terça-feira, 29 de novembro de 2011

Premio Brasil Olímpico

Como acontece desde 1999, em dezembro acontece o Prêmio Brasil Olímpico, que reune toda nata do esporte brasileiro. Lá, é dado o prêmio ao melhor atleta de cada uma das modalidades além do melhor atleta masculino e feminino na soma de todas as modalidades e dos melhores técnicos.

Os vencedores de cada uma das modalidades são divulgados antes e o dos melhores atletas no geral somente no dia. Os nomes dos três indicados no geral e dos vencedores de cada uma das modalidades ainda não foram divulgados.

Abaixo meus palpites nas modalidades olímpicas

ATLETISMO- Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara sem dúvida vai levar. Mas é bom também citar Ana Claudia Lemos e Marilson Gomes, ouro no Pan e dono da melhor marca entre não quenianos no mundo na maratona.
BADMINTON- Daniel Paiola, bronze no Pan e que conseguiu bons resultados em eventos válidos pelo ranking mundial. Lembrar também de Lohaynny Vicente, de 15 anos, que vem conseguindo resultados muito bons.
BASQUETE- Marcelinho Huertas- Grande jogador em seu clube na Espanha e um dos destaques da seleção que conseguiu a vaga olímpica depois de tanto tempo. Bom lembrar também de Erika, que ganha tudo na Espanha, quase tudo na WNBA, abriu mão da final da Liga pela seleção e levou o time a Londres.
BOXE- Everton Lopes- Inédito título mundial para o Brasil, além do bronze no Pan. Chegará a Londres como possível medalhista. Bom falar também de Esquiva, bronze no mundial, e de Robson Conceição,que venceu o campeão olímpico mas teve o resultado invertido no dia seguinte.
CANOAGEM VELOCIDADE- Isaquias Queiroz,campeão mundial juvenil, deve levar o prêmio. Erlon e Ronilson foram bem, ganharam vaga olímpica e foram prata no Pan. Também legal de lembrar de Nivalter, finalista no mundial pela terceira vez seguida, mas que ainda não tem vaga olímpica.
CANOAGEM SLALOM- Pedro Henrique, ficou boa parte do ano na Europa para disputas de Copas do Mundo e mundial, ainda jovem tem um ótimo futuro.
CICLISMO PISTA- Um ano ruim para o ciclismo brasileiro, Sumaia provou novamente ser a melhor atleta brasileira, com um quarto e um sexto lugar no Pan.
CICLISMO BMX- Renato Rezende, apesar de ter quebrado o braço, teve uma boa temporada e segue somando pontos para tentar vaga para Londres. Legal lembrar também os resultados de Bianca e Squel.
CICLISMO MTB- Um ano ruim para o MTB brasileiro, sem medalha no Pan e ainda na luta por vaga em Londres. Rubinho fez um mundial regular e deve ser o vencedor do prêmio.
CICLISMO ESTRADA- Pelo título no Pan-Americano da modalidade, Gregolry deve levar o prêmio, apesar de Murilo Fischer pedalar na Europa e estar no meio dos melhores do mundo.
ESGRIMA- Na minha opinião, Renzo Agresta devia levar, pois segue entre os melhores no ranking mundial e deve ir a Londres. Mas acho que o prêmio vai para Amanda Simeao, que ficou entre os oito no mundial cadete ou mesmo Guilherme Toldo, bronze no Pan individual.
FUTEBOL FEMININO- Sem dúvida, Marta. Segue sendo uma das melhores do mundo, jogou bem na Copa e foi decisiva para seu time nos EUA.
GINÁSTICA ARTÍSTICA - Quem merecia mesmo é Arthur Zanetti, prata nas argolas do mundial e peça chave na equipe brasileira. Diego Hypolito também pode levar, já que foi três vezes ouro no Pan e bronze no mundial.
GINÁSTICA RITMICA- Angélica deve levar. Foi quatro vezes medalhista individual no Pan. O ano da GR foi difícil, a equipe ficou fora de Londres mas terminou para cima, com três ouros no Pan.
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM- Rafael Andrade deve levar pela prata no Pan, mas na minha opinião teria de ser Giovanna Bastos, que quase foi bronze no Pan e disputa o pré olímpico do ano que vem, única brasileira classificada.
HANDEBOL- O mundial feminino ainda não foi, então de qualquer forma a votação será injusta. Mas acho que Fernanda, de 22 anos, devia levar, pelo Pan espetacular que fez. Duda também teve um bom ano, na Hungria, e pela seleção.
HIPISMO ADESTRAMENTO- Um ano triste pela não conquista da vaga por equipes em Londres. Acho que quem deve levar o título é Mauro, pela surpresa de ter feito um Pan bom.
HIPISMO SALTOS- Doda teve um ano muito bom, conseguiu grandes resultados pelo mundo. Merece o prêmio.
HIPISMO CCE - Mario Jorge foi nono no Pan, melhor brasileiro no individual. Marcelo Tosi conseguiu alguns bons resultados na Europa, mas acho que Mario leva o prêmio
JUDÔ- Leandro Cunha deve ganhar, foi prata no mundial, ouro no Pan e está entre os primeiros no ranking mundial. A disputa é intensa, com Leandro Guilheiro, Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Sarah Menezes. É o esporte mais equilibrado.
LEVANTAMENTO DE PESO- Fernando Saraiva deve levar, conseguiu o título no Pan, inédito, e foi o melhor brasileiro no mundial.
LUTA OLÍMPICA- Aline deve levar, foi prata no Pan e tem tudo para conseguir a vaga em Londres.
NATAÇÃO- Apesar dos seis ouros de Thiago no Pan, Cielo merece levar o prêmio por tudo que passou, pelo ouro no mundial e as marcas do Pan.
NADO SINCRONIZADO- Ou Lara ou Nayara, não sei quem está melhor tecnicamente. A verdade é que foram finalistas no mundial e bronze no Pan e, ano que vem, tem tudo para conseguir vaga em Londres.
PENTATLO MODERNO- Yane deve levar, se não me engano seria o sétimo prêmio seguido dela, que foi prata no Pan, está em quarto no ranking mundial e já está em Londres.
POLO AQUÁTICO- Poderia ser algum dos atletas da seleção juvenil de polo aquático, que foi ouro no Pan da modalidade. Grummy estava no time e também esteve no mundial e no bronze do Pan. Pelo futuro, daria o prêmio a Grummy.
REMO- Sem dúvida, deve dar Fabiana Beltrame, campeã mundial e prata no Pan, num ano horrível para a modalidade.
SALTOS ORNAMENTAIS- Cesar Castro, apesar do péssimo mundial, merece ganhar o prêmio pelo bom fim de ano que culminou com o bronze no Pan. Hugo Parisi foi bem no mundial, quase finalista, e também pode levar.
TAEKWONDO- Diogo Silva merece o prêmio por ter conquistado a vaga olímpica pelo pré olímpico mundial, que reuniu os melhores do mundo.
TÊNIS- Apesar dos pesares, Thomaz Bellucci segue no top 40 do mundo e o melhor brasileiro disparado. Aquela semana em que venceu Murray e Berdych e quase venceu Djokovic foi histórica.
TÊNIS DE MESA- Há vários candidatos. Acho que pelo histórico, Hugo Hoyama deve levar pelo ouro no Pan. Mas quem merecia mesmo é Gustavo Tsuboi, campeão Latino Americano, da Copa Intercontinental e conseguiu vencer um jogo na Copa do Mundo.
TIRO ESPORTIVO- Ana Luiza Ferrão deve levar, conquistou um ouro no Pan que não vinha há muito tempo e já está em Londres.
TIRO COM ARCO- Um ano apagado da modalidade, mas que teve Daniel Xavier muito bem no mundial, entre os 45 do mundo, e ficou em quinto no Pan numa derrota apertada nas quartas.
TRIATLO- Reinaldo Collucci não ganhou uma Copa do Mundo, como fez em 2010, mas foi ouro no Pan e já está em Londres. Deve levar.
VELA- O Mundial ainda não foi, então a eleição será injusta. Por enquanto, o ano de Robert e Bruno tem sido quase perfeito. Um deles, provavelmente Robert, deve levar. Destaque também para a dupla que levou ouro no mundial juvenil.
VÔLEI- A Copa do Mundo ainda não acabou, difícil eleição. No masculino, Giba voltou a jogar bem, Murilo está apagado. Theo foi muito bem na Liga. Mas tudo pode mudar nos jogos que faltam da Copa. Votaria no próprio Giba.
VÔLEI DE PRAIA- Assim como o judô, devido ao alto nível dos atletas, muito difícil escolher. Acho que pela experiência e pela dupla formada em 2010, Emanuel deveria ganhar. Mas Juliana, Larissa e o próprio Alisson mereciam.

INDICADOS NO MASCULINO- Minha opinião
Everton Lopes, Cesar Cielo e Emanuel

INDICADOS NO FEMININO- Minha opinião
Fabiana Murer, Juliana e Rafaela Silva. Conhecendo o prêmio, acho que vão indicar a campeã mundial Fabiana Beltrame, mas apesar de reconhecer e parabenizá-la pelo título, o fato da prova não ser olímpica pesaria contra essa escolha. Mas acho que o COB vai colocá-la no lugar de Rafaela.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

6 comentários:

  1. Amigo, o título mundial do rapaz do trampoli acrobático está sendo solenemente ignorado, por mais que a prova não seja olímpica, mas merecia um destaque.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, o Bruno Martini foi bem, está de parabens, mas a prova dele não tem nada a vê com a prova olímpica.

    Uma coisa é o Felipe França e a Fabiana Beltrame, que foram campeões mundiais em provas nao olímpicas mas se dedicam a uma prova olimpica também.
    Outra coisa é o Bruno, campeão do Mini double, que não tem nada a ve com a prova de trampolim olímpica. O Bruno nem participa de grandes competições na modalidade olímpica.

    Fico feliz pelo título, está de parabéns, mas a modalidade dele é LONGE de ser olímpica.

    Abraços amigo, obrigado sempre!!

    ResponderExcluir
  3. A prova do doble Mini é tipo um salto sobre a mesa da ginástica artística mas com em um trampolim....
    Não tem nada a vÊ com a competição olímpica.
    Não é a mesma coisa que alguém ganhar um mundial indoor, em piscina curta, prova não olímpica etc etc....O Bruno não tem nada a vê com o trampolim olímpico!

    Abraçoss Izaac!!

    ResponderExcluir
  4. No judô o merecedor é o Guilheiro. Ele é o vice-líder do ranking mundial, o melhor judoca brasileiro da atualidade e este ano subiu ao pódio em todos os eventos que disputou (o único judoca brasileiro a conseguir este feito).
    Ele também medalhou no Mundial e ganhou o Pan, venceu o Grand Slam do RJ, foi campeão mundial militar e vice-campeão do Masters, torneio que reúne os 15 melhores do ranking mundial.
    Não tem muita discussão!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Uma duvida que tive quando estava lendo essa materia foi que nao vi o melhor atleta da modalidade patinação artistica e nem a modalidade hoquei sobre grama,gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. No Tiro Esportivo, eu apostaria em Rosane Ewald, que teve o maior crescimento técnico do ano, mesmo tendo que lutar com sabotagem do próprio técnico. Encerrou o ano como Campeã Brasileira nas três provas que compete e recordista em duas delas.

    ResponderExcluir