O esgrimista João de Souza escreveu um livro contando passo a passo como foi sua tragetória na temporada 2006/07, sempre visando os Jogos Pan-americanos do Rio, evento no qual ele pretendia acabar com o jejum de 32 anos sem medalha na esgrima. E conseguiu
'Um atleta mochileiro" é um livro que deveria ser seguido de exemplo para todos os atletas que tem uma boa história para contar na luta por um objetivo. Com uma linguagem simples, o gaúcho contou como viajou com dinheiro do próprio bolso, as aventuras em quatro continentes nas Copas do Mundo e a felicidade da conquista do bronze no florete do Pan 2007. E eu estava ao vivo, assistindo o combate que lhe garantiu a medalha no Rio de Janeiro.
Além dos detalhes das competições, contando como foram os combates, as derrotas sofridas, as vitórias históricas e os resultados em todas as competições, o livro também trás desabafos do atleta que sofreu longe da família e na solidão durante 5 meses de viagens, competições, na grande maioria das vezes sendo o único atleta brasileiro.
"Vale a pena ler, para saber o que um atleta do esporte amador passa no Brasil para conseguir chegar à seus objetivos" escreve João na orelha do livro. E o perrengue é grande. Burocracia aqui, visto de outros países ali, dinheiro prometido que não entra, técnico que não pode viajar, cidade sem telefone...Vale a pena mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário