O mês de setembro está cheio de mundiais e estou devendo uma atualização do quadro de medalhas de 2010. Hoje vamos relembrar o mundial de basquete masculino, o mundial de canoagem slalom, disputados há mais de duas semanas, além de falar da Copa do Mundo de Nado Sincronizado e o Mundial de boxe feminino, terminado no último domingo. Já escrevi sobre a Copa do Mundo de hóquei na grama, que a Argentina foi campeã e vou atualizar esse resultado no quadro.
Vale lembrar que essa semana está em disputa o Mundial de levantamento de peso, na Turquia, que dá 15 medalhas de ouro, e o mundia de ginástica Rítmica, que dá dois ouros, uma no individual geral e outra por equipes.
No basquete masculino, os EUA confirmaram o favoritismo e garantiram a medalha de ouro no mundial disputado na Turquia, conquistando o título depois de 16 anos de jejum. Venceram na final a seleção da Turquia, donas da casa. O bronze ficou com a Lituania que venceu a Servia.
No Mundial de boxe feminino, tivemos o grande título da brasileira Roseli Feitosa.Entretanto, a categoria que ela disputou, até 81kg, não era olímpica.Roseli está, no momento, pesando 77kg, apenas dois kg acima da categoria olímpica mais pesada, que é até 75kg. Ela só não disputou o mundial na categoria até 75kg pois perdeu a seletiva para a tri campeã pan-americana Andreia Bandeira.
Na categoria entre 48kg e 51kg, a mais leve entre as olímpicas, quem levou o ouro no mundial disputado em Barbados foi a chinesa Cancan Ren, que venceu na final a britânica Nicola Adams. Os bronze ficaram com Tetyana Kob, da Ucrânia, e com a finlandesa Hanne Kamineh. Na categoria ente 57kg e 60kg, tricampeonato mundial da irlandesa Katyee Tayor, hoje a melhor boxeadora do mundo em todas as categorias. A prata ficou com a chinesa Cheng Dong e os bronzes com a americana Queen Underwood, que quase venceu Taylor na semi depois de estar oerdendo por 10 pontos, e com a polonesa Karolina Graczyc.
Na categoria entre 69kg e 75kg, ouro para a canadense Mary Spencer, prata para chinesa Jinzi Li e bronze para Maria Kovacz, da Hungria, e Lylia Durnieva, da Ucrânia.
No mundial de canoagem slalom, destaque para os irmãos Pavol Hochschorner e Peter Hochschorner, que mais uma vez levaram ouro na prova do C-2.Juntos, os eslovacos são tricampeões olímpicos e tri mundiais. A prata no C-2 ficou com a França e o bronze com a Grã Bretanha, que mais uma vez mostrou estar crescendo no esporte.
No c-1, Tony Estanguet se sagrou pentacampeão mundial se redimindo da péssima Olimpíada que fez em Pequim quando ficou fora da final e era porta-bandeira da delegação francesa. A prata ficou para o eslovaco Michael Markitan, que conquistou quatro medalhas olímpicas na carreira, sempre subindo ao pódio desde Atlanta 96, e o bronze ficou com o espanhol Jorge Demanjo.
No k-1 masculino, ouro para o italiano Daniele Molmenti, prata para o tcheco Vavrinec Hraddilek e bronze para o esloveno Jure Meglic.
Na única prova feminina que faz parte do programa olímpico, o K1, ouro para a austríaca Corinna Kuhnle, prata para Juna Dukatova, da Eslováquia, e bronze para outra austríaca, Violetta Petters.
No nado sincronizado, tivemos a Copa do Mundo da modalidade, disputada de quatro em quatro anos. China levou ouro, Canadá prata e Japão bronze no dueto, isso sem a participação das russas. Na prova por equipes, Rússia foi ouro, seguido da China e do Canadá.
No mundial de triatlo, disputado em Budapeste, o britânico Alistair Brownlee ficou com ouro, vencendo por apenas 4s o espanhol Javier Gomez. O bronze ficou com o alemão Justus Estefan.Henrique Silveira ficou em 65º e Diogo Sclebin em 51º.
No início da última volta Gomez tentou um ataque, mas logo Brownlee respondeu e voltou a ditar o ritmo da prova até o quilômetro final, quando Gomez tentou abrir novamente. Em um ritmo alucinante, a dupla corria ombro a ombro nos últimos metros da prova. No sprint final Brownlee conseguiu abrir de Gomez e garantir a vitória.
No feminino, dobradinha australiana. Emma Snowsill e Emma Monfatt ficaram com ouro e prata. O bronze ficou com a suíça Nicolaa Spirigui. Carla Moreno não terminou a prova
A prova valeu como última etapa do Circuito Mundial Dexto Energy, mas foi chamada de Campeonato Mundial, até por reunir todas as provas, entre amadoras e profissionais, de várias distâncias e idades, com mais de 2000 atletas.
TORNEIOS MAIS IMPORTANTES DAS MODALIDADES
Mundial: Classe star e classe 49er e ciclismo pista, Mundial de tenis de mesa por equipes, maratonas aquáticas, mundial classe 470 feminino e masculino e laser radial de vela, tiro esportivo,ciclismo bmx,canoagem velocidade, badminton, pentatlo, classe laser masculina e RS:X masculina e feminina, ciclismo MTB, judô, Luta Olímpica, canoagem slalom,basquete masculino, boxe feminino, triatlo
Liga Mundial: Polo Aquático feminino e masculino
Europeu: Handebol
Copa do Mundo: Hóquei na grama masculino e feminino, saltos ornamentais, nado sincronizado e Marcha atlética
Circuito Mundial: Vôlei de praia masculino
MUNDIAL DE JUDO- Como na Olimpíada apenas um atleta por país pode disputar o pódio, as medalhas para o quadro estão modificadas. Se dois atletas do mesmo país estiverem no pódio o quinto lugar que perdeu para o campeão ou para o vice sobe para o bronze. Com isso, o Brasil "ganhou" um bronze a mais, assim como outros países.
QUADRO DE MEDALHAS
CHINA 17 19 9
Japao 13 2 10
RÚSSIA 11 13 13
Austrália 8 6 2
FRANÇA 7 5 7
GRÃ BRETANHA 7 7 5
EUA 6 2 7
ALEMANHA 5 4 8
ESPANHA 5 2 3
HUNGRIA 4 5 3
Itália 4 3 4
Bulgária 3 - -
Azerbaijão 2 2 5
SÉRVIA 2 2 1
Uzbequistão 2 2 -
Irã 2 1 1
Polônia 2 - 2
ESLOVÁQUIA 3 2 -
HOLANDA 1 5 1
COREIA DO SUL 1 3 7
Ucrânia 1 3 5
Cuba 1 1 7
BELARUS 1 1 3
LITUANIA 1 1 4
CANADÁ 2 2 5
Romênia 1 1 -
Turquia 1 1 2
Grécia 1 - 3
ÍNDIA 1 - 1
FINLÂNDIA 1 - 1
CINGAPURA 1 --
Irlanda 1 - -
CHIPRE 1 - -
LETÔNIA 1 --
Argentina 1 - -
BRASIL - 4 3
PORTUGAL - 2 1
Armênia - 2 1
MALÁSIA - 2 -
CROÁCIA - 1 3
SUÍÇA - 1 2
Indonésia - 1 1
MÉXICO - 1 3
MONTENEGRO - 1 -
Bélgica - 1 -
Israel - 1 -
ÁFRICA DO SUL - 1 1
NOVA ZELÂNDIA - 2 1
Rep. Tcheca - 2 2
Dinamarca - - 2
Taiwan - - 2
ISLÃNDIA - - 1
CAZAQUISTÃO - - 4
Suécia - - 3
Mongólia - - 3
Georgia - - 2
Quirquistão - - 2
Eslovênia - - 3
Áustria 1 - 3
Egito - - 1
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário