quarta-feira, 4 de março de 2009

Jogos da Lusofonia

Unidos pelo esporte. Este é o lema da Acolop (Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa), que foi fundada em 8 de junho de 2004, com objetivo de integrar o mundo lusófono pelo esporte e já oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional.

O português é o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 2007, da Guiné Equatorial. Atualmente, é a quarta língua materna mais falada do mundo, com cerca de 260 milhões de falantes nativos, estando quase 5 milhões deles espalhados por outros países do mundo (principalmente EUA, Canadá, França, Reino Unido, entre outros).

São membros fundadores da ACOLOP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe, Timor Leste e,como asssociados, estão Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka.

Os primeiros Jogos realizaram-se em Macau, de 7 a 15 de outubro de 2006, com presença de 733 atletas, inclusive a campeã olímpica de 2004, Fernanda Ribeiro, do atletismo. A primeira edição dos Jogos contou com as seguintes modalidades desportivas: Atletismo, Basquete, futebol, futsal, taekwondo, Tênis de mesa, volei e volei de praia. Foram destribuídas 169 medalhas, sendo 52 de ouro, 52 de prata e 65 de bronze.

O Brasil venceu a competição com 29 ouros e um total de 57 pódios, a frente de Portugal que teve 12 ouros e 51 medalhas e Sri Lanka, que foi o terceiro com três ouros e um total de seis medalhas.

De concreto, o evento nada trouxe de evolução para o esporte em geral nesses países. Pouco divulgado, poucas modalidades, poucos atletas de expressão. A campeã olímpica citada acima, Fernanda Ribeiro, foi campeã em 1996 e já não estava na melhor forma quando disputou o evento.

Em 2009, a competição se realizará em Lisboa. Vamos torcer para que ela agregue algo ao desenvolvimento do esporte dos países da Língua Portuguesa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário