Fonte: www.esgrimabrasil.com
São Paulo sediou nesta semana de 12 a 15 de Novembro, o 81° Campeonato Brasileiro de Esgrima. A prova foi realizada no SESC Pompéia, que apoiou o evento fornecendo toda a infra estrutura necessária no Ginásio de Esportes Verão, num final de semana com temperaturas elevadas na capital paulista. Foram consumidas aproximadamente 960 garrafas e copos d’água nos quatro dias de competição. O Círculo Militar de São Paulo também apoiou o evento, cedendo material empregado na estrutura da prova.
A competição contou com vídeo arbitragem, que foi utilizada auxiliando os árbitros nas disputas das finais de esgrima de cada modalidade. A ferramenta proporcionou um grande auxílio aos árbitros, que se utilizaram da novidade quando solicitada pelos atletas em ações complexas e de difícil decisão para a arbitragem. Foi então que a novidade entrou em cena, passando repetidamente a ação na velocidade de 25% da real captada, não deixando dúvidas sobre a decisão do árbitro. O sistema de vídeo arbitragem chegou a mudar decisões de ações e mostrar que, às vezes empregar a tecnologia em disputas de alto rendimento é fundamental em face da velocidade e complexidade empregado pelos atletas nos combates de esgrima. O sistema utilizado foi a solução encontrada para auxiliar construtivamente e de forma imediata os árbitros e os atletas, sendo o início de uma nova e importante fase em desenvolvimento e com total apoio da Confederação Brasileira de Esgrima.O campeonato valia além do título Brasileiro 2009, a conquista da classificação final para o ranking que será confirmado nos próximos dias os atletas que representarão o Brasil na ODESUR 2010 – Olimpíadas Desportivas Sudamericanas, que serão disputadas em Medelín.
Sabre Masculino – A prova teve a confirmação do melhor sabrista brasileiro da atualidade, indiscutivelmente. Renzo Agresta do ECP/SP foi superior a todos em tudo, conquistando 100% de aproveitamento em nove combates disputados na conquista do título, mostrando no transcorrer da competição de forma nítida e sem adversários que está num patamar técnico internacional merecidamente conquistado com muito treino e disciplina. A merecida surpresa da competição ficou por conta da conquista do Vice Brasileiro 2009 por Rodrigo Crespi do ECP/SP. Ele conseguiu eliminar o Bronze Tywilliam Guzenski e o 4º colocado William Zeytounlian, para chegar na final com Agresta e terminar com a Prata.
Florete Feminino – Thaís Rochel do ECP/SP venceu e convenceu que mereceu conquistar o Ouro. Rochel é a mostra de uma atleta que se sacrificou para se manter no topo, apresentando exelente forma física adquirida no transcorrer do ano, treinando muito. Para se juntar a ela na conquista das primeiras posições, duas jovens floretistas que estão cada vez mais buscando e conquistando o seu espaço: Augusta Oliveira do GNU/RS conquistando a Prata, ao lado de Ana Beatriz Bulcão do ECP/SP com o Bronze.
Florete Masculino – Desde 2002, Fernando Scavasin do ECP/SP não perde uma final que disputou. Neste brasileiro ele não faltou com a sua tradição particular e realizou uma exelente final para levar o Ouro para casa. João Souza do GNU/RS também é um exelente atleta de verdade e ficou com a Prata, realizando uma grande final e de alto nível, dando em vários momentos a impressão de que iria levar para o Sul o Ouro, mas o dia era de Scavasin. Heitor Shimbo do ECP/SP ficou com o Bronze, Lucas Oliveira do GNU/RS com a 4° colocação final.
A disputa do quadro de 16 foi fundamental, marcando a queda do Campeão Brasileiro de 2008 Marco Xavier do GNU/RS e de Marcos Cardoso do ECP/SP. Henrique Rochel do ECP/SP também vinha aparentemente num bom dia na fase de poules classificatórias, mas o alto nível da competição foi cruel com todos eles que não puderam avançar na competição, apesar de entre vários outros poderem estar entre os primeiros como Ricardo Ferrazi, que conquistou o 5º lugar no final.
Espada Feminina - Cléia Guilhon do GALOIS/DF conquistou o Ouro, numa final em que teve trabalho para vencer Amanda Simeão do CMP/PR. A Paranaense Simeão vem subindo de produção, podendo serem contados os dias em que a fatura dourada será descontada sem aviso prévio. Guilhon merece os parabéns pela sua conquista, num ano em que atravessou por diversos problemas físicos e se superou para este momento. Raíssa Costa do GALOIS/DF conquistou o Bronze, estando merecidamente entre as primeiras deste Brasileiro 2009, uma constante o ano inteiro. Paula Lazzarini do ECP/SP ficou em 4º, mostrando que experiência se conquista com inteligência, o maior Ouro de todos.
Espada Masculina - Entre os 50 inscritos, um grande e merecido vencedor: Athos Schwantes do CMP/PR. Desta vez, Schwantes teve um novo adversário, que fez a sua primeira final de Brasileiro na categoria livre apesar de ser um garoto de 16 anos: Guilherme Melaragno do ECP/SP. O Ouro de Schwantes é merecido, conquistado por um exelente espadista e atleta. A Prata de Melaragno vale um Ouro de quem se continuar com disciplina e vontade vai ser um grande atleta. É disciplinado, inteligente e acima de tudo, gosta de vencer. Richard Grunhauser da SOGIPA/RS foi Bronze com Lúcio Goldani do GNU/RS em 4°.
A prova foi marcada por vários espadistas que caíram logo na degola do quadro de 32. Nomes comuns entre os primeiros ficaram por lá: Schwuchow caindo com Melaragno além de Runnacles, Ferreira, Linschoten Nunes, Carmona e Avelar. A lista é longa e continuou no quadro de 16, com o Campeão Brasileiro de 2008 Daniel Santos da SBME se despedindo das suas chances juntamente com Ivan Schwantes, Rothfeld, Petrachi e Lunardi, entre outros. Não bastou para todos conquistarem bons resultados nas poules classificatórias, a competição estava muito equilibrada para a maioria dos esgrimistas.
Sabre Feminino - Karina Lakerbai da APE/SP repetiu 2008 e confirmou mais um título brasileiro, conquistando o Ouro de 2009 com Deise Falci da AACV/RS chegando em mais uma final, desta vez com a Prata mas sempre presente. Beatriz Almeida da APE/SP apresentou um jogo mais centrado, se mostrando mais uma vez presente e focada em estar entre as primeiras com a conquista do Bronze. Clarissa Osório chegou também entre as primeiras e terminou em 4º.
Equipes
Na disputa por equipes, a Espada Feminina abriu a rodada com Brasília (Distrito Federal) conquistando o Ouro de forma apertada sobre o Paraná por apenas 1 ponto de diferença e por tempo. Guilhon foi fechar para o DF, mas Simeão vendeu muito caro e virou 8 pontos sobre 2 em três minutos, faltando apenas 1 ponto para o empate que passou por muito perto. Brasília levou o Ouro, com Paraná muito próximo e Minas Gerais com o Bronze.
Na Espada Masculina o Paraná levou o Ouro sobre a Seleção Brasileira Militar do Exército, reeditando a grande final de 2008 e com grandes emoções em 2009, mas com o mesmo endereço para o título brasileiro. São Paulo com uma equipe formada por Juvenis na sua maioria e que conquistaram ao longo do ano o direito e mérito de representar o Estado, conquistaram o Bronze sobre Minas Gerais.
Pelo Florete Masculino e Feminino, São Paulo levou o Ouro sobre o Rio Grande do Sul nas duas finais. No Sabre Masculino, São Paulo também venceu e conquistou o Ouro sobre a equipe da Seleção Brasileira Militar do Exército.
Nenhum comentário:
Postar um comentário