sexta-feira, 26 de março de 2010

O que já aconteceu

Faltando cinco dias para o término dos Jogos Sul-Americanos aqui em Medellin, muitos esportes já terminaram suas competições. Vamos a um resumo deles:

Atletismo: Nota 6:O Brasil manteve a hegemonia, conquistou 13 dos 44 ouros em disputa, mas faltou, e muito a contribuição dos homens. Das 22 provas entre os homens, apenas dois ouros, um no decatlo e outro no salto com vara. As meninas se mantiveram bem, levaram 11 das 22 provas, um resultado bom.
Destaque para Ana Claudia Lemos e o recorde sul-americano nos 100m raso com 11s17. Ela foi ouro também no revezamento 4x100m rasos. Outro destaque foi o salto de 1m83 de Vandileia na altura. Nota também para Vanessa Spinola, do heptatlo, que era favoritissima mas ficou de fora por contusão.

Badminton: Nota 7 Se esperava um ótimo confronto entre Brasil e Peru e foi o que tivemos.Por equipes mistas, a força das meninas do Peru falou mais alto e ficamos com a prata. No simples e duplas feminino, era esperada as derrotas brasileiras. Nas duplas masculina e mistas prometia um grande duelo e foi o que ocorreu.Infelizmente com vitória deles.
Ponto alto do Brasil veio no simples masculino, com a final ganha por Daniel Paiola contra Hugo Arthuso.

Ciclismo:Nota 6 Foi uma rapa colombiana, 26 ouros em 28 possíveis, mas podemos dizer que o resultado do Brasil foi bom, principalmente na pista. No BMX, A promessa Renato Resende só foi bronze porque o pódio não pode ser inteiro de um país e,mesmo com a quarta posição, levou o bronze,única medalha do Brasil. No MTB, as meninas mostraram que, infelizmente, não estão com nível nem num sul-americano e ficaram sem medalhas. No masculino, Rubinho foi prata, mantendo a tradição. Na estrada, o masculino decepcionou e saiu de mãos abanando mas o feminino teve uma prata muito boa com Rosana Kirch, que venceu a medalhista olímpica Maria Luisa Calle.
Por fim, na pista, o masculino ficou devendo, levou apenas um bronze com Davi Romeo.Entretanto, as meninas não só conquistaram as primeiras medalhas da história, como subiram ao pódio em 6 oportunidades, duas pratas e quatro bronzes. Destaque para Sumaia e Janildes, com 3 pódios cada.

Saltos ornamentais: Nota 4 Perdemos de vez a hegemonia na América do Sul para os colombianos.Nossos únicos ouros vieram com Juliana Veloso, no trampolim 3m e no sincronizado, com Tammy Galera. Sem Cesar Castro, nosso time masculino não conseguiu ouro. Ao menos alguns índices para o Gran Prix internacional, porém mesmo assim longe dos donos da casa.

Ginástica artística: Nota 5Cinco ouros para o Brasil.Destaque para Diego Hipólito, ouro no solo e no salto com notas muito boas.O time masculino e feminino levaram ouro, assim como Arthur Zanetti na argola.
Tivemos duas provas muito polêmicas. O salto feminino e a barra masculina, o ouro era merecidamente para o Brasil, mas os juízes deram para Colômbia. Porém, o Brasil perdeu o individual geral no feminino, o que é 'inaceitável". O time feminino não conseguiu nenhum ouro individual, o que também foi muito ruim.

Judô Nota 4Brasil deve ter se arrependido de não ter levado equipe principal. Ficou com a priemria posição no quadro, com seis ouros, mas poderia ter sido muito melhor. Até a prova por equipes o Brasil saiu derrotado. Destaque para Rafael, q ue levou dois ouros, para a dupla de Katá. Eduardo Santos ficou "apenas" com o bronze. Fiquei decepcionado.

Luta: Nota 8 Um resultado muito bom para um esporte sem a menor tradição. O ouro de Antoin Jaoude muito bom. ALém disso, uma prata no feminino e uma prata na luta livre. Ao todo, 12 pódios, 9 bronzes. Fiquei um pouco decepcionado com as meninas, que levaram apenas três pódios, esperava ao menos 5.

Maratonas Aquáticas:Nota 4: Fiquei um pouco decepcionado.Esperava dois ou trÊs ouros, mas Alan do Carmo conquistou a prata nso 5km e ficou fora do pódio nos 10km. Ana Marcela venceu empatada os 5km e ficou com a prata nos 10km.

Patinação Artística: Nota 7 Marcel Sturmer ficou com a prata depois de um tombo no último movimento e acabou decepcionando. Apesar disso, o resultado foi bom, com ouros de Eduardo Gravina, dois, e Gabrielle Moraes.Foram três ouros e quatro pratas.

Polo Aquático: Nota 4: O time feminino fez a parte dela, vencendo todas as partidas com facilidade e estão de parabéns. Já o masculino, empatou com a Argentina e perdeu para Colombia, ficando apenas com o bronze. Uma pena.

Remo: Nota2: Uma decepcção. Tivemos vários problemas.A altitude pegou muito nos atletas, os barcos alugados eram horríveis. Veio um barco de peso leve para a dupla sem limite de peso, o que fez com que o barco afundasse antes da largada. Muito problemas. Mesmo assim, se esperava mais que dois ouros. Destaque mesmo para Ailson Silva, nosso vicecampeão mundial sub-23, que foi ouro no skiff peso leve bronze no skiff sem limite de peso e bronze no duble skiff.
Mas, ainda assim esperava mais na primeira competição da nova gestão da CBR.

Squash: Nota 5 Um resultado já esperado pela força colombiana nos últimos anos. Perdemos todos os ouros, mas conquistamos várias pratas. Por equipes e indivudal masculino, além de bronzes em todas as duplas.

TÊnis de mesa: NotA 6 Espetacular o ouro de Tsuboi, vencendo na semifinal num jogão o argentino-chinÊs Liu Song. Além dele, tivemos ouro por equipes, masculino e feminino, e duplas mistas. Sinti falta de pelo menos um resultado melhor no individual e nas duplas feminino, em que tivemos apenas um bronze.

Tiro com arco: Nota 8 Um resultado muito bom para o Brasil, tanto na prova de recurvo, olímpica, como na de composto, não olímpica. Bernardo Oliveira foi o destaque com quatro ouros. Outro destaque foi Roberval dos Santos, um dos melhores do mundo no composto, que levou dois ouros. Ao todo, foram 21 medalhas, oito de ouro.

Tiro esportivo: Nota 7: O Brasil venceu os Jogos Sul-Americanos com um total de 10 medalhas de ouro, grande destaque para Julio Almeida, que levou 6 douradas. Tiramos o título da Argentina, o que foi um grande resultado.

Triatlo:Nota 4 Uma certa decepção a participação brasileira. Ouro para Diogo no individual de distância olímpica, mas no speed e por equipes resultados abaixo do esperado

3 comentários:

  1. Discordo da conta do atletismo !

    Quem venceu foi a Colômbia.
    Senão vc está fazendo a mesma conta
    que os americanos fizeram em Pequim
    pra dizerem que venceram a China.


    BR

    ResponderExcluir
  2. como assim? O Brasil teve 13 ouros e a Colombia 11.
    O Brasil teve mais ouros e mais medalhas
    Por que não ganhou?

    ResponderExcluir
  3. Jogos Sul-Americanos -
    Sul-Americano Sub-23:

    1º Colômbia
    14 ouros 12 pratas 14 bronzes

    2º Brasil
    13 ouros 18 pratas 11 bronzes

    http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/medellin-2010/todas-as-noticias-de-medellin/atletismo-brasileiro-mantem-hegemonia-na-america-do-sul-que-vem-desde-1974-20100324.html


    P.S. Aliás a "sua emissora"
    utiliza a mesma contagem que
    os americanos utilizaram em
    Pequim.

    BR

    ResponderExcluir