O ano de 2009 mal começou e já temos notícias em várias modalidades. Depois de uma breve pausa de cinco dias, o blog Londres 2012 já começou volta com notícias esportivas do Brasil da semana que se passou.
Atletismo; O queniano James Kipsang Kwambai e a etíope Ayalew Wude Yimer venceram a 84ª São Silvestre, na quarta-feira (31). A prova, de 15 km, disputada pelas ruas de São Paulo foi realizada sob 28 graus e 50% de umidade do ar. Vice-campeão da Maratona de Berlim com 2:05:36, Kipsang esteve sempre entre os líderes da prova e teve como principal concorrente seu compatriota Evans Cheruyiot, vencedor da Maratona de Chicago, que chegou na 2ª colocação. O melhor nome do Brasil foi Fabiana Cristine da silva, vice-campeã no feminino. A prova marcou também a despedida de Vanderlei Cordeiro de Lima, como atleta profissional.
A disputa da São Silvestre correspondeu à 22ª e última prova a contar pontos para o Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua 2008. No masculino, Giomar Pereira da Silva, 9º na classificação geral foi o 3º entre os brasileiros. Assim, marcou 22 pontos e somou, no total, 388 pontos, ficou com o título, com 103 pontos a mais que o vice-campeão do Ranking, Anoé dos Santos Dias, que não ficou entre os 20 primeiros do Brasil na São silvestre e, portanto, não marcou pontos. No feminino, Conceição de Maria Carvalho Oliveira, que já era a líder, foi a 11ª no geral e 7ª entre as brasileiras na são silvestre. Assim, somou mais 14 pontos e atingiu 332 no total, 22 a mais que a 2ª colocada, Maria Zeferina Baldaia, que somou 13 pontos na última prova e fez o total de 310.
A brasileira Fabiana Murer perdeu no desempate e ficou com a medalha de prata em sua primeira competição na temporada 2009. Nessa sexta-feira, ela foi superada apenas pela norte-americana Chelsea Johnson no meeting de Reno, disputado nos EUA. Sua marca foi de 4m45, ainda distantes dos 4m80 obtidos no Troféu Brasil de junho.
Basquete Tem início na próxima segunda feira os playoffs semi finais do campeonato paulista de basquete masculino, que prometem ser emocionantes. Franca e Paulistano se enfrentam de um lado da chave e Limeira e Pinheiros do outro.
Ciclismo O calendário continental do ciclismo teve sua primeira grande competição de 2009 neste domingo. Em prova disputada em Interlagos, em São Paulo, o argentino Francisco Chamorro levou o troféu da nona edição da Copa América. No feminino, Janildes garantiu a hegemonia da família Fernandes, detentora de sete títulos consecutivos.O argentino da equipe Scott/Marcondes César venceu no sprint, completando as 16 voltas (62,464 km) no circuito com o tempo de 1h39min20s976, menos de meia roda à frente de seu companheiro de equipe e tetracampeão Nilceu Aparecido dos Santos, 1h39min21s001. O cubano Michel Garcia, da equipe CESC/São Caetano/Sundown/ Nossa Caixa, terminou em terceiro lugar (1h39min21s162).
Tênis de mesa Hugo Hoyama e Ligia Silva conquistam as duas últimas vagas em disputa para o Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa. Hugo ficou muito feliz com a conquista por conta do da contusão que teve esse ano É sempre importante ganhar, mas essa vitória teve um gostinho diferente por conta da minha contusão Disse o campeão Eu sempre conquistei as minhas vagas na mesa, sempre venci nas seletivas, mas esse ano foi complicado, pois os meninos estavam jogando muito, porém no final a experiência foi determinante no resultado positivo Hoyama falou também dos seus objetivos futuros Quero conquistar a minha vaga pro Mundial, vou por Latino com isso na cabeça Finalizou o mesatenista.
Ligia Silva ficou muito emocionada com a conquista por ter tido um ano difícil Só Deus sabe pelo que passei, foi muito ruim ter ficado de fora das olimpíadas, por isso esta vitória é tão importante para mim Ligia disse também que vai para o Latino com chances de ser campeã A equipe brasileira é umas das favoritas ao título, estamos entre os melhores Completou Ligia.
Com a conquista das vagas sobre Maurícius Nonaka e Jéssica Yamada, Hugo e Ligia se juntarão a Cazuo Matsumoto e Carina Murashige que conquistaram as suas vagas para o Latino-Americano ontem.
Ginástica O ginasta brasileiro Diego Hypólito iniciou o ano de 2009 sem patrocinador. A assistência médica Golden Cross atribuiu à crise financeira mundial a responsabilidade por não renovar o contrato com o campeão mundial no solo e deixa o atleta justamente no ano do Mundial na Inglaterra.
Judô Medalha de prata em Sydney e bronze em Pequim, o judoca Tiago Camilo decidiu mudar de categoria para fazer história. Conforme declarou neste domingo ao jornal O Globo, o atleta subirá um 'peso' para o ciclo olímpico de Londres-2012.
Atual meio-médio (81 Kg), Tiago Camilo lutará pelos médios (90 Kg) para tentar um feito até então inédito no judô mundial. Prata com apenas 18 anos em Sydney na categoria leve (até 73 Kg) e bronze no meio-médio, o judoca procura sua terceira medalha olímpica em uma terceira categoria diferente.
“Nenhum judoca do mundo ‘medalhou’ em três categorias diferentes. Quero marcar o mundo, não só o Brasil. E tem de ser um caminho bem trilhado e especial. É o que vai me fazer acordar todos os dias e seguir o caminho”, afirmou Camilo ao jornal carioca.
Porém, a missão de Camilo não será fácil. O titular da seleção na categoria médio é o paulista Eduardo Santos, atleta de São Caetano, que terminou as Olimpíadas de Pequim na sétima colocação.
Como primeira alteração, Tiago Camilo mudou de equipe. O judoca trocou a Sogipa, de Porto Alegre, pelo E.C. Pinheiros, da capital paulista. Com 26 anos de idade, o judoca não prevê facilidades para a nova empreitada. “Quando se muda de categoria, nem sempre se tem o mesmo desempenho. Mudam os adversários, o estilo de luta, a dieta e o corpo. O desafio é ainda melhor. Quero tentar manter a explosão dos 81kg na categoria 90. Não será fácil”, previu Tiago Camilo.
Tiago estreia na nova categoria em março, quando buscará uma vaga na seleção brasileira que disputará as etapas da Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário