terça-feira, 10 de agosto de 2010

Coluna esgrima

Os Campeonatos Pan Americanos de Esgrima 2010 recentemente ocorridos em San José, Costa Rica, tiveram uma participação recorde de 22 países. Além disso, o nível técnico esteve muito elevado em todas as armas, considerando que as principais forças estiveram presentes com as suas melhores equipes, em especial os Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Venezuela, Chile, Brasil e Argentina.

Das seis armas, considerando-se o masculino e feminino, o Brasil classificou-se em cinco. Para cada uma das cinco modalidades, estão garantidas as vagas de 2 atletas para cada disputa no individual e uma equipe para os Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011, ficando de fora apenas na espada masculina. Após a injusta desclassificação brasileira nessa modalidade, a Confederação Pan Americana de Esgrima, a Confederação Centro Americana de Esgrima e a Confederação Sul Americana de Esgrima passaram a discutir com maior intensidade o equívoco quanto aos critérios utilizados.

Um Campeonato Pan Americano tem pontuação válida para o ranking da Federação Internacional de Esgrima - FIE. Ainda assim, este foi um evento também classificatório aos Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011. Por isso, os critérios para a composição dos encontros entre as equipes deveriam ter como critério os resultados obtidos nas provas individuais. Isto não ocorreu e o critério utilizado seguiu o Ranking Internacional FIE. Por tal motivo e porque a fortíssima equipe de Cuba não vem participando das provas da Federação Internacional de Esgrima e não possuia pontuação alguma, acabou sendo o azarão da competição e foi a adversária do Brasil na espada masculina logo no primeiro encontro, por sorteio. Uma destas duas fortes equipes que acabaram se encontrando logo no primeiro embate, ficariam de fora do Pan 2011 e confirmaram o critério injusto. A equipe brasileira foi eliminada das chances de classificação por apenas um ponto (42 x 41) após uma belíssima demonstração de qualidade técnica dos dois países. Posteriormente venceu tudo para terminar em 9°, a melhor classificação que poderia alcançar após a derrota no primeiro encontro. A regra era essa, e infelizmente, fomos nós os desclassificados. Cabe agora aos dirigentes lutarem para que, num próximo evento desta natureza, seja restabelecida a justiça, fazendo-se valer critérios continentais, tendo em vista que os Jogos Pan Americanos ocorrem somente de 4 em 4 anos e é uma competição regional (das Américas), e não uma competição da Federação Internacional de Esgrima. Foi uma lástima!!! Foi injusto!!! O Brasil, uma das melhores equipes de espada masculina das Américas, não estará presente aos Jogos Pan de Guadalajara em 2011. É o único evento que a esgrima brasileira não estará presente.

Nas demais 5 armas o Brasil obteve a classificação: Florete e Sabre masculino e Florete, Espada e Sabre feminino. Assim, e desde já, o planejamento aos Jogos Pan de Guadalajara 2011 está em ritmo acelerado. Temos muito ainda a crescer até lá, pois só faltam 14 meses, já que esses jogos ocorrerão somente na segunda quinzena de outubro de 2011.

A Confederação Brasileira de Esgrima acredita na possibilidade real de obtermos medalhas não apenas nas provas individuais, mas também nas provas por equipes. Por isso, a CBE empenha-se em fazer tudo o quanto for possível para melhor preparar os nossos atletas. O planejamento engloba camping de treinamento no Brasil e no exterior, como também a participação em diversas competições internacionais para proporcionar o que de melhor há para as nossas equipes.

"Parabéns aos nossos atletas, parabéns aos nossos treinadores!!! A Confederação Brasileira de Esgrima estará sempre acreditando e apostando em nosso potencial. Há ainda um longo caminho, mas é a partir dessa caminhada que poderemos fazer história. Por isso, conclamamos a todos para que busquem o melhor trabalho, todo o empenho e o máximo foco - valerá a pena, acreditem. Estaremos sempre ao lado de vocês."

Estas últimas palavras da Confederação Brasileira de Esgrima abrem o início de um novo ciclo, visando agora o sucesso brasileiro para Guadalajara 2011. As esperanças da esgrima em somar pontos para o ranking mundial através de resultados, medalhas e classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 são reais, demonstradas através das conquistas durante a participação dos atletas brasileiros no Pan Americano de Esgrima de San José, encerrado recentemente na Costa Rica.

Luiz Ribeiro é Espadista, detentor de diversos títulos Paulistas, Nacionais e Internacionais. Foi atleta do Clube de Regatas Tietê e da Confederação Brasileira de Esgrima, e atualmente mantém ativo a maior fonte de informações do esporte no Brasil, site http://www.esgrimabrasil.com/

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário