domingo, 27 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009- Futebol feminino

Um ano muito positivo para o futebol feminino do Brasil. Apesar de apenas seis partidas oficiais da seleção e nenhum torneio importante, tivemos a popularização ainda maior do esporte por aqui. Vimos isso com as quase 15 mil pessoas que foram ao Pacaembu ver o time de Marta e Companhia levar a Libertadores da América e as mais de 25 mil que viram o Brasil na final do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, que o Brasil saiu campeão.

Marta e Cristiane mais uma vez foram os pilares do esporte no Brasil. E o melhor de tudo é que elas voltaram a jogar no Brasil depois de alguns anos fora. Elas ficaram no Santos a partir de terceiro quadrimestre do ano e juntas audaram o time da Vila a vencer a Copa Brasil e a Primeira edição da Libertadores da América, disputada na cidade praiana e que teve a final no Pacaembu com TV aberta e 15 mil presentes. A dúvida que fica é saber se o Santos permanecerá com as craques para 2010, quando em março teremos a disputa do Mundial Interclubes, em Santos.

Marta ainda terminou o ano com mais um prêmio de melhor do mundo pela FIFA, conquistando pela quarta vez consecutiva. Aos 23 anos, ela já é a jogadora mais premiada da história do futebol feminino e ainda tem uma longa carreira pela frente. Cristiane ainda não ganhou o prêmio de melhor do mundo, mas nos últimos quatro anos esteve entre as cinco melhores.
Agora, justiça seja feita. Todos só falam de Marta e Cristiane. Mas é importante lembrar que o Santos, campeão das Américas somente com goleadas, também contou com a goleira Andréia, a zagueira Aline, a lateral Maurine, a curinga Erika, as excelentes reservas da seleção Esther e Fran além de outros nomes marcantes. E o melhor é que mesmo no Brasil, temos outros times fortes como Botucatu, campeão paulista, e Saad.

A seleção jogou duas vezes em abril, na Europa. Comandadas pelo técnico Kleiton Lima, elas fizeram jogos contra seleções de alto nível, Suécia e Alemanha, mas não tiveram muito sucesso. Diante da Alemanha, campeã mundial de 2007 e bronze em Pequim 2008, um empate em 1 a 1. Dias depois, contra Suécia, quarta colocada em Atenas 2004, a seleção vencia por 1 a0 até aos 30 minutos do segundo tempo, quando as europeias viraram para 3 a 1.

A seleção só voltou a se reunir em novembro, em três amistosos pelo Paraná, contra times secundários em que as goleadas se multiplicaram. Depois, em dezembro, um Torneio organizado pela prefeitura de São Paulo e transmitido ao vivo, com bons índices de audiência, pela Bandeirantes. A seleção saiu campeã com quatro vitórias sobre México(duas vezes), China e Chile mas o mais importante foi ver que a torcida está cada vez mais perto das meninas, levando 25 mil pessoas ao Pacaembu na final vencida por 5 a 2 diante do México.

2010 será diferente de 2009 para seleção. As meninas vão disputar o sul-americano para buscar já a classificação para Olimpíada de 2012, além de ir atrás da vaga para o Mundial de 2011, que acontece na Alemanha. Os times da base brasileira tem as disputas dos mundiais sub-17 e sub-20, mas nos primeiros meses do ano terão de disputar os classificatórios para essas competições

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário