segunda-feira, 30 de março de 2009

Resumo da semana

Atletismo - Fim de semana movimentado com mundial de cross-country e campeonatos dentro e fora do Brasil Um dos resultados mais expressivos do torneio da FPA, disputado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, no sábado (28), foi obtido pelo meio-fundista Kleberson Davide. Ganhador da medalha de prata no PAN 2007, o atleta da REDE Atletismo ficou em 1º lugar nos 800 m, com 1:45.66, e superou o Índice CBAt (1:46.00) para o Mundial de Berlim, na Alemanha, em agosto próximo.Entre outros resultados, Eduardo Vasconcelos (REDE Atletismo) venceu os 400 m, com 46.46 João Gabriel dos Santos (BM&FBovespa), o salto com vara, com 5,46 m Lucimar Moura (BM&FBovespa), os 100 m, com 11.49 João Eufrazio Neto (ABC), os 400 m com barreiras, com 50.92 Keila Costa (REDE Atletismo), o salto em distância, com 6,56 m.Bruno Lins venceu os 200 m, com 20.76 e fez a melhor marca nos 100 m, com 10.26, na preliminar (Índice B para Berlim). Na final, deu Rafael Ribeiro, também da REDE, com 10.42.Ainda neste final de semana, em Santa Fé, na Argentina, Alessandra Resende (BM&FBovespa) foi a 1ª no lançamento do dardo, com 54,14 m.

Campeonato Mundial de Cross Country 2009 foi disputado em Amã, na Jordânia. Entre os brasileiros, o melhor foi Adilson Dolberth (65°, com 37:48). Claudir Rodrigues e Sérgio Celestino da Silva ficaram, respectivamente, com as 84° e 92° posições, com 38:13 e 38:40. Gladson Barbosa, que chegou a ficar entre os primeiros no começo da prova, e Daniel da Silva não completaram a prova.Na prova feminina a brasileira Sueli Pereira Silva foi a melhor (66°, com 29:38). Rosângela Farias foi a 73ª, com 30:18, e Adriana Aparecida da Silva, a 82ª, com 31:40.Na classificação individual das provas juvenis, Éderson Pereira foi o 61°, com 26:17, e Valdison Silva , o 94°, com 27:25.

Atletas brasileiros disputaram o GP Sul-Americano de Buenos Aires, na Argentina, na terça-feira (24). Os melhores resultados foram alcançados nos 100 m (masculino), com pódio inteiramente nacional. O ganhador foi Vicente Lenilson, com 10.21 (vento de 1.3 m/s). A marca se constitui em Índice A para o Mundial de Berlim, na Alemanha, em agosto.Seus colegas da REDE Atletismo, Bruno Lins e José Carlos Moreira (Codó), ficaram com os 2º e 3º lugares, respectivamente com 10.23 (Índice CBAt) e 10.27 (Índice B). No salto em altura, vitória de Jessé Farias de Lima, com 2,15 m. Nos 100 m (feminino), Evelyn dos Santos venceu m com 11.53, seguida por Ana Claudia Lemos com 11.74. Nos 400 m Lucimar Teodoro marcou 53.84 e ficou com o primeiro lugar.Ronald Julião (BM&FBovespa) venceu o lançamento do disco, com 53,68 m, e ficou com o segundo lugar no arremesso do peso, com 17,55 m (o 1º foi o argentino Gérman Lauro, com 18,92 m).

atleta da equipe REDE Atletismo, Caio Cezar Fernandes dos Santos, conquistou índice para o Campeonato Mundial de Menores, que será realizado em julho na Itália. A marca foi alcançada neste domingo, 28, na 1ª Etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim, Mirim e Menor realizada na Pista Municipal de Atletismo de Praia Grande, litoral de São Paulo. Caio venceu a prova do Salto em Distância com 7,15 metros. atleta Patrícia Gabriela venceu a prova do Salto com Vara na manhã deste sábado, 28, no Grand Prix Sudamericano de Santa Fé, na Argentina. Ela fez sua melhor marca: 4, 12 metros.
Boxe: A Confederação Brasileira de Boxe definiu a delegação que representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Boxe Cadete no Equador. O torneio acontecerá de 15 a 20 de abril. 46 kg - Jonathan Oliveira das Neves (RJ)
50 kg - Michel Rodrigues Vieira (BA)
52 kg - Joedison de Jesus (SP)
54 kg - Vitor Jones de Oliveira (BA)
57 kg - Diego Noronha Ismael (RR)
60 kg - Hygor Mateus de Assis (SP)
70 kg - David de Jesus (SP)
Técnicos: Claudio Aires e Gilvam Bispo dos Santos
Árbitro: Marcela Patrícia
Chefe de Equipe: Sabino Ribeiro, presidente da Federação Paraense de Boxe

Canoagem O Conselho de Diretores da Federação Internacional de Canoagem (FIC), presidida pelo espanhol José Perurena, reuniu-se entre os dias 18 e 20 de março, em Lausanne, na Suiça, para discutir o futuro da canoagem mundial. As declarações do Conselho soam em uníssono para a aprovação da inclusão das mulheres na categoria C1 no Campeonato Mundial, para as duas modalidades olímpicas (Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom). Eventos de exibição serão testados para ambas as modalidades ainda em 2009 e a FIC irá promover responsáveis para monitorar o desempenho desses eventos, para garantir um nível adequado de concorrentes em 2010.

Ciclismo: A piloto de BMX Ana Flavia Sgobin participou neste domingo, dia 29 de março, da 1a etapa da Copa Regional de Bicicross, na cidade de Paulínia-SP. A atleta que optou por competir na categoria masculina Expert 17-29 anos, neste Campeonato, tem como objetivo disputar em uma categoria mais forte do que a sua, para ganhar um ritmo ainda maior e também criar um grau de dificuldade mais elevado durante a competição, já que os homens tem força física superior as mulheres. Tudo isso visando com que Ana flavia evolua ainda mais ao longo do ano para as competições internacionais e melhore seus resultados para ajudar o Brasil na conquista da vaga olímpica, já que as seletivas para os Jogos Olímpicos de 2012 começam a partir de janeiro de 2010. A Expert 17-29 anos é uma das categorias mais disputadas do masculino que costuma ter baterias de classificatórias, quartas-de-finais, semi-final e final e, em Paulínia, não foi diferente e Ana Flavia Sgobin acabou por surpreender a todos conseguindo avançar até as semi-finais. "Eu não esperava já na primeira competição chegar a semi-final, até porque não corri 100%, pois eu estou de preparador físico novo e iniciamos um trabalho rescentemente, onde estamos trabalhando para o Mundial no final de julho, além do que há pilotos nessa categoria com nível muito próximo aos pilotos da Elite Men, mesmo assim quero chegar a uma final ainda esse ano" - cometou a piloto que foi bastante elogiada pelos presentes. Ana Flavia se prepara agora para a 2a etapa do Campeonato Paulista que acontecerá na cidade de Jarinu-SP, no proximo domingo, dia 05 de abril.

Esgrima: O brasileiro Lucas Mochko terminou na 9a posição, no Torneio Satélite de Florete Masculino de Copenhagen. Lucas foi eliminado pelo eslivaco Jakub Joniak, após ter se classificado na primeira rodada na 4a posição geral.
O resultado não agradou o brasileiro, que considerou que poderia ter avançado mais na competição, pois a oportunidade era muito boa. Agora, Lucas volta para a sua rotina de treinos na Hungria. brasileira Christine Botros terminou na 9a posição no Torneio Satélite de Florete Feminino de Copenhagen. Botros foi eliminada na chave de 16 pela egípcia Farah El Batrawy, após ter passado a primeira rodada classificatória na 5a posição geral.

Futebol feminino: Eu não esperava tanta gente. Me disseram que não viriam mais do que dez mil torcedores, mas ficou bem cheio" - afirmou Marta, que liderou o seu time na vitória de 2 a 0 sobre o Washington Freedom. Para ser exato, 14.832 torcedores pagaram entre U$S 20 e U$S 100 por um lugar no estádio.Depois de cinco anos no futebol sueco, nesta estreia Marta não teve sequer uma chance clara de gol.

Hipismo saltos O brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, ficou em oitavo lugar no Grande Prêmio de Arezzo, na Itália, um dos mais tradicionais do circuito hípico mundial. Formando conjunto com a égua AD Picolien Zeldenrust neste domingo, o cavaleiro foi um dos cinco dos 46 participantes que conseguiram fazer pista limpa na primeira passagem do GP, com obstáculos a 1.60m.
Na segunda passagem, o cavaleiro fez uma falta e ficou no oitavo lugar, com 44s04 e quatro pontos. O campeão foi o sueco Rolf-Göran Bengtsson/Ninja La Silla, 45s88, sem faltas. O húngaro Balazs Krucso/KN Colorado, 48s60, também sem faltas, foi o segundo. O francês Kevin Staut/Le Prestige St Lois, 49s88, sem penalidades, terminou em terceiro.
Já o cavaleiro Bernardo Alves subiu ao pódio na Itália. No dorso da montaria Bridget, o brasileiro conquistou a terceira posição na prova de 1,35m, com dificuldade progressiva. Ele fez 41s16 e 44 pontos. O vencedor foi o irlandês Cian O'Connor/Baloufina, 39s64 e 44 pontos.
Devido ao elevado grau de dificuldade encontrado no GP, apenas Doda Miranda/AD Picolien Zeldenrust, do Brasil, Balazs Krucso/KN Colorado, da Hungria, Rolf-Göran Bengtsson/Ninja La Silla, da Suécia, Jaime Azcarraga/Presley Boy, do México, e Kevin Staut/Le Prestige St Lois, da França, fizeram pista limpa na primeira passagem. Ao todo, se classificaram 13 conjuntos para a segunda passagem.
Álvaro Affonso de Miranda Neto não conseguiu repetir a pista limpa e acabou cometendo uma penalidade na volta final. Os três primeiros colocados foram os únicos conjuntos que conseguiram o duplo zero. O próximo desafio do medalhista olímpico brasileiro será a primeira etapa do Global Champions Tour, que começa no dia 2 de abril, em Arezzo, na Itália.

Hóquei na grama: Em um jogo marcado por falhas graves da arbitragem, o Germânia venceu o Deodoro de virada por 2 a 1 e conquistou o título carioca antecipado.O tempo nublado ajudou o desempenho das duas equipes e deixou o jogo com muita velocidade. O Deodoro fez uma marcação eficiente na saída de bola do Germânia e deu poucas opções ao time da Gávea. Numa jogada de velocidade pela direita, o Deodoro abriu o placar com um gol de Rafael Mendonça. O Germânia ainda tentou reagir, mas o primeiro tempo terminou com o time da Zona Oeste em vantagem.

O segundo tempo foi inesquecível. Sob todos os aspectos. Logo no apito inicial, a dupla de arbitragem percebeu que o Deodoro tinha entrado com um jogador a mais em campo. Como manda a regra, um short córner foi marcado a favor do Germânia. O problema veio em seguida. Chicão passou para Oliver, que bateu direto na rede, uma jogada claramente irregular. Pela regra, a bola tem que bater na madeira, mas os árbitros não ouviram as reclamações do time inteiro do Deodoro e validaram o gol ilegítimo. Precisando da vitória, o Germânia passou a marcar sob pressão e conseguiu a virada. Numa roubada de bola pela esquerda, Bruno Patrício entrou na área em velocidade e fez 2 a 1 para os pentacampeões brasileiros.Com uma série de erros da arbitragem, o jogo ficou muito tenso. O capitão do Deodoro, Raphael Aguiar, recebeu o cartão vermelho depois que o árbitro Rogério Cantarino entendeu que ele atingiu um adversário de propósito.

O goleiro Firo também foi expulso depois de uma discussão com o árbitro Rogério. Bruno Léo foi para o gol e deixou o Deodoro com apenas 8 jogadores na linha. O time da Zona Oeste não desanimou e quase consegue um gol no final do jogo. Mas a vitória foi mesmo do Germânia, que ficou com o título antecipado do Carioca. Deodoro e Niterói disputam o vice-campeonato no próximo fim de semana.

Judô Depois de um primeiro dia sem ouro, o judô brasileiro desencantou e conquistou 3, no segundo dia de disputas individuais do Pan da Argentina. Nossos três principais judocas na disputa foram os responsáveis pelos ouros: o medalhista olímpico Leandro Guilheiro ( -73kg), e os campeões mundiais João Derly ( -66kg) e Luciano Correa ( absoluto). Leandro conquistou seu primeiro título pan-americano. No feminino individual nenhum ouro. Quem chegou mais perto foi Danielle Zangrando, que só perdeu na final para a cubana campeã mundial Yurisleidy Lupetey. Mais dois ouros surgiram no sábado, com as disputas por equipes. Vitórias brasileiras no masculino ( na final, vitória sobre a Argentina por 3 a 1) e no feminino ( vitória sobre a Colômbia por 4 a 1).
Ouro: João Derly, Leandro Guilheiro e Luciano CorreaPrata: Danielle Zangrando, Flávio Canto, Danielle Yuri, Eduardo Santos, Maria Portela, Claudirene César e João Gabriel SchlittlerBronze: Sarah Menezes, Luciano Correa, Deborah Souza e Claudirene César

Natação Nos Jogos sul-americanos de Desportes Aquáticos, o Brasil manteve a tradição e foi o maior campeão da competiçãoOs nadadores Etienne Medeiros e Leonardo de Deus ganharam o prêmio Señor de Sipan, entregue pela Ordem dos Cavalheiros da Consanat, aos atletas que melhor demonstraram eficiência no esporte. Eles foram os que mais se destacaram no campeonato.
O Brasil conquistou o título com 784 pontos, seguido por Argentina, 590; Venezuela, 386; Colômbia, 224; e Equador, 117. Na divisão por categorias, os brasileiros levaram tudo, com os títulos femininos no juvenil A (190) e juvenil B (193 pontos) e masculinos no juvenil A (184) e B (217). Foram 80 medalhas, sendo 34 no lugar mais alto do pódio. Ainda houve 27 medalhas de prata e 19 de bronze. O Brasil ainda superou 36 recordes de campeonato (7 no juvenil A e 29 no juvenil B). A
Semana que vem, não percam, o especial sobre a participação brasileira na competição.

Saltos Ornamentais A equipe brasileira acabou na terceira posição por equipes no sul-americano com 202 pontos, atrás de Colômbia e Venezuela e o Brasil ficou na segunda posição por medalhas. Semana que vem, não percam, o especial sobre a participação brasileira na competição.

Pentatlo Moderno Única representante nacional a se classificar para a final da prova de abertura da Copa do Mundo de pentatlo moderno, realizada neste fim de semana na cidade do México, Yane Marques acabou no 16º lugar. Dona de 5.028 pontos no domingo, a pernambucana viu a egípcia Aya Medany faturar o título com 5.554.
Dona da 18ª posição em Pequim, Marques foi com tranquilidade a melhor brasileira no Mundial, visto que Laryssa Lellys não avançou à fase final. Entre os homens, os canarinhos Michael Cunningham e Rafael Marzullo também não chegaram à decisão.

Tênis No tênis, uma semana ruim para os brasileiros. Ricardo Mello e Thomaz Belucci passaram pelo complicado qualy de Miami, mas caíram na primeira rodada. Nas duplas, André Sá e Marcelo Melo caíram na primeira fase enquanto Bruno Soarez, que joga com Ullyet, está nas oitavas de final da competição que termina no próximo domingo.

Triatlo cearense Wesley Matos, do CNTT-Vila Velha, foi o brasileiro com melhor desempenho na categoria de elite na etapa peruana do Pan Cup, disputada em Lima. Wesley, com 1.59:42, foi o terceiro colocado .No feminino, a melhor colocação foi alcançada por Vanessa Gianinni, quinta colocada com 2.15:01.

Vela: A Grande Final da Nations Cup terminou no último sábado, em Porto Alegre, com um resultado inédito para a vela latino-americana. A equipe feminina do Brasil, comandada por Juliana Senfft, que veio de quatro vitórias seguidas em campeonatos internacionais, terminou o campeonato na sexta colocação. A classe foi confirmada como olímpica para 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário