Como acontece desde 1999, em dezembro acontece o Prêmio Brasil Olímpico, que reune toda nata do esporte brasileiro. Lá, é dado o prêmio ao melhor atleta de cada uma das modalidades além do melhor atleta masculino e feminino na soma de todas as modalidades e dos melhores técnicos.
Os vencedores de cada uma das modalidades são divulgados antes e o dos melhores atletas no geral somente no dia. Os nomes dos três indicados no geral e dos vencedores de cada uma das modalidades ainda não foram divulgados.
Abaixo meus palpites nas modalidades olímpicas
ATLETISMO- Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara sem dúvida vai levar. Mas é bom também citar Ana Claudia Lemos e Marilson Gomes, ouro no Pan e dono da melhor marca entre não quenianos no mundo na maratona.
BADMINTON- Daniel Paiola, bronze no Pan e que conseguiu bons resultados em eventos válidos pelo ranking mundial. Lembrar também de Lohaynny Vicente, de 15 anos, que vem conseguindo resultados muito bons.
BASQUETE- Marcelinho Huertas- Grande jogador em seu clube na Espanha e um dos destaques da seleção que conseguiu a vaga olímpica depois de tanto tempo. Bom lembrar também de Erika, que ganha tudo na Espanha, quase tudo na WNBA, abriu mão da final da Liga pela seleção e levou o time a Londres.
BOXE- Everton Lopes- Inédito título mundial para o Brasil, além do bronze no Pan. Chegará a Londres como possível medalhista. Bom falar também de Esquiva, bronze no mundial, e de Robson Conceição,que venceu o campeão olímpico mas teve o resultado invertido no dia seguinte.
CANOAGEM VELOCIDADE- Isaquias Queiroz,campeão mundial juvenil, deve levar o prêmio. Erlon e Ronilson foram bem, ganharam vaga olímpica e foram prata no Pan. Também legal de lembrar de Nivalter, finalista no mundial pela terceira vez seguida, mas que ainda não tem vaga olímpica.
CANOAGEM SLALOM- Pedro Henrique, ficou boa parte do ano na Europa para disputas de Copas do Mundo e mundial, ainda jovem tem um ótimo futuro.
CICLISMO PISTA- Um ano ruim para o ciclismo brasileiro, Sumaia provou novamente ser a melhor atleta brasileira, com um quarto e um sexto lugar no Pan.
CICLISMO BMX- Renato Rezende, apesar de ter quebrado o braço, teve uma boa temporada e segue somando pontos para tentar vaga para Londres. Legal lembrar também os resultados de Bianca e Squel.
CICLISMO MTB- Um ano ruim para o MTB brasileiro, sem medalha no Pan e ainda na luta por vaga em Londres. Rubinho fez um mundial regular e deve ser o vencedor do prêmio.
CICLISMO ESTRADA- Pelo título no Pan-Americano da modalidade, Gregolry deve levar o prêmio, apesar de Murilo Fischer pedalar na Europa e estar no meio dos melhores do mundo.
ESGRIMA- Na minha opinião, Renzo Agresta devia levar, pois segue entre os melhores no ranking mundial e deve ir a Londres. Mas acho que o prêmio vai para Amanda Simeao, que ficou entre os oito no mundial cadete ou mesmo Guilherme Toldo, bronze no Pan individual.
FUTEBOL FEMININO- Sem dúvida, Marta. Segue sendo uma das melhores do mundo, jogou bem na Copa e foi decisiva para seu time nos EUA.
GINÁSTICA ARTÍSTICA - Quem merecia mesmo é Arthur Zanetti, prata nas argolas do mundial e peça chave na equipe brasileira. Diego Hypolito também pode levar, já que foi três vezes ouro no Pan e bronze no mundial.
GINÁSTICA RITMICA- Angélica deve levar. Foi quatro vezes medalhista individual no Pan. O ano da GR foi difícil, a equipe ficou fora de Londres mas terminou para cima, com três ouros no Pan.
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM- Rafael Andrade deve levar pela prata no Pan, mas na minha opinião teria de ser Giovanna Bastos, que quase foi bronze no Pan e disputa o pré olímpico do ano que vem, única brasileira classificada.
HANDEBOL- O mundial feminino ainda não foi, então de qualquer forma a votação será injusta. Mas acho que Fernanda, de 22 anos, devia levar, pelo Pan espetacular que fez. Duda também teve um bom ano, na Hungria, e pela seleção.
HIPISMO ADESTRAMENTO- Um ano triste pela não conquista da vaga por equipes em Londres. Acho que quem deve levar o título é Mauro, pela surpresa de ter feito um Pan bom.
HIPISMO SALTOS- Doda teve um ano muito bom, conseguiu grandes resultados pelo mundo. Merece o prêmio.
HIPISMO CCE - Mario Jorge foi nono no Pan, melhor brasileiro no individual. Marcelo Tosi conseguiu alguns bons resultados na Europa, mas acho que Mario leva o prêmio
JUDÔ- Leandro Cunha deve ganhar, foi prata no mundial, ouro no Pan e está entre os primeiros no ranking mundial. A disputa é intensa, com Leandro Guilheiro, Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Sarah Menezes. É o esporte mais equilibrado.
LEVANTAMENTO DE PESO- Fernando Saraiva deve levar, conseguiu o título no Pan, inédito, e foi o melhor brasileiro no mundial.
LUTA OLÍMPICA- Aline deve levar, foi prata no Pan e tem tudo para conseguir a vaga em Londres.
NATAÇÃO- Apesar dos seis ouros de Thiago no Pan, Cielo merece levar o prêmio por tudo que passou, pelo ouro no mundial e as marcas do Pan.
NADO SINCRONIZADO- Ou Lara ou Nayara, não sei quem está melhor tecnicamente. A verdade é que foram finalistas no mundial e bronze no Pan e, ano que vem, tem tudo para conseguir vaga em Londres.
PENTATLO MODERNO- Yane deve levar, se não me engano seria o sétimo prêmio seguido dela, que foi prata no Pan, está em quarto no ranking mundial e já está em Londres.
POLO AQUÁTICO- Poderia ser algum dos atletas da seleção juvenil de polo aquático, que foi ouro no Pan da modalidade. Grummy estava no time e também esteve no mundial e no bronze do Pan. Pelo futuro, daria o prêmio a Grummy.
REMO- Sem dúvida, deve dar Fabiana Beltrame, campeã mundial e prata no Pan, num ano horrível para a modalidade.
SALTOS ORNAMENTAIS- Cesar Castro, apesar do péssimo mundial, merece ganhar o prêmio pelo bom fim de ano que culminou com o bronze no Pan. Hugo Parisi foi bem no mundial, quase finalista, e também pode levar.
TAEKWONDO- Diogo Silva merece o prêmio por ter conquistado a vaga olímpica pelo pré olímpico mundial, que reuniu os melhores do mundo.
TÊNIS- Apesar dos pesares, Thomaz Bellucci segue no top 40 do mundo e o melhor brasileiro disparado. Aquela semana em que venceu Murray e Berdych e quase venceu Djokovic foi histórica.
TÊNIS DE MESA- Há vários candidatos. Acho que pelo histórico, Hugo Hoyama deve levar pelo ouro no Pan. Mas quem merecia mesmo é Gustavo Tsuboi, campeão Latino Americano, da Copa Intercontinental e conseguiu vencer um jogo na Copa do Mundo.
TIRO ESPORTIVO- Ana Luiza Ferrão deve levar, conquistou um ouro no Pan que não vinha há muito tempo e já está em Londres.
TIRO COM ARCO- Um ano apagado da modalidade, mas que teve Daniel Xavier muito bem no mundial, entre os 45 do mundo, e ficou em quinto no Pan numa derrota apertada nas quartas.
TRIATLO- Reinaldo Collucci não ganhou uma Copa do Mundo, como fez em 2010, mas foi ouro no Pan e já está em Londres. Deve levar.
VELA- O Mundial ainda não foi, então a eleição será injusta. Por enquanto, o ano de Robert e Bruno tem sido quase perfeito. Um deles, provavelmente Robert, deve levar. Destaque também para a dupla que levou ouro no mundial juvenil.
VÔLEI- A Copa do Mundo ainda não acabou, difícil eleição. No masculino, Giba voltou a jogar bem, Murilo está apagado. Theo foi muito bem na Liga. Mas tudo pode mudar nos jogos que faltam da Copa. Votaria no próprio Giba.
VÔLEI DE PRAIA- Assim como o judô, devido ao alto nível dos atletas, muito difícil escolher. Acho que pela experiência e pela dupla formada em 2010, Emanuel deveria ganhar. Mas Juliana, Larissa e o próprio Alisson mereciam.
INDICADOS NO MASCULINO- Minha opinião
Everton Lopes, Cesar Cielo e Emanuel
INDICADOS NO FEMININO- Minha opinião
Fabiana Murer, Juliana e Rafaela Silva. Conhecendo o prêmio, acho que vão indicar a campeã mundial Fabiana Beltrame, mas apesar de reconhecer e parabenizá-la pelo título, o fato da prova não ser olímpica pesaria contra essa escolha. Mas acho que o COB vai colocá-la no lugar de Rafaela.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Amigo, o título mundial do rapaz do trampoli acrobático está sendo solenemente ignorado, por mais que a prova não seja olímpica, mas merecia um destaque.
ResponderExcluirAmigo, o Bruno Martini foi bem, está de parabens, mas a prova dele não tem nada a vê com a prova olímpica.
ResponderExcluirUma coisa é o Felipe França e a Fabiana Beltrame, que foram campeões mundiais em provas nao olímpicas mas se dedicam a uma prova olimpica também.
Outra coisa é o Bruno, campeão do Mini double, que não tem nada a ve com a prova de trampolim olímpica. O Bruno nem participa de grandes competições na modalidade olímpica.
Fico feliz pelo título, está de parabéns, mas a modalidade dele é LONGE de ser olímpica.
Abraços amigo, obrigado sempre!!
A prova do doble Mini é tipo um salto sobre a mesa da ginástica artística mas com em um trampolim....
ResponderExcluirNão tem nada a vÊ com a competição olímpica.
Não é a mesma coisa que alguém ganhar um mundial indoor, em piscina curta, prova não olímpica etc etc....O Bruno não tem nada a vê com o trampolim olímpico!
Abraçoss Izaac!!
No judô o merecedor é o Guilheiro. Ele é o vice-líder do ranking mundial, o melhor judoca brasileiro da atualidade e este ano subiu ao pódio em todos os eventos que disputou (o único judoca brasileiro a conseguir este feito).
ResponderExcluirEle também medalhou no Mundial e ganhou o Pan, venceu o Grand Slam do RJ, foi campeão mundial militar e vice-campeão do Masters, torneio que reúne os 15 melhores do ranking mundial.
Não tem muita discussão!
Abs
Uma duvida que tive quando estava lendo essa materia foi que nao vi o melhor atleta da modalidade patinação artistica e nem a modalidade hoquei sobre grama,gostaria de saber sua opinião.
ResponderExcluirNo Tiro Esportivo, eu apostaria em Rosane Ewald, que teve o maior crescimento técnico do ano, mesmo tendo que lutar com sabotagem do próprio técnico. Encerrou o ano como Campeã Brasileira nas três provas que compete e recordista em duas delas.
ResponderExcluir