Poucos conhecem esse evento, muito em função de o Brasil não levar seus principais atletas nas modalidades ditas "grandes", o que faz com que a mídia nao acompanhe o evento, tanto que a última edição não teve transmissão em nenhum canal para o Brasil, nem aberto e nem fechado.
Pode-se dizer que, para o Brasil, os Jogos Sul-americanos são iguais aos Jogos Pan-americanos para os EUA. Um evento grande, poliesportivo, em que em muitas modalidades levamos equipes "B" e "c", mas em outras modalidades, não tãõ fortes por aqui, mesmo com as equipes principais, não conquistamos bons resultados.
Vamos citar o atletismo e a natação. O Brasil nunca levou atletas de primeiro nível para a competição nos dois esportes que mais dão medalhas, sempre com equipes jovens que estão em busca de experiÊncia. Algo parecido acontece com os EUA no Pan. Esses jovens muitas vezes se tornam atletas de primeiro nível, como foi o caso de Thiago Pereira e Keila Costa, respectivamente da natação e do atletismo, que surgiram no evento em 2002, realizado no Brasil.
Sem sua equipe principal, os EUA penam para dominar os esportes citados nos Jogos Pan-americanos em que são disparado a primeira força das Américas, assim como o Brasil pena para ser o destaque nos Jogos Sul-americanos.
Do outro lado, o Brasil, mesmo maior potência olímpica da America do Sul, tem muitos esportes em que os Jogos Sul-americanos são muito importantes e levamos os principais esportes. São os casos da Luta Olímpica, levantamento de peso e esgrima, para citar só alguns. Esses esportes, que pouco medalham em Jogos Pan-americanos, levam poucos atletas para os Jogos Olímpicos, tem nos Jogos Sul-americanos sua chance de brilhar.
Vai ser bem interessante ver no evento se nossa Luta Olímpica realmente cresceu, se nossa esgrima está realmente subindo e ver o quanto o levantamento de peso está carente por aqui. Essas trÊs modalidades dão, somadas, 78 medalhas de ouro nos Jogos Sul-americanos, o que pode ser decisivo para que o Brasil termine a frente no quadro de medalhas.
Interessante frisar que em 2002, no Brasil, ficamos disparado na primeira posição, com mais de 300 medalhas, 153 delas de ouro. Em 2006, com uma equipe não tão forte, fomos os que mais conquistamos medalhas, 302, mas ficamos em quarto no quadro por ouros, com 96 douradas.
Vamos esperar
Tem twitter?Siga o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário