sábado, 11 de julho de 2009

Especial Golden League - Oslo e Roma

A Golden League é o circuito de provas de atletismo mais famoso do mundo, com seis etapas espalhadas pelo ano. A primeira, há duas semanas ocorreu em Berlim, a segunda, semana passada em Oslo, e a terceira, em Roma, ontem (sexta-feira).
Como já falamos de Berlim em uma postagem há cerca de 10 dias, vamos falar hoje mais especificamente das etapas de Oslo e Roma. Após metade do circuito, Kenenisa Bekele nos 5000m, Kerron Stewart, nos 100m e Sanya Richards, nos 400m e Yelena Isinbayeva , no salto com vara, ainda lutam pelo prêmio de U$ 1 milhão, que é dado para o atleta que vencer as seis etapas do circuito.

A favorita ao prêmio é a russa Yelena Isinbayeva, que venceu as seis etapas em 2007,e que luta por mais esse prêmio. Na etapa de Oslo, ela venceu com 4m71, mesma marca da polonesa Monika Pyrek. Em Roma, ela venceu com 4m85, bem a frente de sua compatriota Yuliya Golubchikova. Fabiana Murrer ficou em quinto com 4m56 na segunda etapa e foi quarto ontem com 4m60.

Nos 5.000, o etíope Kenenisa Bekele, atual campeão olímpico dos 5000m e 10000m, venceu as três corridas dos 5.000m até agora do circuito, sempre com uma última volta espetacular. Vai ser difícil tirar o prêmio deste homem.
A jamaicana Kerron Stewart, vice campeã olímpica nos 100m rasos em Pequim, venceu as trÊs provas até agora e também está na briga pelo prêmio milionário. O tempo em Roma, por sinal, de 10s75 foi muito bom, o melhor de sua vida.
Nos 400m, Sanya Richards, bronze em Pequim nos 400m e ouro nos 4x400m, venceu as três provas, as duas últimas em cima da jamaicana Shericka Williams.
Nos 100m masculino, sem a presença do recordista mundial Usain Bolt, três vencedores diferentes até o momento. Asafa Powell venceu com 10s07 em Oslo, enquanto em Roma Tyson Gay fez a excelente marca de 9s77. Asafa Powell foi segundo com 9s88 e Yohan Blake foi terceiro, com 9s96.
O atleta de Bahamas, Chris Brown, quarto colocado em Pequim nos 400m, não participou da etapa de Oslo, que foi vencida por Renny Quow. Se ele tivesse disputado, poderia muito bem estar na briga por esse prêmio, já que vencera a primeira etapa e venceu ontem a terceira. O tempo de ontem, 44s81, se repetido na segunda etapa, lhe daria com sobras o ouro.

Nos 100m com barreiras, a americana Damu Cherry havia ganho as duas primeiras etapas, mas ontem não participou da prova. O ouro, então, ficou com Dawn Harper, com o tempo de 12s55, melhor marca da temporada.
No lançamento de dardo, o finlandês Tero Pitkämäki, bronze em Pequim, venceu as duas primeiras etapas, inclusive contra o seu maior rival, o norueguÊs Andreas Thorkildsen, que competiu em casa. Porém, na terceira etapa, Thorkildsen com 87m43 contra 83m do finlandês.

Nos 110m com barreiras, Dayron Robles venceu ontem com 13s17, vencendo por um décimo Antwon Hicks, vencedor da segunda etapa. Dexter Faulk, que tinah vencido a primeira etapa, não conseguiu seguir na luta pelo premio, já que ficou em quinto na etapa de Oslo, vencida por Hicks.

No salto em altura feminino, a croata Blanka Vlašic, campeã mundial de 2007 e que perdeu o ouro no desempate em Pequim, permanece não conseguindo se manter como melhor saltadora do mundo, como havia feito durante todo ano de 2008 até a olimpíada, e venceu apenas a segunda etapa, com 2m. Ontem, a vitória ficou com a italiana Antonietta Di Martino.

As provas citadas acima são as que fazem parte das seis etapas da Golden League, mas outras provas são disputadas em algumas etapas, sem valer pelo prêmio de 1 milhão de dólares, como o que acontece com os 800m rasos.
Nesta prova, disputada somente na segunda e terceira etapas, Yuriy Borzakovskiy venceu em Oslo e o queniano Alfred Kirwa Yego levou a melhor na corrida de ontem. Lembrando que o brasileiro Fabiano Peçanha ficou em quinto na prova de Oslo.
Leia mais no blog
Tem twitter? Siga o Twitter do blog
http://twitter.com/brasilemlondres

2 comentários:

  1. Como Tyson Gay teve uma contratura no US Olympic Trials antes de Beijing, teve pouco tempo p/ recuperação e acabou eliminado na semi-final.

    Por este motivo o tão aguardado duelo entre os 3 (Bolt, Powell e Gay) na final olímpica não ocorreu.

    Desta vez o 3 estarão presentes e em plena forma.

    Que final ter
    Como Tyson Gay teve uma contratura no US Olympic Trials antes de Beijing, teve pouco tempo p/ recuperação e acabou eliminado na semi-final.

    Então o tão agurdado duelo entre os 3 (Bolt, Powell e Gay) na final
    olímpica não ocorreu.

    Desta vez o 3 estarão presentes e em plena forma.

    Que final teremos em Berlim !emos em Berlim !

    ResponderExcluir
  2. Comentário retificado:

    Como Tyson Gay teve uma contratura no US Olympic Trials antes de Beijing, teve pouco tempo p/ recuperação e acabou eliminado na semi-final.

    Por este motivo o tão aguardado duelo entre os 3 (Bolt, Powell e Gay) na final olímpica não ocorreu.

    Desta vez o 3 estarão presentes e em plena forma.

    Que final teremos em Berlim !


    BR

    ResponderExcluir