terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Polo Aquático

Essa semana é a semana do pólo aquático no Brasil. Teremos a semifinal e a final da Liga Nacional de Pólo Aquático masculino e o Trofeu Olga Pincirolli feminino, que é o campeonato brasileiro da modalidade. Todos os jogos acontecem no Rio de Janeiro e definem os campeões de 2009 do esporte.

No masculino, depois de mais de três meses de competição, chegam as semifinais. Dois times do Rio são os favoritos, principalmente por terem trazido estrangeiros para a decisão da competição. O Botafogo, que terminou a primeira fase invicto, e o Fluminense, atual campeão da Copa do Brasil, jogam em duas partidas no Rio a semifinal diante de, respectivamente, Pinheiros e Paineiras, times que entram como zebras nessa fase.

O regulamento prevê duas partidas para a semifinal, uma na quinta e uma na sexta. Se classifica para a final, também disputada em dois jogos, o time que tiver o melhor saldo de gols na soma das duas partidas. Em caso de permanência do empate, se classifica o que teve melhor campanha na primeira fase.

Foi assim que o Paineiras conseguiu ficar entre os quatro melhores da compatição. Depois de vencer a primeira partida das quartas-de-final por 7 a 5, o time perdeu por 5 a 3 o segundo jogo e só se classificou pois terminou a primeira fase na quarta posição, uma a frente do rival da ocasião.

As finais ocorrem no sábado e no domingo. Prometem muita emoção e um pólo aquático de alta qualidade, com a presença dos melhores do Brasil e de atletas que alguns clubes trouxeram de fora do país para essa fase final. Acredito num clássico "vovô" na final, entre Botafogo e Fluminense.

O Trofeu Olga Pincirolli , o campeonato brasileiro feminino, tem início nessa quinta-feira e vai até o domingo. São apenas quatro equipes na competição, depois da confirmação da ausência do Paineiras. Os quatro times- Botafogo, Flamengo, Paulistano e Pinheiros- jogam entre sí nos primeiros dias, para a semifinal, todos os times se classificam. O Paineiras abandonou o torneio pela coincidência das datas com o vestibular.

Apesar de poucas equipes, poderemos ver um pólo de alta qualidade, com seis referências internacionais, entre elas a ítalo-húngaro Boszé Valkai (Pinheiros), a americana Coralie Simmons (Botafogo) e as argentinas Mariela e Rócio de Virgílio (Flamengo). Entre as brasileiras, destaque para Camila, Fernanda, Luiza, Flavinha, Melina, Cris Beer, Zablith e Babi Amaro.
O polo feminino, apesar de conseguir bons resultados internacionais, ainda engatinha no Brasil, com poucas praticantes e poucos clubes que investem. Uma pena.

Tem twitter?siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário