quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Brasileiro de canoagem

Começou o Campeonato Brasileiro de canoagem velocidade, na raia da USP. Hoje são as eliminatórias da prova do 1000m e amanhã acontecem as primeiras finais.

A canoagem brasileira vive o melhor momento da história. No mundial de 2009, tivemos dois atletas entre os cinco primeiros em provas olímpicas, algo inédito. Nesse ano, o Brasil conquistou 70% das medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellin além de ver que Nivalter realmente está entre os melhores do mundo, ao terminar em quinto novamente no mundial, na prova de c-1 200m.

Nosso velocista Edson Isaias ficou em quarto no mundial de 2009 na prova do k-1 200m, que será olímpica em 2012. Em 2010, ele teve um ano um pouco apagado, teve apendicite um mÊs antes do campeonato Mundial e não viajou com a seleção para o torneio mais importante do ano.

A dupla de c-2 não chegou a final A do mundial, mas mostrou estar entre os melhores e podem conseguir uma vaga na Olimpíada. Ficou na quinta posição da FINAL B na prova de c-2 1000m, muito perto do segundo colocado.

A seleção de canoa está treinando em São Vicente, com o técnico Pedro Senna. O time masculino, que sempre treinou em São Paulo, está no Rio Grande do Sul, com o técnico Álvaro. O time feminino, que geralmente ficava lá Porto Alegre, está treinando em São Bernardo.

O Brasileiro começou hoje, mas o foco está em 2011. O Campeonato Mundial será em agosto e dará as primeiras vagas olímpicas. Se a cota de vagas fosse do mundial deste anos, 2010, o Brasil teria garantido vaga no C-1 200m. Depois do mundial, terá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que a princípio é pré olímpico. No Pan, serão ao todo oito barcos classificados para Londres 2012. O "esquema" é torcer no mundial para que o máximo de atletas americanos se qualifiquem pelo mundial.

Existe a possibilidade de o Pan de Guadalajara não ser o pré olímpico. Isso porque no projeto da raia mexicana não inclui os partidores eletrônicos, o que impede que o evento seja pré olímpica pelas regras das federações internacionais. Se o pré olímpico não for o de Guadalajara, será em janeiro, na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas.

***
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário