A Oceania é o continente com menos países do mundo. Já falei aqui no blog das delegações da Austrália e Nova Zelândia, dois países de tradição na Olimpíada. Hoje,vou falar dos demais países do continente que, conseguiram a maioria de suas vagas no levantamento de peso, já que a Austrália tinha limite de vagas continentais.
SAMOA AMERICANA
Cinco atletas em quatro modalidades. Assim será a pequena delegação da Samoa Americana em Londres, com todos os atletas estreantes. Fará figuração no atletismo, natação, judô e luta olímpica
ILHAS COOK
Oito atletas farão parte da delegação do país em Londres, no atletismo, natação, levantamento de peso, canoagem e vela. Destaque para Ella Nichols, da canoagem slalom, que ganhou a vaga continental na categoria k-1, que não teve a participação da Austrália, já classificada pelo mundial.
FIJI
Nove atletas em seis esportes diferentes. Assim será a delegação das Ilhas Fiji, com destaque para o atirados Glenn Kable, do tiro, que vai para sua terceira Olimpíada.
GUAM
Oito atletas em cinco modalidades e o destaque é para o gigante judoca Ricardo Blas Jr, que vai para sua segunda Olimpíada. Com 210kg, será o mais pesado atleta do judô e talvez o maior de toda a Olimpíada. É filho de Ricardo Blas, judoca do país que participou da Olimpíada de 1988.
KIRIBATI
Três atletas de apenas dois esportes vão representar o país em Londres. David Kotoatau, representante e porta-bandeira em Pequim, é mais uma vez o destaque, no levantamento de peso.
ILHAS MARSHALL
Será apenas a segunda participação da nação em uma Olimpíada. Em Pequim, foram cinco atletas, agora em Londres são quatro, dois na natação e dois no atletismo, todos convidados.
MICRONESIA
Seis esportes em quatro modalidades na delegação da Micronesia. Destaque para Kerson Hadley, dos 50m livre, que vai para sua segunda Olimpíada.
NAURU
Na quinta edição que o país participa, apenas dois atletas vão disputar a Olimpíada, com destaque para Itter Detenamo, duas vezes campeão continental do levantamento de peso.
PALAU
Cinco atletas de quatro modalidades compõem a delegação do país, no atletismo, natação, levantamento de peso e judô.
PAPUA NOVA GUINÉ
Oito atletas fazem parte da delegação, com destaque para o nadador Ryan Pini, presença marcante nos campeonatos mundiais, brigando até mesmo por um lugar nas finais dos 100m borboleta.
SAMOA
Oito atletas na delegação, com destaque para a atleta do taekwondo Taltiga Crawley, na categoria acima de 67kg. Ele Opeloge é tetracampeã continental na categoria acima de 75kg de levantamento de peso.
ILHA SALOMON
Quatro atletas estão na Olimpíada, dois convidados no atletismo e dois classificados, um no levantamento de peso feminino e um no judô masculino.
TONGA
Apenas atletismo e natação serão representados em Londres, com destaque para Ana Pouhila nos lançamentos e arremessos do atletismo.
TUVALU
Três atletas estão inscritos na Olimpíada. Asenate Manoa vai para sua segunda Olimpíada no atletismo. É apenas a segunda Olimpíada do país.
VANUATU
Cinco atletas representarão o país na Olimpíada, com destaque para o tênis de mesa, que conseguiu vaga em Londres com Yoshua Shing e Analyn Lulu.
Na série Países em Londres, vou analisar as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário, vou juntas alguns países e apresentar regiões do mundo. Objetivo é chegar até o dia 27 de julho tendo falado ao menos UM POUCO de cada um dos países.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
quais as modalidades esportivas que foram disputada
ResponderExcluirpelos paises da oceania em londres 2012