quarta-feira, 1 de julho de 2009

Esporte a esporte- Tiro com arco

O Tiro com arco finalmente ganhou um centro de treinamentos. Apesar de ainda não acabado, o Centro localizado em Maricá, Rio de Janeiro, poderá trazer grandes frutos ao Brasil, a começar pela iniciativa de permitir que alunos da rede pública municipal e estadual possam praticar o esporte. São 22 mil metros quadrados dedicado ao Tiro com arco. Haverá cinco alojamentos para 40 pessoas, casa do técnico, academia e muro para evitar que flechas atravessem o terreno.

"A gente está vivendo uma fase melhor do que há oito anos atrás. Agora, temos mais condições de planejamento e atenção dos técnicos" comentou Fátima Rocha, atleta que defendeu o Brasil no três últimos Jogos Pan-americanos e que se concentra na classificação para os Jogos Sul-americanos de 2010, em Medelin.

Se Fátima está pensando no Sul-americano de 2010, parte da equipe brasileira já tem um objetivo mais próximo, o mundial a ser disputado na Coreia do Sul no próximo mês de outubro. Foram disputadas seletivas esse ano, A primeira seletiva aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, da qual participaram 28 atletas - sendo 16 homens e 12 mulheres - de todo o país e após a soma de pontos com a competição dos dias 23 e 24 de maio, foram preenchidas três vagas. Na categoria recurvo masculino, que é olímpica, o Brasil será representado por Fábio Carvalho Emílio, Daniel Xavier e Klaus Ramalho Vonvehr.

O jejum de medalhas em Pan-americanos vem desde 1983, quando eram disputadas muitas provas, se não me engano 12. Naquela ocasião, o Brasil ficou com quatro bronzes. No Pan do Rio, a equipe masculina conseguiu uma grande vitória sobre Cuba nas quartas-de-final, mas acabou na quarta posição e sem medalha. Atualmente, são apenas quatro medalhas de ouro entregues no esporte: Individual, feminino e masculino, e equipes, feminino e masculino.

No mundial de 2007, as colocações não foram boas, numa competição que foi preparatória para o Pan. Entre os homens Leonardo Carvalho perdeu para o russo Bair Badenov por 113 a 109 e ficou em 80º, Marcos Bortoloto foi eliminado pelo norueguês Baard Nesteng com 107 a 99, e ficou em 88º e Fábio Emílio deixou a competição na 108ª colocação, após uma derrota para o norte-americano Brady Eillison.Sarah Nikitin foi 106º. A equipe brasileira ficou em 27º.

Segundo o cordenador técnico do Brasil, o italiano Eros, o objetivo do Brasil no Mundial da Coreia não é brigar por medalhas, e sim colocar atletas entre os 30 melhores do mundo. A última vez que aconteceu isso foi no mundial de 2005, quando Leonardo Carvalho surprrendeu a todos ao vencer na primeira rodada do "mata-mata', um sul-coreano por 158 a 154, depois passou mais duas fases e caiu apenas no desempate nas oitavas-de-final.

Leonardo Carvalho, aliás, tem conseguido os principais resultados dos brasileiros nos últimos anos. Além da nona posição no mundial de 2005, ele tem ao todo 14 medalhas em Jogos Sul-americanos e, em 2010, pode se tornar o maior medalhista do Brasil na competição, já que está atrás do canoista Sebastian Cuattrin.

Apesar disso, quem conseguiu a vaga olímpica brasileira para a olimpíada foi Luiz Gustavo. Ele foi bronze na Capa do Mundo de El Salvador, em 2007, e assim garantiu uma vaga ao Brasil. Com apenas 304 e 306 flechas em suas duas sessões não conseguiu uma boa colocação, atrapalhando assim suas chances de seguir na competição, já que enfrentou na próxima fase um dos favoritos ao ouro.Diante de Kyung- Mo Park, o brasileiro não fez seu melhor e acertou apenas 99 dos 120 pontos possíveis. Depois da prova, disse que ser normal é 112 ou 113, e que assim saíria feliz da prova. O sul-coreano foi bem melhor, fez 116 pontos e se classificou para a próxima fase.
O Tiro com arco, infelizmente, é um dos esportes com menos divulgação na mídia. O site da Confederação é bem fraco e não conheço nenhum site de notícias do esporte. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário