quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva vôlei


Pela primeira vez desde 2001, a seleção masculina termina o ano sem nenhum título em nível mundial, já que ficou com a prata na Liga e o bronze na Copa do Mundo. Enquanto isso, as meninas também saíram sem títulos. Pior, na Copa do Mundo sequer conseguiram a vaga na Olimpíada, mas o ouro no Pan veio depois de 12 anos.

SELEÇAO MASCULINA
Prata na Liga Mundial, com derrota no detalhe do tie breake contra a Rússia. Bronze na Copa do Mundo, mesmo tendo vencido os dois primeiros colocados, Polônia e Rússia, mas as derrotas para Servia, Itália e Cuba atrapalharam o o tri.
No Pan, uma equipe B que garantiu a medalha de ouro ao vencer os cubanos na final. Dias antes, a equipe principal do Brasil vencia o sul-americano da modalidade pela 28ª vez.

SELEÇÃO FEMININA
Um ano recheado de competições para o time feminino e recheado de contusões. Natalia machucada, assim como Jaqueline. No Gran Prix, o Brasil perdeu a final para os EUA e terminou com a prata. Na Copa do Mundo, que dava três vagas em Londres, o Brasil ficou em quinto e terá que conquistar a vaga pelo sul-americano do ano que vem, em São Carlos. No Pan, medalha de ouro com 3x2 sobre Cuba e, em julho, título da Copa Pan-Americana.

BASE
Nos quatro mundiais de base disputados esse ano, infanto e junior masculino e feminino, apenas o junior feminino conseguiu um bom resultado, com a medalha de prata. De resto, nenhuma medalha, inclusive com o time masculino junior tendo ficado fora da semifinal no mundial disputado no Brasil. O alerta ainda não precisa ficar ligado, ainda assim é uma geração boa, mas o resultado foi ruim.

O QUE ESPERAR EM LONDRES
Espero duas medalhas na quadra. As duas seleções chegam como favoritíssimas ao pódio, apesar do ano irregular. O time masculino só não subiu ao pódio em uma competição desde 2001 enquanto as meninas são presenças constantes entre as melhores do mundo.

Siga o blog no twitteR: @brasilemlondres

Um comentário: