sexta-feira, 5 de novembro de 2010

2º Dia Jogos Abertos

No segundo dia dos Jogos Abertos do Interior aconteceu a abertura oficial do evento. Em cerimônia na Vila Belmiro, com direito a acendimento da pira olímpica pelo Rei Pelé, a competição foi oficialmente aberta, com 218 delegações A festa teve início com uma grande queima de fogos seguida por apresentação de bandas de escolas da rede pública de ensino e da Escola de Bailado da Secretaria de Cultura de Santos. O tema do espetáculo de dança foi o meio ambiente.

A nadadora Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratona aquática em 2010, comandou o Juramento dos Atletas, que foi antecipado. Pouco antes do acendimento da pira olímpica por Pelé, uma tempestade ameaçou estragar a festa, que foi paralisada por alguns momentos. Assim que a chuva parou, foi feita nova queima de fogos. Desta vez, uma cascata.

Além da cerimônia, o dia também teve competições. Estive presente na natação, para fazer uma matéria para a Record, e senti o clima do evento. Poucos torcedores, claro, mas muita torcida dos próprios membros das delegações, que festejavam a cada medalha conquistada, a cada posição alcançada. A delegação de Limeira vibrou muito com a vitória na segudna divisão do revezamento 4x200m livre.

O clima, além de competitivo, é de muita amizade e até mesmo azaração. Dá para perceber que as meninas passam fofocando e os homens, sem camisa, sempre enchendo o peito em busca do sucesso com as garotas. Afinal, são atletas de 218 cidades envolvidas, o que para os jovens atletas faz com que a competição tenha um algo a mais que o esporte.

Voltando às competições. Na natação, após o primeiro dia, a liderança é de Santos, representada pela Unisanta há anos e anos. Na segunda posição está São Bernardo, representado pelo Corinthians. Ana Marcella foi o destaque do dia, com vitória nos 800m livre, 200m livre, 400m medley e no revezamento 4x200m, numa disputa interessante com São Bernardo. Interessante a vitória de Renata Burgos, que já foi pega no doping, nos 50m livre.

No basquete feminino, Santo André venceu Ourinhos de forma surpreendente. No masculino, o resultado mais surpreendente foi a vitória de Limeira sobre Franca.
No handebol feminino, mais uma vitória tranquila de São Bernardo, que está na final da Liga Nacional. Desta vez, bateu Campinas por 28 a 20. No masculino, São Bernardo também venceu bem, 30 a 18 contra Ribeirão Preto.

No boxe, as medalhas ainda não saíram, mas lutas de muitos atletas consagrados no esporte aconteceram. Os medalhistas pan-americanos James Dean Pereira, Davi Souza, o atleta olímpico Robenílson Vieira venceram suas lutas, provando que as cidades investem bastante nos Jogos Abertos.
No ciclismo, a medalhista nos Jogos Sul-Americanos Sumaia dos Santos venceu a prova individual de velocidade. Salomão Ferreira, que assim como Sumaia, representa Pindamonhangaba, venceu o masculino.

No judô, as provas individuais. No feminino, atletas como Andressa Santos, olímpica, Edinanci Silva, campeã pan-americana, e Maria Suellen, prata no Grand Slam do Rio, venceram suas categorias, assim como a jovem Flavia Gomes, campeã mundial sub-17 e prata na Olimpíada da Juventude. São Caetano terminou a dispunta entre as mulheres em primeiro, apenas cinco pontos à frente de Santos. A disputa foi boa. No masculino, a disputa foi ainda mais acirrada, apenas dois pontos separaram São Caetano de Santos.

Na pontuação geral, São Caetano segue na liderança com 52 pontos, seguido por Pindamonhangaba, que levou o título do basquete sub 21. Em terceiro está Piracicaba e em quarto os donos da casa, os santistas. Na segunda divisão, Jaú lidera, empatado com Rio Claro.


***
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário