziado, quase todas as provas com a participação de apenas trÊs países. Aliás, não entendo porque não tem as disputas de skiff simples sênior, que seria emocionantes

Taekwondo: Campeonato Pan-Americano no próximo dia 2
Acontece no México, uma das grandes potências do mundo no taekwondo, o Campeonato Pan-Americano da modalidade. O Brasil mandará 26 atletas, sua equipe principal. Natalia Falavigna, medalhista olímpica, segue machucada e não disputará o evento, assim como Diogo Silva.
Destaques do Brasil serão os irmãos Marcel e Marcio Wenceslau, Leonardo Santos, Doglas Marcelino e Katia Arakaki.

Tiro esportivo: Duas vagas olímpicas para o Brasil
O Brasil terminou o pré olimpico das Américas de tiro esportivo com duas vagas olímpicas. Ana Luiza Ferrão, na pistola, e Filipe Fuzaro, na fossa olímpica. O melhor da competição foi que, nas provas olímpicas, o Brasil teve três ouros, duas pratas e um bronze, totalizando seis medalhas, participação muito melhor do que em todos os últimos Jogos Pan-Americanos.
Julio Almeida bateu na trave duas vezes, ficando com a prata nas duas pistolas. Sem a vaga olímpica, resta a ele ganhar a vaga olímpica ou nas Copas do Mundo do ano que vem ou nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Emerson Duarte foi bronze.
As 20 vagas olímpicas foram divididas por 9 países. Os Estados Unidos obtiveram o maior número, com 7 vagas, seguido do México com 4. Brasil e Cuba conquistaram 2 vagas cada e Argentina, Canadá, Chile, República Dominicana e Guatemala ficaram com 1 vaga cada um

Vôlei de praia: Marcio e Emanuel são campeões
Os medalhistas olímpicos Márcio e Ricardo finalmente comemoraram o primeiro título da dupla neste domingo, ao baterem Benjamin/Bruno Schmidt por 2 sets a 1, parciais de 18-12, 12-18 e 15-12 e conquistarem o título da etapa de Búzios (RJ) do Circuito Nacional, na última etapa do ano.
Já campeãs do Circuito Brasileiro Juliana e Larissa entraram em quadra neste domingo apenas para ratificarem o título, com a medalha de ouro de ouro na última etapa, realizada em Búzios, após vitória sobre Maria Clara e Carol por 2 sets a 0 com parciais de 18-14 e 18-14.

Siga o blog no twitter @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário