segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Basquete

E quase deu. Brasil saiu derrotado por 70 a 68 pelos EUA em partida válida pela primeira fase do Mundial de Basquete. Marcelinho Huertas, mesmo com o erro no último lance livre, foi o destaque do Brasil, ao lado do surpreendente Marquinhos e do sempre valente Tiago Spliter.

Brasil fez uma partida incrível, principalmente na defesa.Levar só 70 pontos dos americanos é um resultado incrível. Eles erraram bastante, claro, mas muitos desses erros foram forçados pela forte defesa do Brasil.

Fabio Bala, do blog 'Bala na Cesta" deu um título muito interessante ao post dele '"A Derrota da esperança". Outras frases rondaram o twitter como " Brasil dorme com a dor da derrota para acordar com sede de vitória".

A bola quase entrou três vezes. No último lance do jogo, Marcelinho foi pra cima, fez o arremesso e sofreu a falta. A bola caprichosamente entrou e saiu do aro. Mas a chance continuava. Marcelinho no primeiro lance livre. A bola bateu três vezes no aro, parou e caprichosamente caiu para fora ao invés de cair para dentro. Marcelinho foi muito inteligente, muito mesmo ao mandar a bola no aro e buscar no fundo de quadra o rebote. Errar de propósito todo mundo erraria, mas errar de forma com que ele mesmo fosse pegar, que nem ele fez, seria difícil. Marcelinho pegou, tocou para Leandrinho que arremessou e novamente a bola quase caiu.
Três quases! Três!

Leandrinho, infelizmente decepcionou. Deu dois air balls. Dois. Arremessou 18 bolas de quadra e fez apenas cinco. Ele é um cara que poderia ter decidido. Ele já foi o sexto homem da NBA. Tinha que decidir. Fazer bons jogos contra Tunísia e Irã é fácil. Tinha que decidir contra os EUA e não fez, mesmo com 14 pontos. Dois Air balls é brincadeira.

O Brasil jogou muito bom as bolas de três, como fazia há anos. Até que o aproveitamento foi bom, 10 de 28, mas não podemos perder 18 ataques com bolas de três. Leandrinho perdeu 10 de 13. Não podemos nem chamar isso de detalhe, porque 18 erros não é um detalhe.

Infelizmente, não podemos deixar de citar a arbitragem ruim, dando faltas que não existiram. A quarta falta de Spliter praticamente o tirou da defesa brasileira. E essa falta, na minha opinião, não existiu. O Brasil teve apenas oito lances livres a partida inteira, parte disso explicada pelas poucas infiltrações parte pelos erros da arbitragem.

Jogamos bem, claro. Muito bem. Mas não podemos fazer festa por uma derrota para os americanos. Não poderíamos nem numa vitória. Mas as partidas decisivas diante de Croácia e Eslovênia serão outros jogos. E o Brasil precisa vencer.

É bom ver o basquete do Brasil em todos os noticiários. Acho que nenhum jornal essa noite vai deixar de falar desse jogo épico.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Um comentário:

  1. Tô muito feliz com a atuação brasileira...
    Magnano tem 70% do mérito pq é por muita causa dele que os jogadores se comprometeram e pela simpatia que ele demonstra em falar com a imprensa...
    O cara é campeão olímpico e vice-campeão mundial e aceita ir pra praia pra dar uma entrevista de 5 minutos pro Sportv enquanto o Dunga reclamava sem nunca ter ganhado nada...
    Muito bom ver o basquete brasileiro sendo capa do UOL, Globo, Terra...
    Time tá muito disciplinado sem o desespero que tinha pra jogar de 3 antes...Talvez essa derrota tenha sido "melhor" que a vitória pq dá mais ânimo aos jogadores e não traz um ar esnobe aos jogadores...
    Tô confiante em um bom resultado...
    Devemos cruzar com Alemanha ou Sérvia nas oitavas...
    E é melhor que a gente pegue um time bom pq a torcida turca acaba ficando ao nosso favor como fez contra os EUA já que a Turquia tem um bom time...
    Confiante...

    ResponderExcluir