O nado costas é o que tem os melhores atletas. Os norte-americanos tem uma escola espetacular deste estilo, tanto que ano passado colocaram 10 atletas entre os 20 melhores da temporada nos 100m costas. Por isso, a prova dos 100m costas é uma das melhores do Pan. No Rio, em 2007, o campeão foi Randall Bal, que marcou 53s66, quinta melhor marca daquela temporada. Peter Marshall, também dos EUA, foi o vice campeão.
Nos 200m costas, o nível também é alto. A vitória de Thiago Pereira com 1min58s41 é recorde sul-americano até hoje e foi top 10 daquela temporada. Scott Clary, outro top 15 daquele ano, foi o vicecampeão.
Entre as mulheres, Julia Smit foi o grande destaque no Rio, com ouro nos 100m e prata nos 200m. Entretanto, os tempos não foram tão bons, longe dos 10 ou 15melhores daquele ano.
No nado peito, o canadense Scott Dickens venceu a prova dos 100m do Rio com um tempo que lhe deu um top 20 naquela temporada, 1min01s20. Mark Gangloff, dos EUA, foi vice campeão também com um tempo top 20. Nos 200m, ocorreu dobradinha brasileira no Rio e os três primeiros fizeram marcas de 2min13s, na época fortes.
Entre as mulheres, a canadense Annamay Pierse foi muito bem nas elimiantórias do Rio, marcando o sexto tempo geral de 2007, mas acabou perdendo a final para Michelle Mckeehan, que fez um tempo top 20 daquele ano. Nos 200m, o tempo da vencedora Caitlin Leverenz foi top 10 daquela temporada, enquanto a vicecampeã Annamay Pierse fez o 17º tempo daquele ano.
As provas de borboleta para as mulheres foram a que tiveram nível mais alto nos Jogos pan-americanos. A dobradinha americana de Kathleen Hersey e Sam Woodward nos 100m e a vitórias de Kathleen Hersey nos 200m ficaram entre os melhores tempos de 2007. Em Pequim, Hersey foi finalista olímpica.
Entre os homens, a presença de um finalista olímpico em 2004, Gabriel Mangabeira, um medalhista no mundial 2007, o venezuelano albert Subiratz, além de muitos atletas de primeiro nível do mundo fizeram da prova uma competição muito forte. Os três primeiros na prova ficaram no top 15 daquela temporada. Nos 200m, num nível um pouco mais fraco, vitória de Kaio com, naquela oportunidade, um tempo entre os 8 melhores daquela temporada.
Acabaremos o especial sobre o nível da natação no Pan na semana que vem, com as provas de medley e de revezamentos.
LEIA MAIS
Um fato a se destacar é q o Canadá sempre foi melhor em equipe q o Brasil. Com o nível da nossa equipe masculina (a feminina ainda está aquém, embora tenham surgido ótimos talentos como a Gabi Silva e Joanna Maranhão q ainda vão dar oq falar), os canadenses já pensam em levar a equipe A completa deles para Guadalajara.. mesmo assim conrrendo risco de ficar atrás dos brazucas.
ResponderExcluirSinal dos novos tempos...
Qdo puder, Gui, vote novamente, por favor, na enquete das Olimpiadas 2016. Tive de deletar a anterior q chegou quase a 1000 votos por conta de um arquivo corrompido. Comecei do zero hj...
E twitte-me tb... www.twitter.com;tatolimpico...
É sempre um prazer torcar infos contigo!
Abração