quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Resumo esportivo da semana

Como previsto, não postei durante o fim de semana e começo desta nova semana e hoje, na quarta feita, farei o tradicional resumo do que se passou na semana anterior.
No campeonato brasileiro de tiro com arco disputado em Goiânia, tivémos campeões nas categorias round e "mata-a mata" por equipes e individual, nas categorias recurvo e composto. Porém, apenas o primeiro faz parte do programa olímpico.

Entre as equipes do arco recurvo, uma disputa emocionante. De um lado, a juventude do Atica, de Brasília, com Bernardo Souza, 15 anos, Klaus Behr, 16 anos, e Christian Haensel; do outro, a experiência e tradição dos mineiros do Pampulha Iate Clube, liderados por Daniel Xavier. E o título foi decidido apenas no 'tiro de morte'.Empatados em 188 pontos, as equipes foram para o 'tiro de morte', ou seja, cada arqueiro dispara uma única flecha e vence quem conseguir maior pontuação. O Atica somou 27 pontos, apenas um à frente dos mineiros, com 26, e garantiu o ouro.

Na categoria arco recurvo, Daniel Xavier (MG) fez por merecer os elogios de Luiz Gustavo Trainini: "é o melhor arqueiro do Brasil", comentou o representante brasileiro nas Olimpíadas de Pequim. Daniel conquistou o título nacional no Round Fita e a medalha de ouro na Copa Brasil, ao vencer Nelson Leal Fernandes por 109 a 88 pontos. Atual recordista brasileiro em combate, com 116 pontos, o arqueiro chegou a marcar, em Goiânia, 113 pontos na fase eliminatária.
Categoria Arco Recurvo Masculino:1) Daniel Rezende Xavier (MG) - 1264 pontos2) Christian Haensell (DF) - 1256 3) Nelson Leal Fernandes (RJ) - 1207

Categoria Arco Recurvo Feminino:1) Petra Sanches Ruocco (SP) - 1249 pontos 2) Sarah Nikitin (SP) - 1247 3) Fátima Rocha (RJ) - 1200.
Vale lembrar que Roberval dos Santos, medalhista mundial no arco composto, mostrou que está na briga, também, no recurvo. Em sua estréia na categoria em uma competição nacional, o arqueiro foi 4º colocado em Goiânia, com 1202 pontos.

Na final mundial do atletismo, em que a campeã olímpica Maurrem Maggi não esteve presente, o Brasil teve a medalha de prata de Jadel, mesmo com uma marca modesta de 17m09, enquanto Fabiana Murrer atingiu 4m50 e ficou em sexto e Giselle Oliveira em oitavo no salto triplo com 13m55.
Atual campeã olímpica e mundial no lançamento de dardo, a tcheca Barbora Spotakova obteve o recorde na Final Mundial, disputada em Stuttgart, na Alemanha cravando 72,28 m.
o jamaicano Asafa Powell venceu os 100m rasos 9s87.
Yelena Isinbayeva não disputou o salto em vara, prova foi vencida pela alemã Silke Spiegelburg, seguida pela russa Svetlana Feofanova e pela polonesa Monika Pyrek.
Desta forma,o atletismo fecha o ano com com o maior número de recordes mundiais batidos em uma temporada desde 1999.
Após a Final Mundial, que contou com os melhores atletas do ranking, disputada no último fim de semana em Stuttgart, na Alemanha, 12 recordes foram quebrados. E essa conta ainda pode aumentar.

Com disputas de alto nível técnico e um ginásio lotado durante todo o dia, foi realizado neste fim de semana, em Porto Alegre, o Troféu Brasil 2008. O evento consagrou o campeão de cada categoria para a primeira seletiva do Projeto Londres 2012, que acontecerá em novembro. Nomes de peso do judô brasileiro como João Derly, Mayra Aguiar, Daniel Hernandes, Leonardo Leite e Charles Chibana confirmaram o favoritismo e venceram em suas categorias.
O torneio foi importante principalmente pelo fato de ter tido 4 minutos por luta, um a menos do que o oficial. Em novembro, a Federação Internacional decidirá se esse tempo será usado em competições oficiais do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário