quarta-feira, 25 de abril de 2012

Países em Londres- Irã

Na série "Países em Londres" hoje vou falar de um país que está muito na mídia nos últimos anos mas não por causa do esporte, o Irã. O país dos aiatolás tem boas chances de medalha nas lutas, taekwondo  e levantamento de peso e pode até mesmo terminar entre os 15 primeiros do quadro de medalhas.

O Irã era um dos países do terceiro mundo, do chamado terceiro mundo mesmo, não pela falta de desenvolvimento mas sim por não ter apoiado nem o Bloco Comunista nem o Socialista. Assim, não participou nem dos Jogos de 1980, em Moscou,nem 1984, em Los Angeles.

Na história olímpica foram 11 medalhas de ouro e um total de 44 pódios. Em Pequim, foi uma medalha de ouro e um bronze. Porém, o grande ano do Irã no esporte foi 2011, quando só em Campeonatos Mundiais foram seis ouros, três pratas e três bronzes.

A ESTRELA
O homem mais forte do mundo olímpico é o iraniano Behdad Salimi, atual campeão mundial da categoria acima de 105kg no levantamento de peso. Salimi tem uma superioridade imensa sobre os rivais, no último mundial, por exemplo, levantou 464 kg, 25kg a frente do medalhista de prata, o também iraniano Sajjad Anoushiravani. Aliás, os dois podem sim disputar a Olimpíada, apesar de estarem na mesma categoria, já que cada país tem um número determinado de vagas, que pode ser espalhado da forma que quiser, desde que não tenha mais de dois na mesma categoria.

LUTA OLÍMPICA
Só ano passado, os iranianos levaram quatro medalhas de ouro no mundial de luta olímpica.O grande nome é Mehdi Taghavi, da categoria até 66kg na luta livre, que é atual bicampeão mundial. Sadegn Goudarz foi medalhista nos últimos três mundiais na categoria até 74kg.

TUDO BLOQUEADO
O Governo do Irã bloqueou o site oficial dos Jogos de Londres para as pessoas que estão no país. Isso foi descoberto pois, na semana passada, alguns iranianos twittaram que quando entravam no site oficial, eram redirecionados para um site de agência de notícias iranianas. Vale lembrar que em 2011, os iranianos ameaçaram boicotar os Jogos pois creêm que o evento é pró-Israel e no logotipo havia uma mensagem subliminar contra o islamismo.  

MULHERES SIM
Ao contrário da Arábia Saudita, que já declarou que não levará mulheres a Pequim, o Irã vai ter o "sexo frágil" na delegação. Já são seis mulheres classificadas, uma delas,  Sousan Hajipour briga até por medalhas no taekwondo, foi ouro no pré olímpico asiático. Em Pequim ,por exemplo, uma atleta da categoria até 49kg ficou na quinta posição, perto da medalha.

BRASIL x IRÃ
O Irã tem pouca tradição no esporte mas não é por isso que não tenha um rival direto de um brasileiro em Londres. No taekwondo, Mohammad Motamed é o favorito ao ouro na categoria até 68kg do taekwondo, a mesma de Diogo Silva. No pré olímpico mundial, Diogo foi bronze e o campeão foi o iraniano, ambos garantindo a vaga em Londres.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Os Persas sempre foram uma grande naçao. Estarei torcendo por eles nas olimpiadas. Logico quando nao estiverem enfrentando o Brasil ou Cuba. Creio q o ficarao na frente de Israel.

    ResponderExcluir