O hipismo CCe sempre foi a segunda força do hipismo brasileiro. O saltos sempre esteve entre os melhores do mundo e o adestramento sempre teve resultados internacionais pífios.
O hipismo saltos segue em alta, com muitos brasileiros entre os melhores do mundo. O adestramento está subindo cada vez mais.
E o CCE? Aliás, o que é CCE?
CCE é Concurso Completo de Equitação. Soma o adestramento, o cross-country e o saltos. Por equipes, o melhor resultado da história do Brasil foi a sexta posição nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e a prata no Pan de 1999. Nos últimos anos, os resultados foram um pouco piores, 11º em Atenas 2004 e 10º, agora entre 11 países, em Pequim 2008. No individual, Marcelo Tossi foi o melhor, 22º, resultado ótimo.
A Confederação percebeu a decadência do hipismo CCe no Brasil e decidiu investir mais nesse "braço" da modalidade. Nick Turner, britânico, está treinando a seleção brasileira da modalidade desde o ano passado. O trabalho deve ir até os Jogos Olímpicos de 2012, passando pelos Jogos Pan-americanos de 2011.
Em entrevista para a revista "Horse", o diretor do CCE na Confederação, Carlos Alberto Berlandi disse que quer trazer um pouco da experiência europeia para cá: "Na verdade o Brasil nem tem muita tradição no CCE, apenas conquistou alguns bons resultados recentemente. A ideia é absorver um pouco da experiência europeia".
O Brasil teve um excelente resultado recentemente. Marcio Cevalho Jorge, montando o cavalo Orchidea ficou em quinto lugar num torneio importante da Ingleterra. Venceu atletas importantes como Zara Philips, Mary kING E mATT rYAN. pORÉM, uma semana depois o cavelo utilizado por Marcio veio a falecer, o que abateu toda seleção nacional e o técnico também.
A classificação para Olimpíada dificilmente virá durante o mundial deste ano, que leva as cinco primeiras equipes para Londres 2012. Porém, as chances de vaga serão maiores durante o Pan do México, quando os três melhores conseguem vaga para Londres 2012. Foi assim que o Brasil conquistou as vagas para Sydney, Atenas e Pequim.
Atualmente, não temos nenhum atleta entre os 100 melhores do ranking. O melhor é Jefferson Sginaolin, que é o 103º.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário