O primeiro dia do Mundial de judô parecia que ia ser ruim para o Brasil. Logo de cara, três brasileiros eliminados: Maria Suellen, acima de 78kg, Luciano Correa,até 100kg, e Walter Santos, acima de 100kg. Entretanto, a partir daí, uma sequência de vitórias espetacular de Mayra Aguiar,até 78kg, e Rafael Silva, acima de 100kg, que levou ao Brasil logo no primeiro dia já conquistar bons resultados. Mayra foi a final e Rafael ficou em quinto
Mayra foi incrível.Na primeira luta, venceu a medalista de bronze em Pequim.Na luta seguinte, venceu a medalista de prata. Nas quartas-de-final,venceu a campeã olímpica em Pequim. Na semi, venceu a medalista de bronze no último mundial. Que campanha! Na estreia, venceu no golden score. Logo no início da segunda luta, a cubana Castillon foi desclassificada por pegada de perna ilegal. Depois, ippon relâmpago contra a chinesa campeã olímpica. Na semi, outro ippon relâmpago, contra alemã. Na final, golden score e medalha de prata para o Brasil.
Rafael Silva venceu na sua primeira luta o estoniano Martin Padar por punição.Depois, deu um rápido ippon num australiano.Diante do campeão olímpico e talvez o melhor judoca do mundo em todas as categorias, o francês Teddy Rinner, caiu por ippon,chegando a repescagem. Venceu um atleta da georgia na repescagem,depois de levar a luta para o Golden Score com um golpe faltando 16s.No Golden Score um belo golpe e a vitória. Na luta pelo bronze, sofreu ippon do francês. Rafael fez um belo mundial e pegou uma chave favorável.
Maria Suellen provou que os resultados desse ano em etapas de Copa do Mundo e principalmente a prata no grand Slam do Rio não foram em vão. Ela fez uma boa luta com a campeã olímpica Maki Tsukada, que chegou até a semifinal da competição. Infelizmente, não vi a luta. Mas Suellen teve um waza-ari na metade do combate, mas foi punida três vezes depois disso e acabou perdendo a luta. Uma pena.
Luciano Correa enfrentou um ucraniano naturalizado americano Kyle Vaskaulat na estreia e saiu derrotado. O Campeão Mundial de 2007 vencia a luta, mas sofreu um ippon e foi eliminado do mundial.
Walter Santos também caiu precocemente, na primeira derrota diante do ucraniano Stanislav Bondarenko, num rápido ippon.
Já hoje, a partir das 22h de Brasília, Tiago Camilo estreia no mundial na categoria até 90g com um marroquino.Se vencer, pega o sul-coreano Kwon, que é o segundo de seu país na categoria.Se passar, deve pegar um húngaro e aí, numa hipotética quartas-de-final pegaria o favorito ao ouro, o japonês Takashi, Do outro lado da chave está Hugo Pessanha, que estreia com um atleta da Letônia.Se vencer, luta com Romais Buffer e, se vencer, pega logo nas oitavas o campeão mundial do ano passado, Kyo Lee.
Na categoria até 81kg, mais dois brasileiros que tem tudo para chegar ao pódio, Flavio Canto e Leandro Guilheiro, ambos medalistas olímpicos. Na categoria até 70kg, Maria Portela pegará já uma coreana cabeça-de-chave na primeira rodada.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Melhor resultado brasileiro feminino em mundiais absolutos \o/
ResponderExcluir