quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Coluna Cesar Castro

Nos últimos dias acompanhamos as Olímpiadas da Juventude, que aconteceu em Cingapura, e nos saltos ornamentais tivemos a participação inédita de 2 Brasileiros, Pedro e Nicoli. Acredito que essa tenha sido uma ótima experiência para os nossos atletas, já que o calendário internacional juvenil desse esporte é bem escasso. Os juvenis que estão em evidência hoje, provavelmente estarão entre os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio.

Atualmente os países que buscam a excelência nos esportes necessariamente precisam fazer intercâmbio de treinos e muitas competições internacionais com alto nível técnico. É impressionante como o esporte evolui rápido e a cada ano os atletas estão mais fortes, flexiveis, constantes e precisos nos movimentos.

Temos pouco investimento no intercâmbio quando comparado aos grandes países que têm tradição. Ainda estamos na fase de conseguir verba até para participar das competições. O resultado dessa carência normalmente é a falta de confiança durante a prova devido ao nervosismo, que normalmente é inversamente proporcional à experiência que cada atleta adquiriu, principalmente em suas diversas competições e vivências pelo mundo afora.
Quando eu era juvenil, infelizmente não tive a oportunidade de participar de uma competição dessa magnitude e é muito provável que o Pedro e a Nicoli já estão à frente de muitos adversários pelo mundo tendo em vista que a experiência vivenciada por eles em Cingapura foi única e fundamental na carreira de cada um.

Desejo muito treino, dedicação e sucesso aos nossos jovens atletas Brasileiros.

Grande abraço
César Castro é o melhor atleta de saltos ornamentais da história do Brasil, conquistou a quinta posição no mundial de 2009, em Roma. Tem ainda no currículo a final Olímpica em Atenas 2004 e a medalha de prata no Pan de 2007, no Rio.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário